sábado, 28 de maio de 2016

Factos são factos

Quando José Peseiro assinou pelo Futebol Clube do Porto em Janeiro do corrente ano cível eu disse - em vários locais de opinião - que não exigia nada mais ao Técnico senão o salvar da honra Azul e Branca. Dito de outra forma; não exigi em momento algum Títulos a Peseiro. Apenas lhe exigi o ter capacidade de reconstruir uma equipa aproveitando o sistema do Treinador anterior que era bem pensado mas muito mal executado (o tiki taka de Lopetegui era lento, previsível e demasiado rígido). E tinha tal opinião na altura porque já ando nisto do futebol há uns bons anos e sei que ninguém faz milagres a meio da temporada com um plantel que não é seu.

Zidane é, e será até mais ver, a execpção à regra dado que o Real Madrid CF conta hoje no seu plantel com (quase) o mesmo lote de Atletas de que dispunha quando o Francês era Adjunto de Carlo Ancelotti. 

Factos são factos. Por norma Treinador que chega a meio da temporada, por muitas competições que possa ainda vencer, o mais natural é que não vença absolutamente nada! 

Contudo a chegada de um novo Técnico pode – e deve - trazer consigo algumas “exigências”. Ou seja, é perfeitamente natural que se possa “exigir” ao novo Mister capacidade para dar a volta a uma má fase da equipa que agora treina. Assim como é perfeitamente natural que se exija ao novo Treinador a cabal demonstração de que traz novas ideias para a sua nova equipa. E é aqui que encontramos mais um outro facto. José Peseiro, não obstante o seu esforço, não conseguiu demonstrar em momento algum ter capacidade para dar a volta a um rumo desastroso que se iniciou após a renovação de confiança de Julen Lopetegui. 

E se Peseiro não mostrou tais capacidades é perfeitamente natural que o Universo Portista exija a procura de um substituto. Alguém mais capaz de lidar com o complicadíssimo e volátil estado de coisas. 

Mais uma vez, factos são factos pelo que é natural que haja quem recorra ao insulto para justificar a manutenção de Peseiro no Dragão. Como se tal fosse ainda manifestamente possível após a forma desonrosa, atabalhoada e vergonhosa como o Futebol Clube do Porto foi derrotado em todas as frentes em que estava envolvido na época que acabou de terminar…

1 comentário:

JOSE LIMA disse...

Caro amigo
Não vai ser fácil conseguir um treinador que nos garanta o título ou, pelo menos, o segundo lugar para acesso direto à Champions. O próximo treinador vai ser um português (são os mais baratinhos) e não vejo ninguém com peso suficiente para dar a volta a esta tristeza de equipa.
Precisamos de quatro ou cinco jogadores (dois centrais, um número 10 de qualidade e dois avançados, um deles ponta-de-lança). Infelizmente as condições financeiras da Sad não são as melhores e, a juntar à época passada, este ano vamos continuar com prejuízos. Por outro lado não temos jogadores vendáveis por bons valores (falo do plantel principal) e dos 30 que andam por aí emprestados, penso que apenas sairão por empréstimo.
Abraço