terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O Cantinho das Modalidades

Hóquei em Patins
 
O FC Porto Fidelidade venceu o Paço de Arcos, por 8 x 0, em partida da 12.ª jornada do Campeonato Nacional. Foi uma exibição tranquila dos Dragões contra um adversário “macio” e que ao final da primeira parte já perdia por 3 x 0. Os golos da partida foram marcados por Rafa (2), Hélder Nunes (2), Pedro Moreira, Vítor Hugo, Reinaldo Ventura e Jorge Silva.
 
Seguiu-se depois uma fabulosa vitória ante o Valongo (9 x 4), no Pavilhão Municipal de Valongo, em jogo a contar para a 13.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão. Com este resultado, os Azuis e Brancos mantêm a segunda posição na tabela, com 34 pontos, a três do primeiro lugar.
 
Natação
 
João Ascensão estabeleceu um novo recorde nacional de juniores nos 50 metros mariposa, naquele que foi o último dia de competição dos Campeonatos Nacionais Absolutos de piscina curta, que decorreram na piscina do Clube Fluvial Portuense. Nas eliminatórias, o promissor velocista Azul e Branco registou o tempo de 24,82 segundos, superando o anterior máximo de 24,83, que vigorava desde 2009. Na final, voltou a superar a marca, com 24,68.
 
Numa prova em que os Dragões figuravam como o clube com maior número de atletas inscritos (21), a sénior Diana Durães também esteve em destaque, com dois títulos individuais (200 e 400 metros Livres) e participação noutros dois, das estafetas 4x50 e 4x100 livres. Foram igualmente importantes as excelentes marcas de Tomás Silva nos 200 Livres (1m47,42s) e de Carlos Santos nos 50 Mariposa (24,57s), ambas constituindo recordes absolutos do clube.
 
A experiente internacional Marta Marinho, a estudar e trabalhar em Barcelona, integrou a jovem equipa Portista, que contou ainda com a inestimável participação dos mais velhos nadadores, os consagrados Gil Pinto, Sérgio Silva, Marta Abreu, Paula Oliveira, Maria Luís Amorim e Rosa Oliveira.
 
É de sublinhar a participação em finais "A" absolutas de juniores ou seniores de primeiro ano, afirmando-se já ao mais alto nível e consolidando a estrutura da renovação em curso na equipa do FC Porto. São disso exemplo nomes como Adriana Castro, Maria Teresa Amorim, Leonardo Figueiredo, Gonçalo Nogueira e Eduardo Ramos.
 
O FC Porto terminou assim os Campeonatos Nacionais Absolutos de piscina curta com um total de 15 medalhas (quatro de ouro, seis de prata e cinco de bronze). A equipa masculina conquistou duas de prata e uma de bronze, enquanto a feminina somou quatro de ouro e outras tantas de prata e de bronze.
 
Bilhar
 
Primeiro o estádio, depois o pavilhão e o Museu. Desta foi a vez de a Academia de Bilhar ser inaugurada na presença do Presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, e de Alípio Jorge, vice-presidente e responsável pela secção. A nova casa de uma das modalidades mais antigas e vencedoras do clube, que até agora funcionava na Praça General Humberto Delgado, abriu as portas na zona Nascente do Estádio do Dragão, no local que outrora albergava a FC Porto Store. Está, assim, concretizado mais um sonho no universo Portista.
 
Andebol
 
Mesmo sem Gilberto Duarte e João Ferraz, poupados pelo seleccionador Rolando Freitas, Portugal alcançou o resultado que lhe chegava para vencer o Torneio Inter Municipal Vale do Côa. No empate (27 x 27) no Pavilhão Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, a selecção nacional contou com a contribuição de outros dois Dragões: o guarda-redes Alfredo Quintana e o central Nuno Roque, ambos autores de um golo, ainda que o primeiro esteja mais habituado a evitá-los. Ao intervalo, a equipa Lusa vencia pela margem mínima (14 x 13).

Depois de um empate (23 x 23) e uma vitória (27 x 26), a principal selecção portuguesa garantiu assim a conquista do troféu e voltou a concentrar-se no dia 3 de Janeiro tendo em vista a participação no Torneio Internacional do Catar, em Doha, no qual vai defrontar a equipa anfitriã e a Bósnia-Herzegovina. Em Abril, há um duplo compromisso com a Ucrânia, tendo em vista o apuramento para o Europeu 2016.
 
Basquetebol
 
O Dragon Force recebeu e venceu a Academia do Lumiar (102 x 49), no Dragão Caixa, na décima jornada da Proliga, competição que os Azuis e Brancos lideram isolados, cotando-se como a única equipa que até ao momento soma por vitórias todos os jogos disputados.
 
No primeiro compromisso oficial de 2015, o colectivo comandado por Moncho López manteve-se fiel a tudo o que construiu em 2014 e somou mais uma vitória no Dragão Caixa, onde continua sem perder desde a criação do projecto Dragon Force.

Sem comentários: