
- "Se você não tivesse descoberto a América, será que outro o teria feito? Até porque existem outros Homens em Espanha que poderiam fazê-lo."
Colombo, longe de se exaltar, não respondeu directamente à pergunta, mas propôs um desafio aos presentes. Pegou num ovo de galinha e desafiou todos os que estavam ali a colocar o dito ovo em pé sobre uma das extremidades. O desafio foi bem aceito dado que todos estavam ansiosos por desacreditar Colombo. Mas ninguém o conseguiu fazer… Após algum tempo, Colombo pegou no ovo e bateu levemente com este na mesa até que a casca se quebrasse em baixo, e com esse achatamento, foi simples colocá-lo de pé. O Homem que havia iniciado o desafio exclamou:
- "Assim qualquer um pode fazê-lo!"
E Colombo retrucou:
- "Sim, qualquer um! Mas "qualquer um" que se tivesse lembrado de o fazer." E acrescentou: - "Uma vez que eu mostrei o caminho para o Novo Mundo", "qualquer um" poderá segui-lo. Mas "alguém" teve antes que ter a ideia. E "alguém" teve depois que decidir-se a colocá-la em prática."
E a que respeito surge agora e aqui a Historia do Ovo de Colombo? Pelo simples facto de que hoje se vai disputar a Final do Campeonato do Mundo África 2010 entre a Holanda e a Espanha que são apelidadas de equipas românticas que praticam um futebol ofensivo e bonito de ser ver. E o que tem estas duas equipas em comum para além do seu bonito Futebol? Aposta na Formação de Jogadores Nacionais e muito Trabalho Continuado de Grupo. São estes os dois ingredientes da Poção Mágica de ambas as Selecções.
Repare-se que já se passaram 32 anos desde que a “Laranja Mecânica” conseguiu alcançar uma Final do Campeonato do Mundo. E porque o fez? Porque tem um conjunto de Jogadores que foram formados nas Melhores Escolas de Futebol da Europa (Ajax, PSV, Feyenoord e AZ), que foram aproveitados e trabalhados por “Alguém” das Camadas Jovens da Federação Holandesa, conquistaram Títulos ao serviço das Selecções Juvenis e foram uma aposta contínua do tal “Alguém” que ajudou a construir a Holanda que vemos hoje em campo com Jogadores como Stekelenburg, Heitinga, Van der Vaart, Sneijder, Robben, Kuyt e outros. Depois de “Alguém ter descoberto e indicado o caminho para o Novo Mundo”, é muito fácil ao desconhecido Seleccionador Holandês Bert Van Marwijkter chegar á Final do Campeonato do Mundo de 2010.

O mesmo se passou com Scolari que tinha no Futebol Clube do Porto de 2004 uma base nuclear que foi a maior responsável pelo seu (in)sucesso á frente da Selecção Portuguesa. Actualmente, e por força da aposta num Treinador que nunca teve uma visão a longo prazo como foi o caso de Scolari, aliado a uma política de total desperdício da Formação como tem feito o nosso Futebol Clube do Porto e os seus Rivais de Lisboa, é necessário que apareça “Alguém” que faça o que se fez na Holanda e Espanha do Mundial de África do Sul.
O problema meu caros amigos e amigas, é que este “Alguém” já apareceu e com provas dadas no passado do seu trabalho que foi aproveitado durante anos a fio. Sim, o Mentor e Criador da Geração de Ouro do Futebol Português, o Professor Carlos Queiroz, regressou para criar outra Geração de Ouro, fazendo aquilo que Colombo fez quando calou os Críticos que o invejavam por este ter pensado no que ninguém pensou ou ousou sequer imaginar. Eduardo e Fábio Coentrão são os primeiros exemplo vivos disto mesmo e muitos outros se seguirão….

1 comentário:
The Blue One
Uma palavrinha apenas;
EXCELENTE
ft
Enviar um comentário