sábado, 2 de julho de 2016

Questões de Tesouraria

Já todos percebemos. Não há dinheiro para melhorar o plantel. Até ver as promessas de Pinto da Costa em reforçar a equipa resumem-se a isso mesmo: promessas. São as consequências dos sucessivos erros de gestão nos últimos anos. Dos emprestados a custo zero, embora alguns sejam razoáveis jogadores para equipas do meio da tabela, nenhum tem lugar no plantel principal. Felizmente que a prestação da equipa “B” foi fantástica e poderemos promover um ou outro para a primeira categoria.

O plantel do ano passado mesmo com 2 ou 3 remendos é insuficiente para atacar o título. Gostaria que ficassem no plantel Casillas, Maxi, Danilo, Layún, André André, Rúben Neves, Sérgio Oliveira e André Silva. Tenho enormes dúvidas pela irregularidade demonstrada e se o treinador conseguirá fazer alguma coisa de Brahimi, Corona e Herrera.
Continuamos sem centrais (não sei o que dará Felipe), um número 10 a escolher entre uma dúzia (ou mais) de médios, e a velha história do ponta-de-lança. Bem sei que, por questões do fecho de Contas a 30 de Junho (não convém aumentar os Custos) só haverá alguma contratação sonante depois dessa data.

Eufemisticamente chamam-lhe “quebras de tesouraria”. Temos Ativos suficientes para cobrir o Passivo mas nem o primeiro é vendável (estádio, pavilhão, museu, etc.) nem o segundo é para desprezar. Há compromissos a curto, médio e longo prazo para cumprir e as gavetas estão vazias. Só uma ou duas vendas/surpresa podem salvar a situação.

Quando abordo esta problemática das Contas caem-me todos em cima. “Isso não interessa para nada”, “queremos é uma equipa para disputar o título” etc. Claro que interessa e não é pouco. Nem vou estar para aqui com gráficos, deixo essas “minudências” quando forem formalmente apresentadas lá para Setembro, embora já se saiba que vão dar prejuízo, provavelmente o maior de sempre desde que existe a Sad. Felizmente que nas formações jovens e nas modalidades (embora não tenham nada a ver com a Sad) tivemos um bom ano.
Tivemos conhecimento da triste notícia da saída de Helton. Não porque deixe de pertencer ao plantel que já era mais ou menos esperado mas porque este é um velho pecado do presidente useiro e vezeiro em não aproveitar as potencialidades dos nossos melhores jogadores pelo menos para as escolas de formação do clube. No meio dos trinta e tal pastelões que andam por aí emprestados, não deveria pesar muito na Tesouraria. Espero estar enganado e ainda fique muito tempo connosco. Afinal o discurso “dos portistas com carácter” deve ser para enganar os pacóvios. Essa comissão que anda por aí a eleger presidentes que mexa as pernas e durante o defeso proponha uma homenagem condigna a este grande Atleta. Obrigado Helton por todos estes anos.

Até à próxima

6 comentários:

Anónimo disse...

Há algum clube em Portugal com mais ex-futebolistas nos seus quadros que o F. C. do Porto? Até a múmia do Rui Barros pertence aos quadros!

Luís Miguel disse...


"Quando abordo esta problemática das Contas caem-me todos em cima."

É óbvio que são mesmo muito importantes.

O principal passo para a futura melhoria das contas seria implementar uma estratégia que leve os jogadores a renunciar às selecções e se concentrarem exclusivamente no FCPORTO.

Tendencialmente os resultados desportivos e financeiros iriam ser muito melhores, isto além da óbvia valorização dos jogadores.

JOSE LIMA disse...

Pois é Luís Miguel. Mas ninguém quer saber e a SAD continua a pensar que todos os anos vai ter jogadores para vender. Este ano enganou-se. O prejuízo acumulado deste ano deve passar dos 50M€. Se venderem alguém depois das Contas já terem fechado não venham para cá com cantilenas enganar os sócios.
Saudações portistas

dragao vila pouca disse...

José Lima, compreendo a sua preocupação que é a minha, mas se o FCP vender agora e vai ter de vender, é para enganar os sócios? Não captei.

Abraço

JOSE LIMA disse...

Caro Dragão Vila Pouca obrigado por ter comentado. "Enganar os sócios" se fizerem vendas depois de terminada a época (o que já aconteceu) e depois virem dizer como em anos anteriores que "tivemos um prejuízo mas já temos vendas realizadas que permitem salvar a época" etc, etc.
Não salva época nenhuma. Cada uma tem que ser analisada de per si e esta vai apresentar um enorme prejuízo.
Abraço

dragao vila pouca disse...

Que temos de vender, temos, obviamente que não sendo até 30 de Junho, não resolve os problemas de 2015/2016. Como não creio que tenhamos chegado ao cúmulo da irresponsabilidade, acho que tudo foi bem ponderado, não havendo propostas satisfatórias, preferimos aguentar, ganhar tempo para vender melhor. Se não foi assim... algo vai mal.

Abraço