quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Estreia milionária de um Dragão que voltou a acreditar

Embalado por cinco vitórias no campeonato e com a baliza ainda incólume, o FC Porto prepara-se para entrar em cena na grande montra do futebol europeu. A Liga dos Campeões está de volta ao Estádio do Dragão e com ela regressam ainda dois nomes bem conhecidos do passado azul-e-branco.

Pepe e Ricardo Quaresma são certamente os nomes do Besiktas mais estimados pelos adeptos portistas e a perspetiva de os voltar a ver a pisar o relvado do Dragão é mais um ingrediente para apimentar uma noite que já de si se espera quente.

Os águias negras trazem pergaminhos à Invicta, ou não se tratassem dos atuais bicampeões turcos, e uma série de jogadores capazes de transtornar a defesa portista. Além de Quaresma e das suas célebres trivelas há ainda a ter em conta mais um nome bem conhecido dos portugueses, Anderson Talisca, assim como jogadores como Ryan Babel, Cenk Tosun ou mesmo Álvaro Negredo, embora o espanhol ainda não tenha conseguido deixar a sua marca na Turquia.

A equipa de Istambul soma os mesmos cinco jogos oficiais na atual temporada, divididos entre quatro para o campeonato e um para a Supertaça turca. O saldo, no entanto, não é tão positivo como o dos dragões: no campeonato, o Besiktas registou três vitórias e um empate, na Supertaça foi derrotado pelo Konyaspor.

Para a equipa portista é de suma importância entrar da melhor forma na prova milionária, tanto devido à importância desta para o orçamento do clube como devido ao fator casa. Num grupo em que impera o equilíbrio entre as quatro equipas, capitalizar sobre o apoio dos adeptos é quase essencial.
 
Ausências portistas, dúvidas turcas

É do lado da casa que surge a grande ausência para o encontro (Vincent Aboubakar), mas é no lado turco que residem as grandes dúvidas no que toca à equipa inicial, face às opções do técnico Şenol Güneş. Sérgio Conceição, por seu lado, não deverá ter dúvidas a lançar Soares ao lado de Marega no ataque e a ausência de Maxi Pereira não afeta os planos para a defesa, que contará com o regresso de Ricardo Pereira ao lado direito.

Por outro lado, a equipa turca apresenta várias possibilidades no que toca à formação a escolher. Assente num 4x2x3x1, o Besiktas deverá ter como elemento mais ofensivo o turco Cenk Tosun. É verdade que Álvaro Negredo está entre as opções, mas o espanhol ainda não marcou nesta época e, ao que tudo indica, deverá ser mais uma vez preterido por um jogador que, pelo contrário, já festejou por três vezes.

No alinhamento de Quaresma deverão estar Anderson Talisca e Ryan Babel e na zona mais defensiva do meio-campo abre-se a hipótese de Gary Medel entrar para o onze. Na defesa reside uma grande dúvida: o brasileiro Adriano chegou a ser dado como carta fora do baralho mas integrou a comitiva e o técnico indicou que está entre as opções para a equipa inicial.

O hino da Liga dos Campeões voltará esta terça-feira a soar no Dragão e Sérgio Conceição, que se irá estrear na prova como treinador principal, terá apenas um objetivo: somar mais três pontos neste arranque de temporada emocionante, os primeiros três na prova mais mediática do futebol europeu.
clicar para ampliar
Retirado de zerozero

Sem comentários: