Bem sei que haverá quem discorde, e tem todo o direito de o fazer, contudo após ter visto o jogo do Dragão a ideia com que fiquei é que um ano depois tudo está na mesma no Reino do Dragão. Passo a explicar (de uma forma sucinta).
Julen Lopetegui tem como filosofia de jogo a posse. Para ele ter a bola e avançar no campo em posse é fundamental. Trata-se de um mandamento sagrado que não pode ser violado aconteça o que acontecer durante os 90 e pouco minutos de uma partida de futebol.
Julen tem uma fé inabalável nesta sua filosofia de jogo e diga-se que o Futebol Clube do Porto até não se tem dado mal com esta forma de estar em campo. O problema é que de nada serve ter a posse da bola se o adversário não ataca ou se estamos num jogo onde os criativos dos Portistas não tem um lance de génio que faça pender a vitória para o lado Azul e Branco.
Ou seja; temos muitos jogos, especialmente no Campeonato Português, onde o FC Porto tem mais posse de bola/remates à baliza mas que acabam empatados. E este é um problema que já existia na época passada. Assim como era também (e continua a ser) um problema a gritante falta de aproveitamento dos lances de bola parada.
Tenho então para mim que já vai sendo hora de o treinador do FC Porto, o Basco Julen Lopetegui, começar a colocar de lado a sua fé e optar por apostar por formas de estar num jogo de futebol que lhe permitam dar a volta a equipas como o Sporting Clube de Braga do passado Domingo. É que muitas vezes isto de ter muita bola não resolve absolutamente nada.
Assim como também não resolve absolutament6e nada não se treinar e
melhorar um bocadinho que seja os cruzamentos e aproveitamento dos
lances de bola parada. Parece-me que Julen Lopetegui não é assim tão
mau treinador como muita gente apregoa. Simplesmente este não pode
continuar a ser teimoso como tem sido até à data. Isto porque na época
anterior o FC Porto da posse pela posse perdeu tudo e não me parece que
os adeptos e demais elementos do FC Porto queiram ter outro desfecho
semelhante.
18 comentários:
Um treinador que não corrige os erros cometidos.
Um treinador que não trabalha as bolas paradas
Um treinador que não tira partido dos jogadores que ele próprio escolheu para o SEU modelo de jogo.
Um treinador que não estuda os adversários e que considera que todos são difíceis desde o Gervide ao Maccabi
Um treinador que protesta com os seus quando alguém imprime um pouco mais de velocidade
Um treinador que joga fora sempre 45 minutos duma partida.
Que qualidades é que tem? Fala bem. Pois, mas então estará na profissão errada?
No Gervide joguei eu...
Claro que Lopetegui não é mau treinador. É mais um entre os milhares de profissionais que proliferam no futebol mundial! E se calhar vou ser desrespeitoso com Julen, mas espanhol que é, pensa sempre em superioridade aos portugueses. Dá-me a impressão que desdenha os adversários portugueses.
Senão vejamos, jogamos em posse com o Bayern cá?
Jogamos em posse com o Chelsea?
Jogamos em posse com o Dinamo?
É desse treinador, desse Lopetegui que os portistas esperam! É do Lopetegui europeu, não o do campeonato nacional!!!
Um Ferrari atinge os 300 km á vontade numa autoestrada, mas na cidade onde há ruas e vielas, paralelos e buracos, tem que ter uma condução adequada para não amolgar o dito cujo!
Não está tudo na mesma, não...
Basta comparar as salas de troféus dos 3 grandes desde então até hoje.
Continuamos e bem a apontar armas aos "inimigos" externos (salvo meia dúzia de tristes), mas não podemos ficar contentes com tudo o que se passa em nossa casa.
Creio que Lopetegui começou esta época a indiciar ter também ele evoluído ao compreender a realidade da nossa liga. No entanto, já falhámos (jogadores incluídos, obviamente) em 3 dos 8 jogos, o que é muito.
Este próximo jogo na Madeira será para mim decisivo para perceber se de facto houve evolução ou continua tudo na mesma.
Abraço portista
Do Porto com Amor
Caríssimos percam um pouco do vosso tempo e leiam este artigo do Jorge Vassalo do Blog Porto Universal:
http://portouniversal.blogspot.pt/2015/10/teimosia-ou-percepcao.html
Vai muito de encontro ao que tento transmitir neste meu Pensamento.
Não considero Julen Lopetegui um mau treinador. Assim como também não o considero o melhor que alguma vez passou pelo FC Porto.
O nosso Basco não inventou a roda (é um facto) e manifesta ser de uma teimosia sem limites... Por um lado até que é bom que assim seja, mas por outro levantam-se problemas como aquele que vimos ante o SC Braga... Daí que eu diga que me pareça que tudo está na mesma.
E mais uma coisa; na época passada podia-se dizer com certeza absoluta que o plantel do FC Porto era o de Julen Lopetegui dado que foi ele quem indicou os Jogadores a contratar. Já o deste ano não é totalmente da sua autoria pois pelo meio surgiu a tal de Doyen... Não sejamos precipitados em algumas das críticas que fazemos ao Técnico do nosso FC Porto.
Grato por todos os comentários.
Aquele abraço!!!
Lendo esse artigo que refere, detecta-se que o autor tem o dom da ubiquidade. Menciona tudo o que Lopetegui não faz, paternalmente até o aconselha e defende que não vai mudar e é o treinador indicado para o F.C.P!!!
Faz lembrar aquelas coisas que se mantêm sempre à tona da água.
Pedro, a Doyen não pode ser desculpa para todos os males. Vejamos o financiamento bancário, já deu o que tinha a dar e a Doyen ou outro fundo qualquer, são a única hipótese que têm os clubes da classe média europeia para continuarem a ser competitivos e a terem acesso a jogadores de nível elevado. Não podemos diabolizar só quando nos dá jeito.
Mas vejamos então os tais jogadores e os malefícios da Doyen que vieram este ano:
Maxi - Doyen ou pedido de Lopetegui? Certamente Lopetegui
Casillas - Lopetegui com toda a certeza Lopetegui
André Andre - Tal como Hernani pedido expresso de Lopetegui
Layun - Doyen, mas emprestado para já e temos o José Angel de Lopetegui
Imbula - Doyen
Danilo - SAD mas com toda a certeza indicação de Lopetegui
Dany Osvaldo - Não sei.
Diga-me então, em que é que a Doyen poderá estar a minar a autoridade de Lopetegui? Com Imbula? Não me parece, até porque já mostrou que vale muito mais do que o que tem rendido ultimamente, por obediência cega à tactica da sonolência.
@ Anónimo
"Pedro, a Doyen não pode ser desculpa para todos os males."
E eu disse tal coisa' Ou será que disse o seguinte:
"E mais uma coisa; na época passada podia-se dizer com certeza absoluta que o plantel do FC Porto era o de Julen Lopetegui dado que foi ele quem indicou os Jogadores a contratar. Já o deste ano não é totalmente da sua autoria pois pelo meio surgiu a tal de Doyen..."
E falta o Bueno. Seguramente um pedido expresso de Lopetegui.
E também não me parece que eu tenha aqui dito mal ou bem da parceria Doyen.
Percebo e concordo com a essência da ideia.
Acho que temos os defeitos do ano passado, mas menos vincados e com sinais de melhoria.
Se tivermos em conta que se perdeu 5 titulares indiscutíveis e alguns TOP mundial, até acho que estamos melhor do que seria espectável para esta fase da época.
Depois:
. Acho que temos mais jogo interior esta época que na anterior.
. Acho que apesar de não termos um claro plano alternativo para encarar estas equipas fechadas fechadinhas, procuramos a matéria prima para o ter. Como tal acredito que esteja na forja.
Bueno, e mesmo Varela, que infelizmente não está a corresponder ao esperado/desejado para mim são sinal disso.
Varela com VP, ajudou muitas vezes na mudança do modelo para o 442.
Vamos aguardar.
Julen, para o bem e para o mal confia no modelo que tem. Esse modelo tem-nos permitido dominar, ser CLARAMENTE superior aos nossos adversários, isso é o mais importante, claro que se o resultado não aparece de nada serve, mas estamos sempre mais perto de ganhar do que empatar ou mesmo perder. Por isso...
Abraço
E mais uma coisa que se nota em relação ao ano passado!
Mais capacidade colectiva na criação de jogadas de perigo!
E repito novamente, PERDEMOS 5 titulares indiscutíveis!
Uma perda de qualidade individual TREMENDA!!!
Vejam o jogo com o Braga, o tal que está a dar sarna para tanta comichão!
Temos N jogadas colectivas de qualidade, que nos deixam em situação privilegiada, N!!!
Mas por falta de inspiração, por aselhice, por azar (chamem-lhe o que quiserem) os nossos jogadores decidiram ou definiram sempre ou quase sempre mal no último momento!
Aconteceu.. custou 2 pontos e muita frustração, mas concordo em absoluto com o nosso treinador, em 10 jogos assim, ganhava-mos 9 em condições normais (de acerto)!
Estejam atentos e vejam o que vai ser capaz de fazer este Braga (com muita qualidade individual) contra os nossos rivais e depois venham cá dizer qq coisa!
Não, não estou a falar no resultado, porque esse como sabemos, nem sempre espelha o que se faz em campo!
Mas quem domina as variáveis do jogo está sempre mais perto de ganhar... foi o nosso caso, CLARAMENTE!
"Acho que temos os defeitos do ano passado, mas menos vincados e com sinais de melhoria."
Se acha que temos os mesmos defeitos até com os reforços contratados é porque pela sua cabeça, já detectou onde está o mal.
"Se tivermos em conta que se perdeu 5 titulares indiscutíveis e alguns TOP mundial, até acho que estamos melhor do que seria espectável para esta fase da época."
Pois, e com esses 5 de TOP mundial e mais alguns que foram dispensados, cometemos a proeza de perder tudo o que havia para perder e ainda sermos enxovalhados na competição europeia de clubes.Entretanto vieram Casillas, Maxi, Bueno, Imbula, Danilo, Corona,Layun que não são propriamente botas de elático ou será que fomos enganados e pagamos demasiado por esses jogadores?
". Acho que temos mais jogo interior esta época que na anterior."
Só se for quando o Marcano passa para o Maicon e o Maicon passa para o Casillas ou manda o chaviote para a linha para o Brahimi se desenrascar.
". Acho que apesar de não termos um claro plano alternativo para encarar estas equipas fechadas fechadinhas, procuramos a matéria prima para o ter. Como tal acredito que esteja na forja. "
Bom, aguardemos então que com essa matéria prima, surja finalmente o tal plano alternativo, mas pelo andar da carruagem só lá para Junho/Julho irá aparecer e nessa altura o campeonato já acabou.
"Bueno, e mesmo Varela, que infelizmente não está a corresponder ao esperado/desejado para mim são sinal disso."
Lopetegui tem "potenciado" o Varela do relvado para a bancada, deve ser para ter uma perspectiva elevada de como deve executar.Será eventualmente uma forma de evolução. Bueno, pelos fogachos concedidos já deve estar entrosado, mecanizado e mais que pronto para entrar no modelo.
"Varela com VP, ajudou muitas vezes na mudança do modelo para o 442.
Vamos aguardar."
Aguardemos. Os portistas têm-se revelados muito pacientes e já sabem que Varela faz os 3 primeiros jogos e os ultimos 3 do campeonato com um nível muito aceitável. Esperemos então que seja a pedra filosofal do sebastianico sistema alternativo
"Julen, para o bem e para o mal confia no modelo que tem. Esse modelo tem-nos permitido dominar, ser CLARAMENTE superior aos nossos adversários, isso é o mais importante, claro que se o resultado não aparece de nada serve, mas estamos sempre mais perto de ganhar do que empatar ou mesmo perder. Por isso..."
Por isso.... somos os donos da bola. Não jogamos, mas também não deixamos jogar. Engonhamos, engonhamos, até que o Brahimi ou o Aboubakar tirem um coelho da cartola, é isso. Quando o Porto estiver mais perto de perder do que ganhar qualquer jogo, já não é Porto, é o Arouca, o Moreirense ou o Boavista com umas camisolas mais bonitas.
"Por isso.... somos os donos da bola. Não jogamos, mas também não deixamos jogar. Engonhamos, engonhamos, até que o Brahimi ou o Aboubakar tirem um coelho da cartola, é isso. Quando o Porto estiver mais perto de perder do que ganhar qualquer jogo, já não é Porto, é o Arouca, o Moreirense ou o Boavista com umas camisolas mais bonitas."
Bingo! O mal do sistema de Julen é mesmo este. Ter muita posse e esperar que alguém na linha frente tenha um lance de génio que resolva o jogo sempre que o FC Porto tem pela frente equipas que joguem como o SC Braga jogou no Dragão.
Já ando a falar nisto desde a temporada passada.
E espero que isto melhore pois se a situação pontual na tabela classificativa se mantiver até à deslocação a Alvalade eu aposto que JJ vai colocar o Sporting CP a jogar da mesma maneira que jogou o Braga. E vai ter sucesso.
O que eu acho impressionante é como raio uma equipa que engonha engonha engonha e tem posse pela posse, consegue ser a que tem mais ataques e remates da liga!
Se me disserem que podia ter mais?
OK, até eu acho isso, também eu fico fulo quando vejo um passe para trás ou para o lado, quando acho que pode ser para a frente!
Mas dai a afirmar coisas como estas... santa paciência, e nem preciso ser eu a dizê-lo, os números ridicularizam este tipo de afirmação só por si!
"Bingo! "
Dum modo simplista é mesmo isto Pedro. Não podemos andar com paninhos quentes a dourar a pílula.
Tem que melhorar, pela qualidade do plantel e pela auto-estima individual dos jogadores.
Carrela, as estatísticas podem sem interpretadas da forma que entender e lhe der jeito.
Transpondo a linha de meio campo já é considerado um ataque e como sabe, Lopetegui em 10 minutos passa muitas vezes em posse a linha do meio campo, mas nos dois sentidos (engonha, volta para trás), sem entrar na área adversária e sem rematar à baliza.
Ridículo!?!! É sem dúvida, mas é a triste realidade.
As estatísticas podem ser interpretados como quisermos, salvo seja!
O ano passado fomos a equipa que mais rematou e que mais acertou na baliza, não fomos a que marcamos mais golos, mas como bem sabemos pecamos mt na finalização...
Ora, digam o que disserem, não se pode colocar o rotulo de equipa que engonha, engonha, engonha e tem posse pela posse, a quem consegue isto em termos ofensivos!
Uma equipa assim, JAMAIS CHEGARIA AO FIM DO CAMPEONATO, como sendo a equipa mais rematadora e mais atacante!, NÃO PODE!!
Que digam que podia fazer mais, aceito, também eu acho que sim, acho sempre!
Mas eu não penso nas consequências disso, e Julen sim, se calhar não está disposto a trocar os prós pelos contras... não sei...
Para o bem e para o mal é o que temos por agora.
"Julen sim, se calhar não está disposto a trocar os prós pelos contras... não sei...
Para o bem e para o mal é o que temos por agora."
Diz que não sabe, mas deve saber, pois bate-se com mais galhardia pelo Treinador que pelo F. C. do Porto. Afirma que tem feito um trabalho maravilhoso.
Para o bem e para o mal..... bem eu só tenho visto o mal, quando vir algo de bom...
(não me venha com a valorização.... de Jackson. Danilo e Alex Sandro, porque esses mesmo com Paulo Fonseca valiam o mesmo. Mas se o único argumento é esse, veja se compensam as perdas com: Quintero, Quaresma, Adrian, Herrera, Hernani, Ricardo......e a catrefada de mais alguns que já esquecemos o nome)
Quando falta a argumentação, procurar-se a desinformação ou a má interpretação propositada!
Eu não defendo Julen em detrimento do FCP, OK???????
Defendo Julen porque vejo que ao fazê-lo estou a defender o FCP, é SEMPRE O FCP QUE CONTA!!!!!!!!!
Se calhar, quem no Domingo assobiou A EQUIPA, porque o umbigo não gosta de Julen, ESSES SIM, É QUE ESTAVAM A AJUDAR.............. SEM DÚVIDA!!!!!
Quanto à valorização... já chateia falar sempre no mesmo...
Só não vê quem não quer... Se olhassem com os olhos em vez do umbigo..........................
"Eu não defendo Julen em detrimento do FCP, OK???????
Defendo Julen porque vejo que ao fazê-lo estou a defender o FCP"
Vamos lá interpretar o seu Português.
Defende o "Julen" porque ao fazê-lo está a defender o F. C. P.
Será? Mesmo que ele seja um incompetente, uma mula com o ego do tamanho da torre dos clérigos e que constantemente as suas acções provoquem danos pontuais e desportivos ao clube? Defender o clube é ostracizando jogadores, criando clivagens no plantel, incompatibilidades com elementos da estrutura?
O "seu" Todo o FCP é "Julen"? Olhe que está desactualizado, porque a récita para hoje, é bater na SAD, no Porto Canal e demolição do Museu.
Como boa ovelha do rebanho certamente passará para esse tema.
Cumprimentos para o seu umbigo
Enfim...........................................................
Enviar um comentário