sábado, 11 de fevereiro de 2017

A tarefa é difícil, mas a missão é só uma...vencer

Nesta luta a dois pela liderança da Liga NOS, o FC Porto tem este sábado uma das mais difíceis partidas até ao final da competição. O jogo em Guimarães, frente ao Vitória, é um dos que mais preocupa os adeptos portistas e com razão. Mesmo com algumas baixas e mexidas, a equipa de Pedro Martins é das mais fortes da nossa liga e, agora com o seu lugar europeu a ser ameaçado pelo Marítimo, terá de cerrar fileiras para proteger os seus objetivos.

Ainda assim, a missão do FC Porto é simples. Vencer e ponto final. Depois da vitória encarnada frente ao Arouca, o fosso entre 1º e 2º voltou a abrir para quatro pontos e a missão da equipa de Nuno Espírito Santo é voltar a colocar a diferença em apenas um ponto.
 
Boa fase de um lado e muitas baixas do outro
 
Para alcançar este objetivo, os portistas sabem que têm a seu favor o momento. Nuno Espírito Santo gosta de dizer que o futebol é feito de «momentos» e o momento do FC Porto é dos bons. Numa série de quatro vitórias seguidas, a última das quais no clássico frente ao Sporting, os azuis e brancos chegam a este jogo com a motivação em alta. Por outro lado chegam também a Guimarães com todas as opções do plantel disponíveis.
 
Falta, portanto, perceber o que vai fazer NES. Se vai jogar com a virada de forma vertiginosa para o ataque, como jogou contra o Sporting, ou se vai voltar ao sistema que apresentou, por exemplo, contra o Estoril na última partida fora. Nesse jogo Brahimi e Corona começaram no banco, com Herrera e André André a serem os falsos extremos da equipa. 
 
Já do lado do V. Guimarães o momento é o oposto ao do FC Porto. A equipa de Pedro Martins ainda não venceu em casa em 2017 e na jornada passada foi derrotada pelos Paços de Ferreira. Para além disso, perdeu Soares e João Pedro no mercado de inverno e, nesta partida, não pode contar com o seu melhor marcador, Marega e com Hernâni por estarem emprestados pelos dragões. Não será uma missão fácil para a equipa minhota que terá de se apoiar nos seus fervorosos adeptos.
 
O FC Porto não venceu em Guimarães nas últimas três temporadas para a Liga NOS. Ainda assim a equipa portista tem um trunfo para esta partida. O avançado Soares trocou o V. Guimarães pelos portistas e terá um conhecimento previligiado daquilo que Pedro Martins gosta de colocar em campo. Já para não falar que terá motivação de sobra depois de se estrear no clássico com dois golos...
clicar para ampliar

Sem comentários: