quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Esta mania de se ligar o "complicador"

O que parecia simples e perto de conseguir (apuramento) não o foi, pelo menos para já. O FC Porto até entrou bem, apostado em vencer mas, aos poucos, foi perdendo o controlo em campo e viu o Dynamo Kyiv sair com a vitória do Estádio do Dragão, por duas bolas a zero. 
 
Frente a uma equipa de futebol muito físico e musculado, cedo o FC Porto tentou dizer ao que ia. Atacando com critério e com ideias bem claras, assentes na circulação em posse e procurando o jogo exterior (Maxi e Layún muito subidos no terreno), os Dragões tiveram a seu cargo as despesas do encontro.
 
Brahimi tentou dar rapidez no seu flanco, enquanto que Tello foi tentando "tabelinhas" com Maxi. Porém, os Ucranianos, numa estratégia de contenção, iam conseguindo fechar os caminhos para a baliza de Shovkovskiy.
 
Lopetegui, que foi pedindo calma e bola no chão aos seus jogadores, viu o Dynamo Kyiv crescer e levar perigo às redes de Iker Casillas. Denys Garmash viu os postes negarem-lhe o golo (na recarga Júnior Moraes falhou de baliza aberta), numa altura em que o FC Porto tinha perdido o controlo do jogo; e o Dynamo ia ameaçando.
 
Ameaçaram e marcaram mesmo. Aos 35', Andriy Yarmolenko bateu Casillas, num penálti a castigar uma falta de Imbula sobre Rybalka. O FC Porto pagava caro o facto de ter perdido o domínio no terreno.
 
Os Dragões foram a perder para os balneários e regressaram com muita vontade de levar a cabo a reviravolta (pelo menos mostraram isso nos primeiros minutos do segundo tempo). Mas não chegava querer. Era preciso fazer por isso. E os pupilos de Lopetegui lidaram mal com a estratégia dos Ucranianos. Perderam muitas bolas e viram o Dynamo ampliar a vantagem. Aos 64', Derlis González marcou, num lance em que Casillas não fica bem na fotografia. O Espanhol deu uma palmada na bola mas esta foi para o fundo das suas redes. 
 
Competente e consistente, o Dynamo Kyiv "amarrou bem" o FC Porto na sua teia e os jogadores da Invicta ouviram das boas por parte dos adeptos. A equipa dos Dragões entrou numa fase de descrença e restou ao Dynamo gerir os vários momentos. É verdade que a sorte também não quis nada com os azuis e brancos e agora tudo se vai decidir na última jornada, em Londres, frente ao Chelsea.
 
Retirado de zerozero

Melhor em Campo: Andre´André

12 comentários:

Anónimo disse...

Uma equipa mediana como o Dinamo de Kiev foi competente, nós fomos o que costumamos ser.
O treinador do Dinamo antes do jogo disse que era fácil. Foi até fácil demais.

Anónimo disse...

Afinal, tudo aconteceu por acaso... se calhar até o jogo nem estava previsto e o adversário deveria ser do Distrital... enfim, é a falência total da cultura da velocidade de caracol, da falta de estudo dos adversários, do paleio em castelhano... porque o que que está a dar é vender camisolas, ter mais visitas ao museu, usar o Facebook do clube para exercitar o ridículo e assobiar para o ar! Faz lembrar aquele parolo que cuspia para o ar e saboreava a queda da saliva no rosto e que, chamado à atenção, refilava dizendo: "És parvo?! Isto é gel duche... queres experimentar?". Não, por mim, dispenso esta clubite doentia que permite a um grupo de mimelos mais do que bem pagos fazer a figura inqualificável que fizeram hoje, com o beneplácito dos administradores e de muitos que à volta deste miserável contexto gravitam em busca de euros. Ruuuuuuuuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaa!!!!!

Anónimo disse...

Os PORTISTAS como eu só querem ganhar, mas é preciso perceber, que o Sr Lopetegui só sabe perder, é a sua natureza. Força Sporting, conquista a dobradinha.

Luís (o do qualquer treinador serve menos este)

Luís Miguel disse...


Mais uma vez, após dupla jornada de selecções, os maus resultados reaparecem no FCPORTO, a começar no Angrense, pois o 0-2 é claramente uma derrota, de 0-3 a 0-5 seria um empate e só de 0-6 para cima seria uma vitória.

O descalabro de ontem reflecte a ausência de vários dias de treino com muitos dos jogadores que simplesmente estiveram a brincar nas selecções e mesmo alguns que não estiveram lá, só deviam pensar nisso, como o Imbula que até está disponível para mais que uma selecção, aliás devia ser nisso que estaria a pensar quando fez um penalty que não se vê nos infantis.

O trabalho do treinador (qualquer que seja) deve ser protegido e não ser minado por interesses alheios ao FCPORTO. É inacreditável que em pleno século XXI ainda se pensa no mito de que os jogadores se valorizam nas selecções e com isso se prejudiquem os interesses dos clubes.

Consequentemente, os resultados desportivos são e serão sempre inferiores ao que poderiam suceder e os resultados financeiros, idem idem aspas aspas. Depois é preciso vender os melhores jogadores subvalorizados para tapar buracos e reconstruir a equipa quase todos os anos.

Ainda ontem, Layun teve grandes dificuldades para deter Yarmolenko e Brahimi não ajudou em nada a defender, mas como tal poderia ter sucedido, se durante dias Layun brincava na selecção mexicana e Brahimi brincava na selecção argelina. De Maxi, nem preciso mencionar nada tal é a sua falta de qualidade para o futebol, e obviamente, reafirmo o que mencionei antes de começar a época, Helton é muito melhor que Casillas e não brinca na selecção.

Pedro Silva disse...

Caríssimos, esta derrota já estava para acontecer há já muito tempo. Não foi por mero acaso que aqui escrevi o que escrevi na passada segunda-feira. Se um adepto consegue ver o mal do FC Porto da posse pela posse então que dizer dos Treinadores das equipas adversárias?

O problema é que Julen Lopetegui não vai abdicar da sua filosofia de jogo aconteça o que acontecer. Não gosto de pessimismo mas... Vamos indo e vamos vendo. O mal está identificado há muito.

Discordo em absoluto com o despedimento de Julen. Não nesta altura do Campeonato. Agora há que ir até ao fim e ver o que vai isto dar. Não existem soluções mágicas e, para já, o Treinador parece ter o controlo do Plantel e a equipa está ainda a lutar nas várias competições em que participa.

Anónimo disse...

Pedro Silva, vamos ter a posição que tiveram os reguladores do Banco de Portugal e dar um voto de confiança a Ricardo Salgado, perdão, Julen Lopetegui. E depois...a culpa morre solteira e extingue-se o clube? Fazemos também um Porto Bom e um Porto Mau?

Pedro Silva disse...

Não Anónimo. Vamos antes despedir Lopetegui, "promover" Luís Castro a Treinador da equipa principal e depois se a coisa der certo óptimo se der para o torto paciência.

Lápis Azul e Branco disse...

Caro Pedro

Percebo e partilho da frustração, mas insisto que mudar a meio da época não é boa solução. Vamos com ele até final da época (ou enquanto houver títulos para ganhar) e depois acertam-se as contas.

Ainda menos se for para trocar por um "Luis Castro" - sem desprimor, mas já demonstrou bem do que é capaz e do que não é.

Tenhamos calma que ainda temos tudo para ganhar.


Abraço portista,

Do Porto com Amor

Pedro Silva disse...

Lápis Azul e Branco eu estava a ser irónico no meu último comentário... Até porque o Anónimo não merece outro tipo de resposta.

Obviamente que Lopetegui é para se manter até ao fim da época. Depois vê-se.

Aquele abraço!!!

Anónimo disse...

Caro Pedro, agradeço que se tenha dado ao trabalho de me responder apesar de não merecer. Continuo sem conseguir entender a bondade da manutenção de Lopetegui. Tal como o Antunes, até o Sr. Pedro Silva já chegou à conclusão que Lopetegui é um flop e que o caos está instalado, sem qualquer perspectiva de se alcançar seja o que for. Se conseguíssemos contratar um técnico mediano, capaz de motivar, aglutinar vontades e não dividir e com uma ideia mínima de jogo, não acha que facilmente se ganharia o campeonato e pelo menos as taças internas, pela fraca concorrência que temos? Pço uma vez mais desculpa por colocar uma questão tão complicada.

Anónimo disse...

"Obviamente que Lopetegui é para se manter até ao fim da época. Depois vê-se."

Lembro que o contrato de Lopetegui só acaba na época 2016/2017.
Se depois se vê (fim da época 2015/2016), obviamente terá a indenização compensatória. Qual a diferença de se pagar em Maio ou já, quando ainda se pode salvar muita coisa?

Pedro Silva disse...

@ Anónimo

Eu não disse em momento algum que o meu caro merecia ou não uma resposta da minha parte. Colocou-me uma questão e eu limitei-me a responder. Nada mais.

E em momento algum eu retiro conclusão alguma sobre Lopetetgui.

E pela última vez vou aqui dizer que não me parece seja uma boa ideia dispensar os serviços do Basco nesta altura do Campeonato. Isto porque no futebol não existem soluções milagrosas.