segunda-feira, 5 de março de 2018

A Brigada dos Croquetes

Depois do sonho de José Roquette em transformar o Sporting num Centro Comercial e um Complexo Desportivo que produzissem receita suficiente para a construção do novo estádio Alvaláxia XXI passou pelo clube e SAD um bando de incompetentes a que se convencionou chamar a Brigada dos Croquetes.
A parte comercial falhou completamente, as dívidas foram-se acumulando, e a equipa de futebol continua sem ganhar nada há 16 anos. Mas digam o que disserem o Sporting atual de Bruno de Carvalho não é o mesmo. Fez uma limpeza no balneário, boas contratações, a equipa está mais arejada e tem a situação financeira equilibrada. Além disso foi aceite o pedido de um voto de confiança aos associados de “mais de 75% dos votos” em cada um dos 3 pontos exigidos por Bruno de Carvalho aprovados na Assembleia Geral. 
A herança recebida não será fácil de esquecer nomeadamente lá mais para a frente quando chegar o prazo para resgatar os VMOC (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis). Esta obrigação foi contratualizada em Dezembro de 2014 com um prazo de maturidade de doze anos. Ou seja, se nada foi for feito até lá, em 2026, o Sporting por via dos VMOC terá que desembolsar 133M€ mais juros. Se falhar a liquidação a maioria da SAD passa para as mãos da Banca a menos que aceitem uma nova reestruturação da dívida.
 
Bruno de Carvalho depois de conseguir a maioria pretendida resolveu apresentar um outro pedido. “Que os 3,5 milhões de Sportinguistas deixassem de ler os jornais desportivos e os comentadores adeptos do Sporting nos debates televisivos abandonassem os programas!
 
Desde logo não sei onde foi “arranjar” os 3,5 milhões de adeptos. É que esse número somado aos 6 milhões de corruptos do outro Circo da 2ª circular perfaz 9,5 milhões. Quer dizer que pelas contas do banana só restam no País 500 vagas para os Portistas! No joguinho do Dragão fizeram o que podiam mas apanharam com uma equipa determinada pela frente. Pelo menos devem pensar em acabar a época à frente do Clube da Treta.
 
É com este caramelo que teremos de conviver mais algum tempo. Não será um Luís XIV como o Rei Sol do galinheiro mas alguém que elevará o Clube e a SAD aos mais altos voos da história dos Calimeros. Nem sei como lhe devo chamar. Rei de Copas pode ser?
Pelo menos o homem reduziu a Brigada dos Croquetes a cinzas.
 
Até à próxima

Sem comentários: