quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O real problema do FC Porto

Primeiro que tudo há que dizer que não existem equipas perfeitas. O que temos são equipas que conhecem as suas fraquezas e trabalham sobre as mesmas para que possam fazer aquilo para a qual são criadas: vencer.
 
Ora o Futebol Clube do Porto não escapa a esta regra universal e como tal tem fraquezas e uma destas fraquezas não é, a meu ver, a tal falta de um criativo. Tenho para mim que o problema do FC Porto de Julen Lopetegui passa antes pelo seu modelo de jogo e não pela “inventada” ausência de um Jogador com determinadas características.
 
E sim, isto do criativo é um falso argumento criado e alimentado porque parece não querer perceber de futebol embora mostre saber muito sobre o Desporto Rei. É verdade que o Futebol Clube do Porto apresentava um futebol muito melhor na época transacta pela mesma altura em que nos encontramos (efeito Óliver), mas é também verdade que foram muitos os jogos em que o criativo espanhol não deu o seu contributo à equipa Azul e Branca e esta apresentava um bom futebol.
 
Posto isto, repito, o problema da equipa de Julen não passa pela “falta” do criativo mas sim pelo modelo de jogo. Isto porque o Basco tem uma ideia de jogo onde a sua equipa tem de ter sempre a posse da bola em todos os momentos e fases de jogo. Aconteça o que acontecer e esteja o resultado que estiver, o Futebol Clube do Porto tem de ter a posse de bola e de “entrar com ela pela baliza adversaria adentro”. Ora esta forma de estar no campo dá bons resultados em Competições curtas (como a Liga dos Campeões por exemplo) mas em Competições longas onde é a somatória de pontos a decidir o vencedor tal forma de estar não funciona e revela ser de uma frustração atroz.
 
Penso que Julen Lopetegui e o Futebol Clube do Porto só teriam a ganhar se dessem ao seu onze liberdade de adaptação às variadas fases de uma partida de futebol. Jogar em posse quando tiver de o fazer, procurar as transições rápidas quando o jogo assim o exigir e por aí adiante. È que nem o FC Barcelona acredita na tese da posse pela posse e o Bayern de Guardiola vai vencendo a nível interno porque é o Bayern.

5 comentários:

Anónimo disse...

O NOSSO Jorge Nuno até podia contratar o Messi, que o Sr Lopetegui arranjaria maneira de perder todas as competições. Este treinador é um FLOP, a juntar a outros como o Adrian Lopez, José Angel, José Campana, Andrés Fernández, Otávio, Juan Fernando Quintero, Diego Antonio Reyes, Héctor Herrera e muitos, muitos outros.

Luís (O do Sérgio Conceição)

Carrela disse...

O ano passado na competição longa obteve 82 pontos.
-3 que a Hiper elogiada e levada ao colo equipa de Lisboa, que cedo foi chutada fora da CL. Não esquecer isto!

Este ano à 3ª jornada, temos 7 pontos e estamos no 1.º lugar.

O Chelsea de Mou, tem 4 Pontos ao fim de 4 jornadas!
A Juventos tem 0, em 2 jornadas.
O Super Real já empatou...
...

Sim eu sei, com o mal dos outros pudemos bem...

Mentia se não disse que estou desiludido, muito desiludido com estas últimas duas exibições.
Que nem a perda de 5 titulares indiscutíveis de imensa qualidade pode justificar...
Mas não deixo de acreditar na continuidade do bom trabalho que vem da época anterior.

E quando temos jogadores, como no último jogo, que não sabiam fazer um passe de 2m, quanto mais definir uma jogada como deve ser, de que vale esmiuçar o esquema táctico?

Abraço

Guilherme de Sousa Olaio disse...

Concordo em absoluto com o que é dito anteriormente, todavia, fico preocupado e desiludido sempre que o mister mexe na equipa. Não se vê centelha de originalidade e mais grave ainda, a atitude dos comandados não se altera para melhor.

Um abraço

Anónimo disse...

Mas não deixo de acreditar na continuidade do bom trabalho que vem da época anterior.

E quando temos jogadores, como no último jogo, que não sabiam fazer um passe de 2m, quanto mais definir uma jogada como deve ser, de que vale esmiuçar o esquema táctico?

Ou seja o caro Carrela, acha é que os jogadores escolhidos por Lopetegui é que são uma porcaria, tal como eram os do passado ano. Segundo diz, saíram 5 grandes jogadores, mas os tais passes de 2 metros mal medidos e o futebol caranguejo era exactamente o mesmo. No entanto acha que se deve acreditar na continuidade do bom trabalho da época anterior! Não devia estar muito contente em vez de estar triste com as exibições?

Carrela disse...

Anónimo,

Não anónimo, o que eu queria dizer, é que o Mourinho devia ser despedido porquer o Chelsea não joga nada e ele não percebe nada daquilo!
Também quis dizer que afinal a culpa não é do Mourinho é do Hazard, que não joga nada, não vale a ponta de um martelo...

Percebeste agora?

Passar bem!