quarta-feira, 1 de junho de 2011

Tostões e Milhões

Veja-se como o futebol, por vezes, é cruel. Enquanto o Grupo Benfica, com um Passivo galopante de mais de 500 milhões de euros se passeia, qual fidalgo arruinado inchado de orgulho pelas passerelles das televisões, o Belenenses por uma ridicularia duns milhares de euros, tem a Polícia Judiciária à perna e ainda se debate com uma crise financeira que o pode levar à extinção.

Clube eclético oriundo duma freguesia de Lisboa que nos lembra as deliciosas natas de Belém o clube dalguns atletas famosos, Matateu, Vicente Lucas, Pietra, Murça, Félix Mourinho, pai do nosso Special One, formou nas actividades ditas amadoras praticantes de valor, desde logo no Andebol, Atletismo, Basquetebol, Ginástica, Natação e Rugby. Já era tempo da Câmara Municipal de Lisboa, pródiga na distribuição de benesses ao clube do regime e, por via desses desvarios, a braços com uma auditoria do Tribunal de Contas, se voltar um pouco para a simpática colectividade de Belém.

Sensivelmente da mesma idade mas apresentando nos últimos anos uma estrutura fortemente profissionalizada, o Sporting Clube de Braga foi verdadeiramente a surpresa das duas últimas Ligas. Em 2009/2010 com o brilhante segundo lugar na LIGA SAGRES e esta época com uma presença inesquecível na UEFA LEAGUE. Com um orçamente de tostões muito limitado e contas equilibradas, a colectividade mais representativa da Cidade de Braga fez sofrer o campeão deste ano, o nosso Futebol Clube do Porto, até ao último segundo.

Lá por fora, a moda parece ser o investimento/lavagem de dinheiro dos multimilionários que tomam de assalto, nomeadamente em Inglaterra, os clubes com dificuldades financeiras, injectando capital não se sabe vindo de onde. À subida em flecha dos Proveitos, não corresponderam os resultados, e os principais clubes tiveram mesmo prejuízos volumosos. O aumento de Custos na relação salários dos jogadores vs receitas foi a principal razão deste descalabro em que apenas 4 clubes obtiveram lucros, elevando-se os resultados deficitários acumulados dos restantes 16 clubes a 590M€.

Curiosamente, os clubes que apresentaram piores resultados são dirigidos pelos tais senhores do petróleo. O Manchester City, do xeque Mansourdo Abu Dhabi teve prejuízos de 147 milhões. No Manchester United, o milionário norte americano Malcolm Glazer teve que se aguentar com 96 milhões. Este cavalheiro, desde 2005 quando tomou conta do clube, gastou mais de 400 milhões só em juros! O russo Abramovich apresentou resultados negativos de 95 milhões de euros, etc. Os mais curiosos podem ler abaixo os gráficos em Libras e um link para ver outros aspectos relevantes dos 20 clubes. A taxa de conversão de libras para euros é: 1.00 GBP=1.148 EUR   

(Clicar na imagem para ampliar)

Estes números dão que pensar quando o nosso Presidente com a competência que se lhe reconhece, anunciou há dias que o FC Porto gasta 1/3 destes outros colossos, tem “as contas equilibradas”, um Passivo Financeiro (aquilo que se deve aos Bancos) “sustentado” de 70M€ e um rol infindável de títulos em diversas modalidades, conseguido durante os seus 29 anos de presidência.

Enquanto não chegam os milhões do FMI, deixo algumas sugestões de espectáculos para o dia das eleições. Aqueles que votam em Lisboa e chegam de véspera podem ver na TvCabo do Hotel a série “24” Armadilha nos Túneis, ou optar pelo espectáculo do Casino do Estoril, e uma ida aos Fados.

Para os mais saudosistas, Santana Flopes, ex-presidente da CML, recorda as lutas internas com os colegas de partido e aproveitando a presença das velhas vedetas, promove uma exibição de luta livre nos terrenos do extinto Parque Mayer: “TÃO AMIGOS QUE NÓS ÉRAMOS”, com receita a favor do Arquitecto Frank Gehry que ainda está à espera que lhe paguem o projecto do Parque.

Na tarde de Domingo, enquanto aguardam os resultados, em vez de serem matraqueados com os habituais: ”Alô Rita Marrafa de Carvalho, José Sócrates já votou?” ou “na Travessa do Possolo, os estores continuam fechados!”, podem entreter-se a folhear o primeiro número da revista PINÓQUIO com a antevisão da nova novela da TVI “O APAGADOR DE PROMESSAS”, ou ir até um Centro Comercial ver os “MERCENÁRIOS 2” ou “OS 12 INDOMÁVEIS PATIFES”

Fotomontagens de JOSE LIMA

Até para a semana

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto está de mais... muito bem esgalhado. Para continuar, a bem do serviço público justo!