segunda-feira, 20 de abril de 2015

Pensamento da Semana: 4 notas

1 – Reconheço e aceito de bom grado que Julen Lopetegui possa ter “rodado” o plantel para que este se apresentar na melhor forma possível ante o Bayern na próxima Terça-feira. Agora não percebo porquê carga de água o Basco optou por correr um risco enorme ante uma frágil Académica ao ter optado por um sistema de três centrais com um central de raiz e dois laterais adaptados… 
 
Que eu saiba Alex Sandro (defesa lateral esquerdo) e Ricardo Pereira (extremo/defesa lateral direito) nunca jogaram como centrais e esta brincadeira de Lopetegui podia ter custado um Campeonato! Até porque nunca é demais recordar que a Associação Académica de Coimbra não marcou o golo que poderia ter deitado tudo por terra por mero acaso. 
 
Para mais se a ideia era a de se poupar os valorosos Atletas que derrotaram os arrogantes de Munque por 3 bolas a 1 então porquê razão Danilo não jogou contra a Académica dado que está impedido de jogar na Baviera por acumulação de amarelos?
 
Não tivesse o Basco estado bem ante o Bayer Munique de certeza que o Dragão “teria caído em cima” de Lopetegui no passado Sábado não obstante a vitória ante a Briosa.
 
2 – Diz o Povo na sua imensa sabedoria que uma cisma é pior do que uma doença e realmente tem a sua razão. È um facto incontornável que Ricardo Pereira não é um defesa lateral direito de raiz (o moço é um extremo direito), mas também é uma verdade incontornável que Ricardo já realizou boas exibições quando chamado a ocupar a posição de Danilo. O único erro grave que me lembre acometeu há não muito tempo na Madeira ante o Marítimo e deu origem a uma grande penalidade que se converteu no golo do empate aos Madeirenses (o FC Porto acabaria por perder este jogo após uma exibição patética dos seus centrais).
 
Como tal não percebo o drama que parece ter-se instalado no seio da família Portista quando se fala em Ricardo Pereira como natural suplente de Danilo na partida da próxima terça… E menos percebo a ideia peregrina de se querer colocar Herrera nesta posição em detrimento de Ricardo que está mais rotinado nesta posição do que o Mexicano. Realmente uma cisma é mesmo pior do que uma doença.
 
3 –Juan Quintero volta novamente a desapontar profundamente os adeptos, técnicos e Direcção Azul e Branca. Por muitas oportunidades que lhe sejam dadas para que este morte a sua qualidade o Colombiano não as aproveita. Ante a Académica esteve, mais uma vez, muito mal e não se notou a mais pequena vontade da parte de Juan de fazer alguma coisa em campo. 
 
É uma pena que assim seja pois Quintero tem qualidade, técnica e uma margem enorme de progressão. Vai ser complicado o FC Porto conseguir fazer render o investimento elevado que realizou no passado com este Jogador.
 
4 – Não sei o que se passa com a Secção de Hóquei em Patins do Futebol Clube do Porto, mas ontem chegou-me ao ouvido que o treinador e metade da equipa se vão embora no final da época. Para mais esta mesma equipa foi goleada na Luz e acabou por ser o “bombo da festa” da consagração do SL Benfica que se sagrou Campeão nacional de Hóquei em Patins.
 
Não é por nada, mas a Secção de Hóquei em Patins do Dragão tem muita história e uma enorme mística pelo que se exige mais de todos mesmo que estejam em fim de funções…

4 comentários:

Carrela disse...

Julen,meteu Ricardo para dar andamento! Sinceramente acho que fez bem... não se trata de um jogador agastado pela longa época, estes minutos funcionam como aquecimento!
Tudo indica que será titular Terça Feira.
Para além disso, Danilo se jogasse e levasse amarelo ficava fora do Clássico e com a encomenda "duarte gomes"...


Rodou em demasia?
Acho que isso foi a opinião geral de todos os que viram o alinhamento inicial.
Também eu fiquei receoso, mas sou dos que confiam em quem lá está, no caso, Julen! Acho que já deu provas para isso (para mim, depois do jogo com o Sporting em casa, conquistou-me de vez).

E o jogo jogado, mostrou mais uma vez que que o Homem tinha razão para confiar naquele 11.

Se a Académica podia ter marcado 1 ou 2 golos, o Porto podia ter marcado 6 ou 7.

É a ditadura do resultado... ganha-se e está tudo bem, perde-se e está tudo mal.

Pyrokokus disse...

Boa tarde,

Eu acredito que o Ricardo Pereira vai jogar e também acredito que não vai ser por ele que as coisas possam correr mal. É um jogador que deixa tudo em campo e que acho que vai dar um excelente defesa direito. Retirar alguém fundamental do meio campo para encostar o Ricardo, mais valia manda-lo já embora...

O Lopetegui fez bem em rodar a equipa, e provou a todos que tem um plantel e não só 14 jogadores.

Relativamente ao Danilo, se tivesse jogado neste momento ia passar uma semana de férias... Lopetegui esteve muito bem mais uma vez.

Abraços portistas

Pedro Silva disse...

Caríssimos permitam-me o seguinte esclarecimento.

Não estou contra a rotatividade do plantel Portista. Isto até que é salutar e se o nosso FC Porto tem o Plantel que tem é bom que faça proveito dele.

Agora estou contra o facto de se ter levado a cabo 9 alterações(!) de um jogo para outro com defesas laterais adaptados a centrais (coisa que nunca foram na sua Vida futebolística). É que isto resultou numa "tremdeira" tal em certos momentos que poderiam ter complicado, sem necessidade alguma, este jogo ante a Académica. Não é por acaso que a dada altura Lopetegui tenta emendar esta sua aventura.

E obrigado a ambos pelo reparo de Danilo. Realmente não sabia deste pormenor e como estamos no País que estamos nunca é demais estar sempre com um pé atrás não vá o Diabo tece-las.

p.s. Carrela percebo que Ricardo Pereira tivesse de adquirir tempo de jogo. Mas deveria tê-lo tido jogando desde o início na posição de defesa lateral direito (posição que irá ocupar em Munique) e não como central!

Cumprimentos a ambos e façam o favor de aparecer por aqui mais vezes. São sempre bem-vindos!

Carrela disse...

Eu comento pouco, mas venho cá sempre! Sou o Blue Zib, blue1 e blue2) nas ligas.

Tal como disse no 1º comentário, fiquei receoso ao ver o 11 inicial, mas mt sinceramente confiei! E com o decorrer do jogo fiquei ainda mais convencido que Julen sabe o que faz e sabe até onde pode ir! Obviamente que nem sempre as coisas correm como planeadas. Veja-se o jogo com o Marítimo para a taça da liga.
Mas quem não comete erros?
Para mim ele já deu provas suficientes das suas qualidades...
É de uma honestidade/coerência como à mt não via no Dragão!
E a forma como ele lida com a imprensa rafeira é TOP!
Parece que foi forjado no Dragão!