sábado, 2 de agosto de 2014

A Liga Vai Ter Que Repetir as Eleições

“O Juiz decidiu está decidido”! Estamos a falar nas eleições da LIGA conduzidas pelos senhores Mário Figueiredo no papel de Presidente da mesma e Carlos Pereira interpretando o personagem “Presidente da Mesa da Assembleia-Geral”.
A enorme derrota desta parelha que tinha lá sido colocada e apoiada pelos 2 circos da Segunda Circular ficou bem à vista. Conduziram o ato eleitoral de numa forma vergonhosa, verberados por toda a imprensa especializada, à exceção naturalmente dos órgãos oficiosos do clube da treta, A BOLHA e o Correio Manhoso.

O enredo desta encenação teatral é conhecido mas não custa relembrá-lo. O presidente em exercício acabara o mandato e era preciso encontrar outro. Como a maioria dos clubes não estavam interessados nas promessas falhadas do senhor Figueiredo, logo se assumiram candidatos de outros quadrantes. Fernando Seara, outro benfiquista, e Rui Alves presidente do Nacional da Madeira foram os candidatos que ousaram contestar o status quo em vigor.

No que eles se meteram! O primeiro vejam lá, até foi conotado com o FC do Porto. O segundo como empecilho à continuidade dos Órgãos Sociais de então. Ambos foram impedidos pelo presidente da Mesa de concorrer utilizando incidentes processuais. Questões formais facilmente ultrapassáveis se fosse do interesse daquela Associação aceitar as várias candidaturas, resultaram depois no insólito facto de só ter sido aceite o candidato que todos os clubes, à exceção naturalmente dos acima referidos Circos da Segunda Circular, queriam correr da LIGA.
Alguns clubes recorreram para o Conselho de Justiça da FPF que naturalmente proferiu um acórdão a mandar repetir as eleições. Até aqui tudo normal incluindo o puxão de orelhas dado ao presidente da Mesa da AG da LIGA com a abertura de um inquérito.
Carlos Pereira atirou-se ao ar! Ou não percebe nada disto ou está a armar-se em vítima. Vamos acreditar na segunda hipótese. Diz o senhor Pereira que “o acórdão contém erros, o Conselho de Justiça é incompetente para analisar esta questão que devia pertencer ao Tribunal do Trabalho do Porto”. Imagine-se: a enorme aldrabice que elaboraram é um caso de trabalho! Provavelmente daqui por 5 anos ainda estaríamos à espera da resolução. São questões administrativas, não são laborais, caro senhor.

O senhor Pereira parece ignorar que a Liga exerce competências por delegação da FPF que por sua vez as recebe do estado. Se o senhor se tivesse dado ao trabalho de interpretar a Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto conjugada com o Regulamento Jurídico das Federações, não desconheceria que quem manda neste sector é o estado. Os clubes integrantes da LIGA são profissionais, anda por aí muito dinheirinho em jogo, e as eleições numa casa com aquela dimensão não são tratadas exatamente como um Grupo Excursionista de bairro, ainda que seja o bairro de Benfica.

Escusa portanto de vir para A BOLHA invocar “corruptos e condenados” porque essa classificação cabe direitinha no perfil do presidente do seu clube. Ande lá da perna e marque as eleições para o menor prazo possível para que o seu presidente possa ir à vidinha dele e a Liga volte a ter credibilidade, patrocinadores, Orçamentos e Relatório e Contas aprovados como qualquer associação decente.

Até à próxima

Sem comentários: