sábado, 20 de junho de 2015

Futebol Clube do Porto 2014/15 (VI)

Continuando a minha análise ao Futebol Clube do Porto versão 2014/15 chego ao capítulo Treinador. Deixei propositadamente este capítulo para esta altura porque os nervos de muito boa gente já voltaram ao seu devido local e tal permite-nos analisar a questão com a devida e exigida racionalidade.
 
Primeiro que tudo parece-me tremendamente injusto que se faça de Julen Lopetegui o único culpado da época frustrante que o FC Porto levou a cabo. Não gostei da forma como os adeptos trataram Paulo Fonseca pelo que agora também não tolero a “pancadaria diária” que certos sectores da Bluegosfera têm levado a cabo. É verdade que a massa adepta Azul e Branca têm tido uma enorme paciência com o Basco (coisa que não teve com Fonseca e Vítor Pereira), mas isto de se colocar em causa tudo e mais alguma coisa que o Homem fez não nos leva a lado algum.
Contudo há que apontar o dedo a Lopetegui em muitos aspectos negativos da época anterior. O primeiro ponto negativo, e aquele que me parece ter sido o mais grave, foi o total desconhecimento que o Espanhol tinha do futeboL Português.
 
Quando julen chegou á Invicta sofria de um problema que afecta todos os Espanhóis. Espanha é dona e senhora de um Povo orgulhoso e egocêntrico que só sabe olhar para o seu umbigo. Para o Espanhol apenas aquilo que existe no seu País é de qualidade e de dificuldade máxima sendo tudo o resto fácil e inferior. Era assim que Julen Lopetegui via o campeonato Português. Para ele ganhar a Liga Portuguesa era um ponto mais do que assente dado que o Campeonato Luso era +ara Julen mais fácil do que a famosa La Liga.
 
O tempo veio a mostrar ao Basco que estava redondamente enganado. É verdade que o nosso Campeonato não tem o poderio financeiro de La Liga dos Nuestros Hermanos, assim como também é a mais pura das verdades que cá pelo nosso burgo não existem dois colossos de nome Real Madrid CF e FC Barcelona que moralizam qualquer adversário. Para mais o futebol em Espanha é mais vertiginoso que o que nos apresenta o futebol Luso (em Espanha é rara a equipa que jogue para o pontinho).
Tudo isto para dizer que este desconhecimento de Julen fez com que este tivesse optado uma forma errada de abordagem dos jogos em Portugal. O Treinador optou, teimosamente, por um sistema de jogo que assenta num futebol de posse a todo o custo e a todo o tempo, e isto contra equipas que não se importam de jogar “fechadas” na sua metade do campo aproveitando os erros da defesa Azul e Branca para irem “levando a água ao seu moinho” revelou ter sido a “morte do artista”. A título de exemplo diga-se que foi desta forma que o SL Benfica venceu o FC Porto em pleno Estádio do Dragão.
 
Julen Lopetegui pecou por não ter feito o devido trabalho de casa e por não ter sabido dar o “braço a torcer” quando o deveria ter feito pelo que não é de admirar que haja na família Portista um saber amargo no final da época anterior pois foram muitos os jogos que o Dragão poderia ter ganho se tivesse sido outra a forma de abordar os jogos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Análise mais que perfeita.
Fomos tolerantes, mas julgo que não voltaremos a ser. A verdade é que Lopetegui insistiu sempre nos mesmos erros e nunca corrigiu. Na época que se aproxima a passos largos, a tolerância será 0. Ou realmente Lopetegui corrige e implanta um sistema de jogo para ganhar ou a época fica arruinada antes do Natal.

Anónimo disse...

Lopetegui teve não só a tolerância, como total liberdade da administração para constituir a equipa a seu bel prazer. Tanto apostou em Adrian e nem sequer tinha lugar no seu sistema para um jogador das suas características. A ser verdade que exigiu Maxi Pereira à SAD, essa tolerância tenderá a acabar rapidamente.

Jorge Vassalo disse...

Ainda bem que escreveu este artigo.

Fica demonstrado põe a nu o principal problema da maioria dos adeptos contra Lopetegui: o revanchismo de Tordesilhas!

Quem é que lhe disse que ele achava a liga portuguesa "inferior"?!

O que se passou fica bem ilustrado no seu quinto ponto onde diz, e cito,

"Para mais o futebol em Espanha é mais vertiginoso que o que nos apresenta o futebol Luso (em Espanha é rara a equipa que jogue para o pontinho)."

É a mais pura das verdades. O Córdoba ou o Deportivo da Coruña olham de olhos nos olhos para Real, Atlético, Barça. O Valência quer a Champions, assim como o Sevillha, todos os anos! Elche, Rayo Vallecano, todos jogam para ganhar!

Como é possível que um português, ao invés de se envergonhar com o futebol comezinho e pequeno de "vamos jogar para empatar" que temos, dizer que "ele devia estar preparado"!

Evidentemente que não! Evidentemente que Pinto da Costa não disse: "Hey, Julen, venha jogar para a nossa liga onde 80% das equipa joga nos últimos 40 metros e, nalguns casos, nem um remate fazem!".

Cada vez - excepção feita ao Bayern no Allianz que jogamos com equipas que queriam jogar à bola ganhamos. Para mim pecamos na Madeira, mais nada. E no Restelo, mas foi, nos 3 casos, porque os jogadores não estavam lá! Como se combate a apatia? Ao estalo?

Eu não sei se você esteve no Dragão no jogo do Boavista, mas o único erro desse jogo foi ter sido jogado NESSE DIA! Como é possível uma equipa QUERER jogar naquelas condições! Era a demonstração de que queriam condições para não perder e nada mais!

Jorge Vassalo disse...

E quanto ao jogo do benfas no Dragão, homem, santa paciência! Este ano vai-se ver bem quem o Jesus é, sem o colinho por trás! Tivessemos um goleador que marcasse golos fáceis e um Helton na baliza, a história teria sido bem diferente!

E, pelo amor da santa, não se esqueça que esse jogo foi um festival de sarrefada e pontapé que não tem explicação. Veja o resumo no site dos Guerreiros da Invicta. E que eles só puderam jogar assim - como aliás jogaram contra o zbordem, onde só empataram com um golinho ao cair do pano em claro fora de jogo - porque a essa altura já nos tinham sido roubados 8 pontos!

Portanto, assuma de uma vez o seu preconceito, porque Lopetegui não tem mania da superioridade nenhuma, deixe lá a armadura das cruzadas em casa, e aceite que o problema do FC Porto foi sempre QUERER JOGAR FUTEBOL.

Este ano a SAD já vai estar a falar da arbitragem - sim, não esqueça que o "arrogante" foi quem defendeu o seu clube SOZINHO - e a não deixar passar os gamanços, e Lopetegui já vai ter avançados que joguem em 4x4x2, e um sistema pronto para desbloquear jogos difíceis. Jackson era excelente, mas no jogo do Restelo foi ele, e não Adrián, que nos deitou o jogo a perder. Adrián esteve 9 vezes na cara do golo, mas a bola não lhe chegou. E não se esqueça do duplo penalty a passe de... Adrian.

Aliás, essa coisa do Adrián é outra que é difícil de engolir e parte de mim gostava que ele jogasse este ano, nas costas de Aboubakar, a ver como era. Contra o BATE Borisov, jogo que revi recentemente, Adrián foi absolutamente bestial, e o golo que marcou merecia ter vindo muito mais cedo.

BATE aliás, que devia ser o modelo para todas as equipas pequenas.

E, por ultimo, não é que venha, mas eu não sei de onde tirou que Maxi é exigência de Lopetegui. É absolutamente FALSO.

Os únicos pedidos de Lopetegui até agora foram Carillo, Bueno -que já está e Darder - que não vem. Ah, além de André André (outro que vai ser essencial nesses "joguinhos", a meu ver) e Sérgio Oliveira (você viu a classe dele nos sub 21? Pois!)

Toda a gente sabe que queríamos Óliver, que lamentavelmente não poderemos ter.

E eu insisto, aqui como em qualquer outro lado, a prioridade no ano passado foi a Champions League. E com isso garantimos que o nosso clube não está a desgraça debandadeira do benfas que está a ser. Por muito que custe era necessário para a saúde financeira do nosso Clube, a montra e as vendas que estamos a fazer.

Insisto. Até agora, o saldo de compras vai em 1,5M, do André André, e 1,5M do Gudiño, o futuro da baliza do nosso Clube. Não deverá passar os 30M.
Abraço Azul e Branco,

Jorge Vassalo | Porto Universal

Jorge Vassalo disse...

Onde se lê Restelo, leia-se Estoril, perdão.

Anónimo disse...

100% de acordo com o Sr. Jorge Vassalo.

Mais, lembro-me bem do jogo de qualificação para a champions, onde só nós tivemso bola, e todos deram os parabéns pelo excelente jogo de equipa.


Acredito que este ano iremos jogar com uim pouco mais de verticalidade Pois temos jogadores como o Hernani e o Tello, mas a matriz está lá, posse de bola e ataque organizado; Tal deve-se só ao grande JL.
Espero um plantel bem composto para a próxima época, e por muito que não me agrade ter maxis no Porto, se vier irei o aplaudir, mas desejo mesmo que não venha....

Abraços

Fredycotta

Pedro Silva disse...

Obrigado a todos os que por aqui passaram e deixaram o seu comentário.

Não vou poder responder a todos porque irei publicar mais alguns capítulos da minha análise ao FC Porto 2014/15. Com o tempo tentarei ir respondendo ao que se vai expondo de uma forma brilhante na caixa de comentários.

Contudo vou só deixar aqui alguns esclarecimentos dirigidos ao nosso grande amigo e Portista Jorge Vassalo:

1 - Jorge já reparei que o meu amigo fica um tudo ou nada nervoso quando alguém aponta os erros de Lopetegui. Para o bem e para o mal o Basco é um Ser Humano e como tal erra como todos nós e, tal como todos nós, é sempre bom que haja quem lhe diga o que fez de mal para que este melhore. É isto que pretendo fazer com estas análises que tenho feito até ao momento e não entrar numa de perseguição e desvalorização do Homem;

2 - Não tenho nada contra Espanha. Nunca tive e nunca terei. Para mais a nacionalidade do Treinador do Futebol Clube do Porto é para mim um assunto "quintiário" senão inexistente. Pouco se me dá que Lopetegui seja Espanhol ou Chinês. A nacionalidade de uma pessoa não determina a sua competência no desempenho das suas funções;

3 - Não digo em parte alguma do texto que a nossa Liga é melhor/pior do que a Espanhola. O que eu digo, e Óliver confirma-o, é que em Portugal se pratica um tipo de futebol mais fechado que em Espanha e que Julen demorou muito tempo a perceber isto. O jogo do Boavista, que o meu caro amigo traz aqui à discussão e que eu assisti ao vivo e a cores no Dragão, é um bom exemplo disto mesmo dado que o FC Porto insistiu num jogo de posse ante um adversário ultra defensivo e com um terreno de jogo onde a bola ficava presa na água (o golo Portista não surgiu muito por causa disto):

4 - Óliver Torres a certa altura disse isto sobre o nosso Campeonato: "É uma liga inferior por assim dizer, mas é competitiva, muito técnica e com equipas muito organizadas. Para o meu crescimento é bom"

Facilmente se depreende que o pensamento dos Espanhóis do FC Porto era de que a nossa Liga era mais fraca do que a Espanhola e, portanto, mais fácil de se vencer. Julen terá pensando o mesmo até porque em Setembro este tinha uma determinada postura e em Janeiro já tinha outra.

Abraço a todos os que por aqui passam e deixam o seu precioso pensamento.

Jorge Vassalo disse...

Meu caro Pedro,

"Quando julen chegou á Invicta sofria de um problema que afecta todos os Espanhóis. Espanha é dona e senhora de um Povo orgulhoso e egocêntrico que só sabe olhar para o seu umbigo. Para o Espanhol apenas aquilo que existe no seu País é de qualidade e de dificuldade máxima sendo tudo o resto fácil e inferior. Era assim que Julen Lopetegui via o campeonato Português. Para ele ganhar a Liga Portuguesa era um ponto mais do que assente dado que o Campeonato Luso era +ara Julen mais fácil do que a famosa La Liga."

Aqui, você fez um julgamento de carácter. Faz uma assunção de uma opinião que desconhece em absoluto, baseada numa frase de outrém. Parte de um princípio errado, para uma premissa errada e uma conclusão totalmente despauterada.

Essa sua avaliação de um povo que nem hegemónico é, também deixa um pouco a desejar. Os galegos acham-se portugueses, os valencianos quase franceses. E isso incomoda-me um pouco sim.

Quando você fala de Paulo Fonseca, então, é de bradar aos céus. Paulo Fonseca foi bem recebido no Dragão, com 2 Capitães E UM COMANDANTE no plantel e desfez aquilo tudo completamente. Mas não importa, isso era outra discussão.

Terá a sua opinião sobre o futebol de Lopetegui, respeita-la-ei. Eu gosto. Tem falhas, corrigem-se. Ele próprio já admitiu que o fez, coisa rara em treinadores.

Agora, essa avaliação de carácter baseada numa suposição e nada mais é totalmente inaceitável, e discordo dela veementemente. Em nenhum lugar você ouviu a palavra "inferior" em Lopetegui. Se algo ele foi sempre acusado, foi de dizer demasiado bem das equipas.

Agora, essa sobranceria de que fala, nunca existiu. E digo-lhe mais: o discurso de Lopetegui endureceu à medida em que viu que os jornalistas o queriam tramar. Ele começou mais amável e afável que Marco Silva. Mas se o querem tramar, você responde com sorrisos?

Abraço Azul e Branco,

Jorge Vassalo | Porto Universal