sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

A última cartada

Este era o momento ideal para se defrontar o SL Benfica no Estádio da Luz. E digo era porque o Futebol Clube do Porto optou pela táctica kamikaze de defrontar um rival moralizado com apenas um central da equipa principal e outro da equipa B. Ou seja; ou a mais quer provável adaptação de Danilo Pereira na posição central vai funcionar às mil maravilhas (algo que nunca sucedeu na era Lopetegui e não foi por falta de tentativas) ou então os Benfiquistas vão ter ali mil e umas razões para dar continuidade ao gozo e fanfarronice que os Benfiquistas iniciaram no fim-de-semana passado… 
 
Por outro lado acho que muita gente “deve tirar o cavalinho da chuva” quando dizem que a defesa Benfiquista está “remendada”. É verdade que a dupla de centrais que Rui Vitória irá apresentar não é a mesma de sempre, mas é também verdade que o Sueco Lindelöf é um bom jogador. O último Europeu de Sub. 21 mostrou isto mesmo. Até me atrevo a dizer que Lindelöf é, de longe, muito melhor central que aquele com quem vai fazer parelha na defesa Benfiquista (Jardel). Portanto não é por aí que os Dragões terão de ir se quiserem regressar de Lisboa com os 3 pontos na bagagem. 
 
A chave para uma vitória Portista na Luz reside no meio campo. È vital “apagar” Renato Sanches para que todo o futebol do Benfica “emperre” dado que é por este jovem Jogador que passa todo o futebol da equipa de Vitória. É verdade que este vai ser o primeiro jogo a sério do Renato, mas é também verdade que o Atleta do FC Porto mais indicado para o marcar vai estar ocupado a fazer de central pelo que vai ser algo de complicado a José Peseiro utilizar aquela que poderá ser a sua chave do jogo. 
 
Vamos ver como vai isto correr. Não estou à espera de um SL Benfica muito ofensivo mas acredito que este tentarão explorar as fragilidades de um FC Porto que se auto condiciona e que está em manifesta reconstrução. Se os Dragões apresentarem um meio campo “musculado” e um ataque veloz e concentrado poderão vencer na Luz mas não me parece que tal vá suceder pelas razões que já aqui expus.
 
Maxi Pereira e Evandro integram a lista de 19 convocados de José Peseiro para esta partida da 22.ª jornada da Liga NOS, frente ao Benfica, no Estádio da Luz (20h30). O médio Brasileiro está apto e de volta aos eleitos do treinador, após ter contraído uma lesão no jogo dos quartos de final da Taça de Portugal, frente ao Boavista, tal como o defesa Uruguaio, que cumpriu um jogo de suspensão frente ao Arouca, na jornada passada da Liga. Em sentido inverso, sai da convocatória o defesa Maicon.
 
Marcano, que poderia regressar à lista após cumprir igualmente um jogo de castigo, fica de fora devido a uma distensão na face posterior da coxa direita. 
 
Lista de 19 convocados: Helton e Casillas (guarda-redes); Maxi, Martins Indi, Rúben Neves, Varela, Brahimi, Aboubakar, Marega, Sérgio Oliveira, José Ángel, Evandro, Herrera, Corona, André André, Miguel Layún, Danilo, Suk e Chidozie.
 
Onze provável (4x4x2): Casillas, Maxi, Danilo, Indi, Layún, André André, Brahimi, Rúben, Corona, Marega e Aboubakar

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta sad do equipamento café não defende o clube (Porto Canal) e tem uma política de contratações absurda (Adrian Lopez, Imbula, Lopetegui).
Eu só espero que esta derrota histórica que vamos sofrer na porta 18 ponha fim a esta direcção eivada de PODRIDÃO, para que assim possa renascer O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO.

Luís (O do Nuno Espírito Santo, Pedro Martins, ou Lito Vidigal)