domingo, 5 de julho de 2015

Futebol Clube do Porto 2014/15 (XI)

Eis que chegámos finalmente ao último capítulo desta longa analise, Tem sido um prazer partilhar estes meus pensamentos com quem tem por hábito ler o que aqui escrevi ao longo deste mês de Junho sobre o desempenho desportivo do Clube Azul e Branco na época anterior. E é muito por isto que deixei, propositadamente, o último aspeto desta minha análise para o final.
 
É que nós Adeptos e associados do Futebol Clube do Porto também temos a nossa quota-parte de responsabilidade no sucesso/insucesso do nosso Clube, Isto porque, directa e indirectamente, também “mexemos” com a equipa. Os assovios, palmas, gestos de carinho, insultos, pressão e outras coisas tais a favor e a desfavor dos Jogadores/Técnicos influenciam o desempenho de uma equipa de futebol e o Futebol Clube do Porto não é execpção como é óbvio.
Recorrendo a um exemplo que já aqui dei facilmente percebemos a importância do adepto no desempenho ad equipa. Há quem discorde, mas Julen Lopetegui teve muito menos pressão da parte dos adeptos do que Paulo Fonseca. Alias, não será disparate algum dizer-se que uma das razões do “desatino” de Paulo Fonseca foi provocado pelos adeptos que ao mínimo disparate “lhe caiam em cima” com uma força brutal. O mesmo não aconteceu com Lopetegui (felizmente). 
 
E eu sou da opinião de que o tratamento que se deu a Lopetegui na quase totalidade da Temporada passada é o que deve ser sempre dado pelos Portistas aos treinadores do nosso Clube seja qual for o momento da equipa até porque não existirá pessoa que treine para perder. Se o Treinador escolhido para orientar a equipa não conseguem por alguma razão, levar a cabo o desejado pela Direcção, a culpa de tal é desta última e não é com assobios, insultos eternos, berros em pleno Estádio e “esperas” que a coisa se resolve. Pelo contrário, só complica e a passagem de Paulo Fonseca pelo FC Porto é um bom exemplo de tal.
 
O mesmo tipo de lógica se aplica aos Jogadores. Na Temporada anterior o Futebol Clube do Porto apresentou una equipa “nova” com Jogadores que e4stavam a jogar pela primeira vez no nosso campeonato, alheios, portanto, à mística do Clube e ao que de estranho se passa cá pelo nosso pequeno Burgo. Cabia então aos Adeptos/Associados mostrar-lhes tudo isto, mas não foi bem isto que aconteceu.
Desde muito cedo tivemos Jogadores que foram “marcados” para falhar. Ádrian López foi o alvo preferido das críticas devido ao elevado preço do seu passe (valor este que nunca teve de ser pago pelos Portistas). 
 
Seguiu-se depois o festejo ridículo de uma meia vitória ante o Bayern de Munique na Liga dos Campeões e da derrota pesada que se lhe seguiu quando o que era aconselhável era ter-se dado espaço para que o Plantel pudesse gerir o seu estado de espirito e forma numa fase da época onde estava muita coisa em jogo.
 
A cereja no topo do bolo foi a “revolta” que todos vimos quando os Adeptos/Associados do Clube Azul e Branco se aperceberam que a conquista do Campeonato era uma impossibilidade… Ou seja, de Heróis de Munique passaram a bestas sem rumo nem nexo que tem direito a pás, picaretas, ver barrada a entrada do Centro de Estágios do Olival e tarjas com recados...
 
È caso para se dizer que nós, Adeptos e Associados, também tivemos muita culpa neste cartório em que se perdeu pela segunda vez consecutiva o Título de Campeão para o rival da Capital…

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigado pelo post... estou sempre a ler que nao pagamos nada pelo jogador mas nao me lembro de ver alguma noticia formal sobre isto, sera "wishful thinking"?! Ou pode ser uma misinformacao para tira uma pouca da pressão sobre a transferencia? Se foi em vez de algum dinheiro devido pelo Falcao entao ao aceitar nao receber esse dinheiro estamos a pagar. Nao tenho duvidas que o senhor Mendes esta por detrás de tudo isto, mais um negocio tipo "Roberto" estranho. Se for emprestado a um clube tipo Granada ou Corunha entao nunca valera o investimento. Se nenhum clube com responsabilidade o quiser (talvez por causa da lesão) deveria ficar na equipa pelo menos ate Janeiro.