domingo, 22 de maio de 2016

Tudo ou nada

«Sonho» foi a palavra mais escutada nas conferências de antevisão à final da Taça de Portugal. FC Porto e SC Braga procuram fechar a época com a conquista da prova rainha do futebol português, embora o triunfo tenha um peso diferente consoante o vencedor. 
 
José Peseiro, técnico do FC Porto, assegurou que não vai «em cantigas de embalar». Um eventual sucesso no Jamor não é encarado pelo treinador dos dragões como um «salvar de época», afirmando mesmo que se a taça rumar ao Dragão «ninguém poderá falar numa época negativa.» 
 
As coisas, porém, não são bem assim. A temporada azul e branca foi um desastre e erguer o troféu no céu de Lisboa seria uma atenuante importante; para ele enquanto treinador e para o clube enquanto emblema habituado a títulos (o último já tem quase três anos...). 
 
Bem diferente é a perspetiva minhota. Com os objetivos cumpridos na íntegra (4º lugar na Liga e «quartos» da Liga Europa), a final da Taça de Portugal – também ela um objetivo traçado – pode coroar (mais) uma época de afirmação do clube minhoto. 
 
De lado a lado, o Jamor pode ser o derradeiro palco para alguns jogadores e treinadores ao serviço dos atuais clubes. Yacine Brahimi e José Peseiro são, do lado portista, aqueles cujo adeus parece mais definido nesta altura, enquanto Paulo Fonseca, Rafa Silva e Nikola Vukcevic também devem cumprir a última aparição enquanto bracarenses. 
 
Retirado de zerozero 
 
São 22 os jogadores chamados por José Peseiro para a final da Taça de Portugal, frente ao Sporting de Braga. Sendo Alberto Bueno o único indisponível, o treinador portista convocou assim todos os atletas disponíveis do plantel principal.

Lista de 22 convocados: Casillas, Helton e José Sá (guarda-redes); Maxi, Martins Indi, Marcano, Rúben Neves, Varela, Brahimi, Aboubakar, Marega, Sérgio Oliveira, José Ángel, Evandro, Herrera, Corona, André Silva, André André, Layún, Danilo Pereira, Suk e Chidozie. 
 
Onze provável (4x3x3): Helton, Maxi, Marcano, Chidozie, Layún, Danilo Pereira, Rúben Neves, Sérgio Oliveira, Varela, Corona e André Silva

Sem comentários: