segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Pensamento da Semana: Sérgio Oliveira

Vou “colocar o dedo na ferida”. Já sei que haverá quem não goste muito de tal gesto mas há coisas que devem ser esclarecidas (ou pelo menos que se force o esclarecimento) e não fazer-se de conta que nada se passa. O caso do “#eclipse total” de Sérgio Oliveira é um bom exemplo de uma questão que parece não ter resposta porque muita gente não o quer. 
 
Sérgio Oliveira foi, “somente”, um dos melhores jogadores do último Europeu de Selecções Sub. 21. Mostrou capacidades que fazem dele um jogador com qualidade e, mais importante que tudo, tem mostrado um amor ao Futebol Clube do Porto como não se vê há muito. Ou seja, Sérgio é um Portista que alia o seu amor à camisola a uma qualidade futebolística acima da média. E isto nos tempos que correm é cada vez mais uma raridade.
 
Daí que coloque aqui a seguinte questão: 
 
- Se Julen Lopetegui tem à sua disposição um médio do calibre do Sérgio, então porque fazer alinhar ante o SC Varzim, numa partida a eliminar, um extremo/avançado adaptado a médio? 
 
Não estou com isto a dizer que Bueno tenha estado mal. Pelo contrário até porque me agradou bastante o esforço do Espanhol, mas acredito que Bueno teria rendido muito mais se tivesse jogado na sua posição natural e tenho quase a certeza de que não teríamos um FC Porto perdido na primeira parte desta partida da Póvoa se Julen tivesse feito alinhar uma linha média composta por médios.
 
Eu até que aceito o argumento de que o Sérgio Oliveira possa ter um qualquer diferendo com o treinador ou que não se esforce nos treinos para justificar a necessidade de Julen adaptar um extremo/avançado à posição de médio, mas não têm sido estas as justificações para a ausência de Sérgio de todas as partidas pós pré temporada do FC Porto

19 comentários:

Luís Migue disse...


"Sérgio Oliveira foi, “somente”, um dos melhores jogadores do último Europeu de Selecções Sub. 21"


Caro Pedro Silva

Verifico que continua a não perceber uma das principais transformações no FUTEBOL PROFISSIONAL mas eu vou fazer um esforço para lhe explicar.

Sérgio Oliveira tem-se prejudicado na sua afirmação no FCPORTO com as brincadeiras nas selecções. Segundo dados do transfermarkt brinca nas selecções desde os sub16.

Sérgio Oliveira começou a jogar nos seniores do FCPORTO aos 17 anos e já vai nos 23 e tem sido sistematicamente ultrapassado por muitos jogadores que não brincam nas selecções, Bueno é apenas um deles.

Que Sérgio Oliveira é craque, competente e esforçado, disso não duvido, mas não chega, é preciso ainda mais e melhor profissionalismo, renunciar às selecções seria um grande passo. Aliás, muito provavelmente, se Sérgio Oliveira tivesse renunciado às selecções, mais facilmente teria conquistado a titularidade no FCPORTO há vários anos atrás e quem sabe já estaria com um contrato milionário num dos grandes de Inglaterra, Alemanha, Itália ou Espanha.

Assim sendo, vai ter que continuar a dar o litro para jogar pouco.

Penta disse...



@ Pedro

«ah! e tal», o Sérgio Oliveira não foi convocado. lá está o basco a fazer das suas e o camandro a sete...

«
O médio [Sérgio Oliveira], que perspectiva a estreia esta época, saíra lesionado do jogo-treino com o Famalicão e ontem voltou a sentir dores. Recuperou e integrou um treino que hoje [Terça-feira, dia 13 de Outubro] já será mais completo.
Com Maicon lesionado, Julen Lopetegui teve apenas 13 jogadores do plantel à disposição no regresso ao trabalho após dupla folga. Um deles ainda pregou um susto. Sérgio Oliveira, que no jogo-treino com o Famalicão, na última sexta, tinha saído depois de uma pancada, voltou a queixar-se, enquanto corria. O médio teve de ser assistido pelo departamento médico portista, mas, felizmente para todos, regressou pouco depois ao convívio dos colegas e estará apto para se estrear neste regresso ao FC Porto.»

fonte: ojogo
»

e se mantivéssemos a necessária calma nestes momentos e não começássemos a "fazer filmes" onde eles não existem?

abr@ço
Miguel | Tomo III

Pedro Silva disse...

@ Miguel Lima

Tenho uma enorme estima pelo meu caro amigo e pela sua escrita e como tal creio que devo corrigir algo nesta sua intervenção que me parece errado.

É que me parece que dar uma opinião sobre uma determinada temática relacionada com o nosso Futebol Clube do Porto não é "fazer filmes". É antes a manifestação daquilo que me vai na Alma e cabe ao leitor(a) contrapor respeitosamente o que achar que, na sua óptica, deve ser corrigido até porque ninguém está isento de erros e equívocos (eu inclusive).

E mais uma coisa; eu gosto de Julen Lopetegui (nãos ei quantas vezes mais terei de repetir esta evidência). O termo Basco é utilizado por mim com muito respeito e admiração pois se há Povo que admiro e respeito é o Povo Basco. Contudo tal não me impede, nem nunca me impedirá, de dar a minha opinião sempre que assim o entender sobre determinadas situações que envolvam o Treinador do nosso Futebol Clube do Porto.

Posto isto, confesso que não sabia desta situação de lesão do Sérgio. E cá estou para me redimir. Alias, um dos objectivos destas crónicas é mesmo este: esclarecer, procurar ser esclarecido e provocar o debate, e como tal convêm aqui dizer que não é primeira, e pelos vistos não será a última, situação em que Sérgio Oliveira fica de fora das convocatórias sem outra justificação senão por mera opção técnica.

Aquele abraço!!!

Lápis Azul e Branco disse...


Cuidado, Caro Pedro...

Se continua com este tipo de discurso desalinhado com as ovelhinhas chonés, não tarda tarda acusam-no de bruxaria e em três tempos passa de réu a condenado à chama eterna...

Aquele abraço

Pedro Silva disse...

@ Lápis azul e Branco

Não creio que as coisas cheguem algum dia a este ponto... Pelo menos da minha parte nunca chegarão.

Aquele abraço!!!

Felisberto disse...

Caro Pedro,

Tambem acho um mistério este "esquecimento" do Sérgio, o menino 30 milhões de euros!

Mas e sublinhando o LAeB, cuidado com as ovelhinhas chonés...
Porque se formos realistas e sinceros as armas estão todas na mão de Lopetegui! Basta pôr o rapaz a jogar uma vez que seja; se jogar mal, terá todas as razões e considerações, analises e estatiscas...
Se for ao contrário ainda bem para o FC PORTO, para o rapaz e até para o próprio Lopetegui!!!
Tão fácil quanto a 1ª convocatória do Cissokho!!!

Penta disse...


@ Pedro

desculpa o "tom" do meu comentário anterior, mas confesso que começo a ficar farto deste bater a torto e a direito no actual treinador do nosso clube do coração - sublinho a parte de Lopetegui ser o treinador do nosso clube do coração.
também eu, como qualquer outro portista, estranhei o facto do Sérgio Oliveira não ter sido convocado. a diferença que nos separa - entre eu e tu, e atenção que o vou escrever no sentido positivo da crítica - é que pesquisei sobre o porquê de ele não o ter sido. e, ao 'googlar' com as palavras-chave, deparei-me com a notícia em causa. assim sendo, parece-me plausível a sua ausência. ou seja: acima de tudo, poupei mais uma crítica injusta para Lopetegui, a qual também será lida pelos nossos detratores.

(continua)

Penta disse...


(continuação)

Pedro,

Lopetegui não me dá nenhuma avença por o defender; ele é o treinador do meu clube e enquanto envergar o brasão abençoado, irei defendê-lo de tudo e de todos exactamente por isso mesmo: porque é um dos nossos.
obviamente que não está imune às críticas, mas estas, prefiro tecê-las nos momentos próprios - mormente nos finais de temporada.

quanto às "ovelhinhas chonés", essas maledicências partem de quem não me conhece, de todo. nunca viria para o teu espaço insultar-te de uma forma vil e sobretudo cobarde - refugiando-me à frente de um monitor e atrás de um teclado. estou nesta cena dos blogues por carolice, porque gosto do meu clube e resolvi partilhar esse Amor Comum com o Mundo. quando estiver farto, retiro-me sorrateiramente pelos fundos, sem fazer alarde, tal e qual como acontece com certos espaços da bluegosfera que não merecem a minha visita, pois não estou para me chatear com quem não me conhece e com quem não desejo conhecer, de todo. obviamente que este sentimento não se aplica ao teu blogue, por mais discordâncias que hajam entre nós.

bem, já me alonguei em demasia

abr@ço
Miguel | Tomo III

Lápis Azul e Branco disse...


Caro Pedro

Foi obviamente (mais) uma caricatura do que vou assistindo com espanto e humor por esta bluegosfera fora, sem qualquer "maledicência" subjacente.

Mas ao que parece, o barrete "one size fits all" serviu à medida ao Miguel do Tomo.

Como não tenho perfil para falar em triângulo, peço que me desculpes e permitas que nas linhas seguintes me dirija cordialmente ao Miguel do Tomo.


Caro Miguel do Tomo,

Para quem se insurge de forma tão veemente contra os julgamentos de "quem não me conhece", falta aí alguma coerência nos actos próprios, não?

Não tenho especial interesse ou necessidade da sua visita ou de outra qualquer, mas seria no mínimo avisado não fazer juízos de valor sem factos que os sustentem.

Apenas lhe deixo o "aviso" (entre aspas, reparou?) de que se espera uma retirada de cena do Do Porto com Amor "sorrateiramente pelos fundos, sem fazer alarde" para breve, é melhor sentar-se. Posso ter chegado há pouco tempo, mas estou a gostar. Apesar dos seus e de outros julgamentos. Ou ainda mais por isso, não sei bem - nem vou investigar.

De resto, votos de uma vida longa e feliz, recheada de muitos sucessos do seu e do meu Porto.

Pedro Silva disse...

@ Felisberto Costa

Julen Lopetegui poderá (atenção ao poderá) não ser o único responsável pela fraca aposta em Sérgio Oliveira...

@ Miguel Lima

Da minha parte estamos conversados. Nunca duvidei que a expressão utilizada tenha sido despropositada (o que levou à minha má interpretação).

Todos erramos e quando é assim é aprender com os ditos e seguir em frente!

@ Lápis Azul e Branco e Miguel Lima

Tenham calma meus amigos.

Tenho-vos em elevada estima e agradeço profundamente a vossa contribuição na forma de comentários, mas vamos manter a calma. Somos todos Portistas e cada com a sua visão do nosso grande Futebol Clube do Porto. Não vale a pena perder a calma.

Aquele abraço para todos!!!

Penta disse...


@ lápis

u-a-u.
o barrete serviu-me. muito bom. em três comentários, deduziste por ti próprio ou tiveste ajuda?

olha, não vou perder tempo contigo. queres ser o dono da verdade absoluta, isso é lá contigo e com os teus. não te esqueças é de pagar os bilhetes que ofereces a tempo e horas, que há quem não esteja a achar piada aos teus atrasos.
como "vês", não és só tu que dás avisos gratuitos...

por último, quanto às saídas sorrateiras pelos fundos, fica evidente que não percebeste pevide do que me refiro. mesmo assim e porque estou com paciência, eu explico melhor e sem desenhos: refiro-me aos espaços da bluegosfera que eu deixei de visitar com regularidade para não me chatear e porque não merecem a minha visita. nesses espaços incluo o teu, desde o episódio do "zelota". repara que desde esse momento deixei de comentar - é a tal "saída sorrateira".

cumprimentos e sê feliz
Miguel | Tomo III

Penta disse...


@ lápis

ficou retida esta última parte do meu comentário:
"ovelha choné" é quem te fez as orelhas, ok?

"disse!"

Lápis Azul e Branco disse...


Quando não há argumentos, sobram as tentativas de insulto.

Termino com o ensinamento relevante de que, por momentos e erradamente,abdiquei:

"Nunca discutas com um idiota, ele arrasta-te até ao seu nível e depois vence-te por experiência"

Penta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Penta disse...



@ lápis

pois... também eu esqueci-me dessa máxima...
felizmente que não fui eu quem partiu directamente para o insulto, apelidando o Outro de «ovelha choné»; vi-me foi na contingência de me defender perante uma afirmação que considerei insultuosa.

para que conste, relembro-te o que escreveste:

«
Cuidado, Caro Pedro...
Se continua com este tipo de discurso desalinhado com as ovelhinhas chonés, não tarda tarda acusam-no de bruxaria e em três tempos passa de réu a condenado à chama eterna...

»

como o único comentário «desalinhado» antes do teu insulto foi o meu... estamos "conversados"...

Carrela disse...

@ Pedro Silva

Sou dos que achavam e ainda acha que o Sérgio vai ter minutos, a época é longa! Tem imensa qualidade, acho que disso ninguém dúvida... depende só dele, da sua atitude! Estou seguro disso!

Este assunto não é virgem e já vi aqui e acolá críticas.
Ainda por cima, vinda dos "acérrimos críticos" da rotação, aqueles profundos conhecedores do futebol, com imenso sucesso como treinadores, a não compreenderem a pouca/nenhuma utilização do Sérgio!
Basicamente, criticam a rotação, mas queriam que ela fosse um pouco mais além, que era para Sérgio ter minutos também.
Em que ficamos? Pois... as coerências do costume.

É quase como aqueles que não compreendem a "não titularidade" de Corona em Kiev e passados uns dias, não compreendem a "titularidade" com o clube do regime!


PS: Só para lembrar: Com o Varzim, entramos em campo com 8 "não titulares" e 1 titular fora de posição.

Abraço

Carrela disse...

@ Pedro Silva

Penso que o que se passa com o Sérgio é também um pouco o que se passa com Evandro.
Ambos jogadores com imensa qualidade, no passe, na visão de jogo, no perceber os momentos do jogo e em saber pautar os seus ritmos, mas de média/baixa rotação na busca da bola, na pressão sobre o adversário.

Mas ambos estão no plantel por alguma razão... E certamente com o aval de Julen! Por isso...

Se vai vingar ou não... vamos aguardar, porque nenhuma equipa nem nenhum treinador no mundo potencia todos os elementos de um plantel.

E no que diz respeito a potenciar, Julen está obrigatoriamente no TOP!
E a prova, quanto mais não seja, são os milhões gerados por uma equipa que não ganhou nada e perdeu o campeonato do colinho e jantaradas por 3 pontos!

Abraço

Lápis Azul e Branco disse...


@ Carrela

Certamente que não se referia às minhas opiniões - porque nesse caso presumo que teria tido a frontalidade de o assumir - mas como por coincidência coincidem com as minhas, vou tentar clarificar.

Rotação: é para ser feita à medida das possibilidades da equipa, isto é, à medida que os processos se vão solidificando, vai-se abrindo espaço para mais trocas. Se com o Varzim havia claramente espaço para "rodar", seria apenas normal ter todos os "não-habituais" na convocatória e lança-los sucessivamente se o jogo o fosse permitindo.

Corona - Kiev - slb: esta quase dispensava explicação, mas enfim... são dois jogos completamente diferentes, pelo que logo à partida comparar a utilização num e no outro não faz qualquer sentido.

Em detalhe: Corona estreou-se em Arouca com golos e boa exibição, qual a lógica de não aproveitar esse embalo anímico no jogo seguinte, onde a velocidade e o ataque rápido seriam sempre armas importantes? Já contra o slb, onde toda a ronha e experiência destes confrontos faz imensa falta (alô época 14/15?), teria sido mais lógico e proveitoso começar com o velho Varela e guardar o mexicano para um assalto final. Felizmente correu bem e até foi a genialidade de Varela que desmarcou André no golo, mas à posteriori é sempre fácil fazer vaticínios...

Não pretendo ser nada mais do que apenas um portista que analisa o futebol à sua maneira, mas dificilmente me poderão acusar de escrever alguma coisa sem substância por detrás. Pode até estar errado, mas há um raciocínio.

Por último, quanto ao sucesso como treinador, não tenho nenhum mas também nunca tentei, mas ainda assim por agora é apenas um pouco menos do que o de Lopetegui (esperemos que em breve se cave um fosso até ao infinito).

Um abraço portista

Pedro Silva disse...

@ Carrela

Este texto foi feito no sentido de se tentar perceber porque razão o Sérgio Oliveira não teve ainda uma única oportunidade de mostrar os eu valor em jogos oficiais do FC Porto. O Miguel Lima trouxe-nos uma justificação para a ausência do Atleta no jogo da Póvoa e tal acabou por esclarecer alguma coisa sobre o assunto. Não explicou tudo porque o Sérgio não tem sido opção (assim como o Evandro de que o Carrela fala, outro Jogador que tem muito potencial) e tal pode dever-se ao que este faz e não faz nos treinos ou a questões extra futebol.

A ideia foi mesmo a de suscitar o debate em torno do tema, esclarecer e ser esclarecido. E penso que este meu objectivo foi alcançado.

Quanto a outras opiniões todos temos direito a elas. O importante é que se mantenha a elevação na exposição das mesmas.

Aquele abraço!!!