sábado, 5 de julho de 2014

Os Malucos do Circo

“Monty Python's Flying Circus (em Portugal também conhecido por Os Malucos do Circo) foi uma série cómica para da televisão britânica transmitido pela BBC entre 1969 a 1974 que fez sucesso em vários países incluindo o nosso. Os Gatos Fedorentos são seus fiéis seguidores.”
“A sua influência na comédia chegou a ser comparada ao impacto causado na música pelos Beatles. Enquanto no humor britânico a sua presença sempre foi nítida, nos Estados Unidos é especialmente evidente em programas de conteúdo não sense como South Park, Adult Swim, trechos de Late Night with Conan O'Brien, além do programa Saturday Night Live. O termo pythonesque, em tradução livre 'pythonesco', está em dicionários da língua inglesa para indiciar algo surreal ou absurdo”. Em Londres os elementos ainda vivos quiseram fazer um espetáculo a que chamaram ante-póstumo cujos bilhetes esgotaram em 40 segundos!
 
Recordei-me desta série da minha juventude ao ver na última segunda-feira o hilariante programa Dia Seguinte. Um moderador incompetente desconversa com um aldrabão e um analfabeto perante o riso bem-disposto do Dr. Guilherme Aguiar, afinal o único que entende do que se está ali a falar.
A SIC desde o aborto Os Donos da Bola sempre se posicionou entre um ataque feroz ao nosso clube e o habitual levar ao colo da “instituição”, ignorando os demais concorrentes da Liga. Esta época começou de forma diferente. Como já perceberam que o Sporting é o “verdadeiro” rival do clube da treta (nós estamos um patamar acima) tentam desviar as atenções para o circo do outro lado da Circular.
 
Uma Assembleia para informação aos sócios sobre o “verdadeiro Passivo do Grupo” vinha mesmo a calhar para “encher chouriços”. Como de costume, o analfabeto-residente não dava uma para a caixa, confundindo Passivo Consolidado com Contas Consolidadas, Grupo com Sad, e Contas da Sad com Contas do Clube.
 
Entretanto na dita “assembleia” que mais parecia uma sessão de esclarecimento eleitoral os cerca de 190 participantes (já incluindo sócios, funcionários e seguranças) ficaram a conhecer alguns (poucos) pormenores das habituais benesses dadas pela CML numas trocas e baldrocas provavelmente para conceder facilidades na concessão de outra bomba de gasolina. Notícias do chumbo que a ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social dera ao início das emissões do novo canal de televisão para o dia 1 de Julho, completavam o menu.
Quando chegaram ao ponto forte da sessão, o valor do “Passivo Consolidado”, alguns dos paisanos pouco interessados na questão dormiam ou já tinham saído. Bruno de Carvalho bem proclamava aos ventos o “desastre”: “QUATROCENTOS E QUARENTA E DOIS MILHÕES… uma, QUATROCENTOS E QUARENTA E DOIS MILHÕES… duas, QUATROCENTOS E QUARENTA E DOIS MILHÕES…três”. Vendido aquele senhor que conseguiu encontrar o prato dos croquetes!
De surpresa em surpresa o “banana” rapou dum conhecido truque de circo de feira. Faltando a mulher barbuda lá tiveram que apresentar os anões. “Que entrem Tanaka e Gauld!
As promessas eleitorais tinham sido todas cumpridas. Lá cravaram mais uns terrenos à CML; explicaram a odisseia da abertura do Canal Calimero; esconderam o assunto quente das VMOC que podem determinar a entrada de pessoal estranho à Sad; e para fim-de-festa apresentaram um Passivo monumental relativamente aos poucos Proveitos de exploração corrente. Para um orçamento de 25M€, nada mais, nada menos do que um "Passivo consolidado” (como se orgulha o analfabeto de referir), de 442M€! Coisa pouca já se vê!
O pessoal não cabia em si de contente. Já raiava a madrugada quando os poucos e heroicos resistentes abandonaram a tenda onde se realizara o espetáculo dos Malucos do Circo!
 
Até à próxima

Sem comentários: