domingo, 6 de setembro de 2015

Dar importância demasiada ao que não tem importância


Tenho lido alguns tecos de opinião que criticam, e bem, a malta que vai para o Estádio do Dragão assobiar a equipa Azul e Branca desde o primeiro minuto ao último dos jogos. Percebo e até que apoio este tipi de crítica porque os “Assobiadores do Dragão” incomodam quem está no Estádio para ver o futebol e não para descarregar a frustração da semana, contudo acho que tenho de colocar aqui um “mas”.

Este meu “mas” relativamente ao assunto "Assobiadores" prende-se com o exagero que certos Portistas da Bluegosfera estão a dar ao tema. É bom, repito, criticar o que deve ser criticado. Já fazer da crítica algo que se lê e ouve dia sim, dia sim torna-se "massacrante" e um tónico para quem tem por hábito assobiar a equipa mal a bola começa a rolar.

E verdade que “quem não se sente não é filho de boa gente” mas a verdade é que os Atletas do FC Porto estão-se pouco marimbando para os insultos/reparos e elogios que os adeptos lhes dirigem durante os jogos porque estes estão mais preocupados em desempenhar o seu papel do que em dar ouvidos a gente que consideram “tolinhos”. Pablo Osvaldo é uma execpção á regra, mas este já se sabe que é mais Latino do que os Latinos pelo que temos de lhe dar um “desconto”.

Por isto meus acros Portistas deixemos de dar importância a quem não a tem. Apoiemos a equipa quando acharmos que temos de o fazer e deixemos os tolinhos aos berros em pleno Estádio. Se os ditos estiverem a incomodar em demasia é fácil: basta solicitar a ajuda do Polícia/Segurança mais próximo e o problema fica resolvido.

1 comentário:

Felisberto disse...

Não assobio por 2 razões; prefiro insultá-los do piorio (algo que eles jamais ouvirão devida á distância) e não sei assobiar como deve ser. Quando assobio o meu canário parte-se a rir ás gargalhadas.
Mas, o tal mas, é que conheço a gente que assobia logo aos 10 minutos e que são tão portistas como eu. A reacção deles em assobiar (e assobia-se em todos os clubes, não vamos fazer disso uma exclusividade azul-e-branca) tem a ver com o seu amor pelo FC PORTO. Uns são racionais, outros histéricos! Uns são comedidos, outros bocas deslavadas...
Uns ficam indiferentes, outros, até o apanha-bolas tem culpa!
Eu nesse aspecto sou como os jogadores, não ligo nenhuma se o gajo que está atrás de mim fica possesso e desata a assobiar...
E depois, este folclore do assobio nasceu quando? Com o Vitor Pereira mais o seu futebol empastelado, coisa que Lopetegui insiste. Mesmo com Jesualdo havia uma ou outra assobiadela (lá está, os histéricos do costume), mas agora a praga cresceu e generalizou-se, o que me leva a fazer a seguinte pergunta; estará o FC PORTO assim tão forte, tão pujante e tão bem orientado?
Uma equipa que é assobiada logo aos 10 minutos, é uma equipa que tem futebol que dá confiança?
Faz-me lembrar quando vou no lugar do morto, se o condutor é bom e seguro, até dá para ler o jornal. Se o condutor é... histérico, vou sempre a "travar", a olhar para todo o lado e papagaiar "cuidado, cuidado, cuidado, cuidado....

P.S. Há um pequeno grande pormenor que escapa a quase todos nós portistas, mas só quem já jogou a bola é que vê. Pior que os assobios da maralha, são as reacções imtempestivas do nosso treinador. O homem transmite uma intranquilidade para dentro do campo que afecta a equipa. Um treinador que está constantemente a mandar ordens para dentro do campo, enerva mais do que acalma!
Houve mesmo um jogador que disse que o pior lugar do futebol é ser ala - leva-se com os perdigotos do treinador o jogo todo (não me estou a referir a jogador do FC PORTO!).
Os grandes treinadores como Pedroto, Artur Jorge, Bobby Robson, Jesualdo, António Oliveira, Van Gaal, Del Bosque, Pellegrini, Deschamps, etc.... só esporádicamente se levantavam (levantam) e davam (dão) dois berros. Nunca precisaram de se armar em sargentos marines!
É mais fácil culpar o rio que as margens!