sábado, 25 de agosto de 2018

Uns com tanto e outros com tão pouco

Será já com o resultado do dérbi lisboeta conhecido que o campeão entrará em campo. De um lado, uma equipa 100% vitoriosa; do outro, uma que ainda não sabe o que é não perder. Ainda assim, e apesar dos três triunfos (com um título para o palmarés logo no primeiro jogo) também do lado portista há margem para melhorias, em boa parte devido à exibição menos conseguida no Jamor
 
Os dragões não conseguiram ser avassaladores na segunda jornada, mas o ambiente caseiro ajuda e muito a equipa de Sérgio Conceição. Os últimos 15 jogos em casa contaram com 13 vitórias, um empate e apenas uma derrota, e não deverá ser o virar da temporada que afetará o valor desse fator casa.
 
Além disso, a equipa portista tem pela frente uma formação em claros apuros neste arranque de época: com um onze-base ainda por definir, com processos da nova equipa técnica liderada por Luís Castro ainda por assimilar, o Vitória SC não tem sabido fazer face às exigências e, além de já ter ficado fora da Taça da Liga, vê-se perto da cauda da tabela nestes primeiros tempos de campeonato.

Os reforços foram muitos, mas vários ainda não corresponderam como sabem e a equipa vitoriana precisa com urgência de engrenar nos bons resultados. E se a derrota na Luz teve fortes efeitos negativos na motivação da equipa, como admitiu o treinador, roubar pontos na casa do campeão - uma equipa que Luís Castro bem conhece... - traria o efeito oposto.
 
Regresso de peso?
 
Em relação à equipa portista há, por esta altura, uma grande incógnita, de seu nome Moussa Marega. O avançado maliano, uma das grandes figuras (para muitos a principal...) da caminhada vitoriosa do FC Porto em 2017/18 foi reintegrado no plantel e, na teoria, está disponível para a receção ao Vitória SC. Voltará à equipa inicial no imediato? Cairá de imediato André Pereira?

Com Danilo em fase final de recuperação e, ao que tudo indica, ainda indisponível, Conceição sabe também que não conta com jogadores como Mbemba ou Soares, que mais do que opções de caras para o onze seriam alternativas. Ainda assim, há armas suficientes ao dispôr do técnico para que mais três pontos sejam realidade.
 
Defesa desfalcada
 
Luís Castro, que está de volta à casa que o acolheu por muito tempo, não tem muitos problemas a nível de lesões da defesa para a frente, mas no setor recuado há várias baixas a registar. Venâncio continua de fora, Osorio está indisponível por estar cedido pelo FC Porto e isso obriga à dupla Pedro Henrique/João Afonso e há ainda a juntar às contas a lesão de Dodô, que abre caminho à titularidade de Victor García.

Mais grave do que isso é o sub-rendimento da equipa neste arranque de época. Apesar de ter dado trabalho ao Benfica na Luz, a equipa do Vitória SC sabe que precisa de fazer muito mais para fazer face aos objetivos. Começará a recuperação ou cairá aos pés do campeão?
CLICAR PARA AMPLIAR
Artigo publicado no site zerozero

Sem comentários: