quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

(Quase) Tudo ou nada!

Se há troféu que servirá para atenuar um pouco a má temporada Azul e Branca é o da Taça de Portugal, prova na qual os Dragões estão inseridos e onde irão disputar o acesso à final em dois jogos contra o Gil Vicente. 
 
Não há volta a dar. Com achegada de Peseiro para o lugar de Lopetegui as certezas de se poder conquistar o campeonato ficaram, obviamente, muito reduzidas mas o mesmo não se pode dizer da Taça de Portugal que é uma prova a eliminar e onde tudo pode acontecer. Cabe ao Futebol Clube do Porto fazer pela vida de forma a servir os seus interesses. 
 
Sendo assim, mais logo os Dragões irão jogar uma cartada quase decisiva em Barcelos. Digo quase decisiva porque esta partida é referente à primeira mão das meias-finais da prova rainha. Dito de outra forma; i resultado de mais logo não decidirá absolutamente nada dado que Gilistas e Portitas terão de medir novamente forças no Estádio do Dragão. Não estou com isto a dizer que se deva facilitar porque é mais vantajoso jogar a primeira mão de uma qualquer eliminatória fora de portas. Estou antes a dizer que sendo o actual FC Porto uma equipa em construção é natural que não se faça deste jogo de Barcelos um jogo de vida ou morte. 
 
Contudo no Dragão apenas se aplica e se segue uma filosofia: vencer! Para mais o Gil é tudo menos uma equipa fácil e se está numa fase tão adiantada da Taça de Portugal por alguma coisa é. 
 
Nandinho tem-se revelado um bom treinador. É verdade que neste momento o seu Gil está a atravessar uma fase em que perdeu um pouco da sua forma, afastou-se um pouco da luta pela subida de divisão – principal objectivo do Gil Vicente – mas acredito que mais logo os Galos irão dar tudo por tudo para derrotar o FC Porto. Alias, é uma tradição a malta de Barcelos dar sempre o litro sempre que defronta o FC Porto e mais logo não será execpção. 
 
Descontração a mais sob a justificação de gestão de calendário congestionado poderá ser a “morte do artista”. Espero sinceramente que José Peseiro tenha isto em consideração não obstante a rotina demonstrada na escolha dos convocados para esta importante, mas não decisiva, partida. 
 
José Sá foi pela primeira vez convocado por José Peseiro desde que foi apresentado como novo jogador do FC Porto. O guarda-redes português integra a lista de 18 jogadores eleitos pelo treinador para o jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal diante do Gil Vicente, no Estádio Cidade de Barcelos (hoje, 20H). 
 
Em sentido inverso e em relação à convocatória para a partida frente ao Estoril​ (3 x 1), da 20.ª jornada da Liga NOS, saem o guarda-redes Casillas e o médio André André. 
 
Lista de 18 convocados: Helton e José Sá (guarda-redes); Maxi, Martins Indi, Maicon, Marcano, Rúben Neves, Varela, Brahimi, Aboubakar, Marega, Sérgio Oliveira, José Ángel, Herrera, Corona, Miguel Layún, Danilo e Suk. 
 
Onze provável (4x4x2): Helton, Maxi, Maicon, Marcano, Ángel, Brahimi, Rúben, Sérgio, Corona, Suk e Aboubakar

Sem comentários: