segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Pensamento da Semana: Fazer omeletes sem ovos

O sinal de alarme terá soado no Reino do Dragão. A derrota caseira ante o Sporting Clube de Portugal por 3 bolas a 1, se não colocou a SAD/Clube, Treinador e Jogadores em sentido terá, de certeza, colocado muita gente em sobressalto.
 
Ao contrário de certos comentadores, públicos e anónimos, que de uma forma arrogante e depreciativa vinham “batendo” em Lopetegui jogo sim, jogo sim, sempre quis dar tempo ao tempo mas mantinha, e mantenho, a minha ideia de isto do tiki taka é algo de exclusivo do FC Barcelona de Pep Guardiola.
 
Já nem o actual Barcelona de Luís Enrique aposta cegamente neste modelo de jogo. Alias, nem o seu criador aposta no dito porque quando sentiu que os pilares do seu modelo de posse caminhavam para o declínio natural que a idade provoca no Ser Humano, resolveu fazer as malas e partir para Munique onde já pagou um preço elevado por ter voltado a apostar no tiki taka.
 
Tiki taka funciona na perfeição quando, por uma combinação cósmica do destino, conseguimos colocar em campo Atletas que se conhecem desde os escalões de formação como sucedeu com Messi, Iniesta, Xavi, Busquets, Puyol, Cesc, Piqué, Pedro e outros que fizeram do Barcelona de Guardiola uma máquina de jogar futebol. Quem não tiver esta fortuna do seu lado não deve, nunca, apostar nisto do tiki taka.
 
Podemos, e bem, afirmar que este modelo de jogo funcionou recentemente com a Alemanha Campeã do Mundo. Mas há que perceber que tudo se desenrolou num determinado contexto climático que exigia um futebol pausado e eficaz. E a prova de tal é que esta mesma Campeã do Mundo perde jogos oficiais com a Polónia, empata em casa com a República da irlanda e está agora num nada normal 4.º lugar do seu Grupo de Apuramento para o EURO 2016.
 
Isto para dizer que a SAD Portista apostou numa mudança radical de mentalidade e estilo para a sua equipa de futebol, mas esta aposta está a revelar-se desadequada e poderá vir a ser fatal para as naturais aspirações do Futebol Clube do Porto.
 
O Basco Lopetegui já demonstrou, por mais que uma vez, que é um fanático do tiki taka e que quer implementar tal sistema/modelo à força ao actual Plantel do FC Porto mesmo sabendo que a maioria dos Atletas chegaram esta época à Invicta. Alias, a tão debatida e contestada questão da rotatividade prende-se com esta obsessão do Basco.
 
Como tal espero sinceramente que Julen perceba de uma vez por todas que é de todo impossível fazer-se omeletes sem ovos. E espero, também, que não seja nunca preciso que a SAD tenha de perceber tal pelo Espanhol, para que não suceda o mesmo que sucedeu com Paulo Fonseca em tempos não muito distantes.

Sem comentários: