terça-feira, 17 de junho de 2014

11 contra 11 e no final Patrício "franga"

Péssima entrada de Portugal no Campeonato do Mundo. A Selecção Portuguesa foi vergada a uma pesada derrota com a Alemanha e raramente mostrou capacidade para reagir à desvantagem desde que sofreu o primeiro golo. Os jogadores Lusos estiveram bem longe de apresentar a qualidade que se lhes reconhece e se é preciso dar mérito aos Germânicos pela superioridade que conseguiram ter no jogo, ao mesmo tempo não se pode escamotear o complexo de inferioridade que os Portugueses mostraram.
 
É um facto que a turma das Quinas conta com o melhor jogador do mundo, mas esta não pode esperar que seja ele a resolver os jogos contra as Selecções teoricamente mais fortes, como é o caso da Alemanha. De forma consciente ou não, a verdade é que houve jogadas em que a vontade de dar a bola a Cristiano Ronaldo foi bem notória, mas o Capitão Português foi sempre bem marcado e não conseguiu fazer a diferença.
 
Exemplo disso foi o lance de Fábio Coentrão, aos 36 minutos, em que podia ter rematado à baliza e optou por passar a bola a Ronaldo, que não se fez ao lance porque estava em posição irregular. A jogada que podia ter resultado em golo numa altura em que Portugal já perdia por 2 x 0 foi resolvida por Hummels, o jogador que minutos antes tinha ampliado a vantagem dos Alemães.
 
Uma vantagem que começou a ser construída aos 11 minutos por Thomas Muller, na conversão de uma grande penalidade cometida por João Pereira. O árbitro entendeu que o defesa Português agarrou Gotze dentro da área e não hesitou em assinalar penálti, apesar das dúvidas que ficaram em relação ao lance. Contudo, minutos antes, a Alemanha já tinha estado a poucos centímetros de se adiantar no resultado, num lance em Khedira atirou ao lado após um mau alívio de Rui Patrício.
 
A melhor situação criada por Portugal para chegar à igualdade aconteceu aos 25 minutos, com um bom remate de Nani a passar por cima da baliza de Neuer. Foi a terceira jogada de perigo dos Portugueses na primeira parte, a primeira depois do golo sofrido. Ainda com o 0 x 0 no marcador, Hugo Almeida (entretanto substituído aos 28 minutos por Éder devido a problemas físicos) rematou fraco à baliza Alemã e Cristiano Ronaldo obrigou Neuer a uma defesa apertada após recuperação de bola de Miguel Veloso.
 
Ao contrário de Portugal, a Alemanha era bem mais perigosa quando se aproximava da baliza de Rui Patrício e foi na sequência de um pontapé de canto que chegou ao 2 x 0 aos 31 minutos, com Hummels a subir mais alto que os defesas Portugueses e a cabecear para o fundo da baliza.
 
A partir do segundo golo Alemão percebeu-se que era complicado Portugal fugir à derrota e tudo ficou ainda mais difícil aos 37 minutos, quando Pepe viu o cartão vermelho por ter encostado a cabeça em Thomas Muller. O defesa Português, que tinha cometido falta sobre o Alemão, até tinha tido a sorte do árbitro não ter assinalado a infracção, mas teve a reacção infantil de ir ajustar contas com o avançado Alemão e encostou-lhe a cabeça à frente do árbitro, com este a exibir-lhe o cartão vermelho.
 
Com menos uma unidade, a perder por 2 x 0 e com a Alemanha por cima, a Portugal a pouco restava fazer. Um cenário negro que ficou ainda pior a poucos instantes do intervalo, altura em que Thomas Muller bisou após um mau corte de Bruno Alves. O avançado Alemão nem festejou o 3 x 0, sinal evidente da facilidade que os Germânicos estavam a sentir contra os Portugueses.
 
Ao intervalo, Paulo Bento tirou Miguel Veloso e colocou Ricardo Costa em campo. Na segunda parte, Portugal raramente conseguiu desenvencilhar-se da superioridade Alemã e num dos raros momentos em que o fez viu o árbitro negar uma grande penalidade sobre Éder. O avançado Português foi derrubado dentro da área e o árbitro esteve mal ao não assinalar penálti, quando faltavam 15 minutos para os 90. Quase imediatamente a seguir, a Alemanha confirmou a goleada ao apontar o 4 x 0, num lance concluído uma vez mais por Thomas Muller após defesa incompleta de Rui Patrício, que ficou mal na fotografia.
 
A lição foi dura para Portugal e Paulo Bento terá muitos aspectos negativos para analisar antes do confronto com os Estados Unidos, no próximo Domingo. Agora é proibido falhar e é certo que Pepe não estará em campo no próximo jogo, sendo bastante provável que o mesmo aconteça com Fábio Coentrão, que sofreu uma lesão muscular no decorrer do segundo tempo.
 
Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: Nani

Sem comentários: