O Benfica tinha-se aproximado perigosamente e a entrada em campo até foi melindrosa. Mas o FC Porto acabou por bater o Beira-Mar (3 x 0) e voltou a colocar as devidas distâncias no topo da Liga, a três jornadas do último apito em 2011/2012.
A noite foi de festa, de uma família devota ao seu querido líder, com uma fração a dedicar-lhe a curva sagrada. Pinto da Costa foi festejado, pelos 30 anos de presidência, mas certamente não terá gostado do atrevimento demonstrado pelo convidado de ocasião, o Beira Mar, que antes do golo de Hulk, aos 33 minutos, ameaçou soprar as velas Portistas antes do tempo.
Embora o primeiro sinal de perigo tenha saído do pé de Janko - prometeu, mas custa-lhe acertar o passo -, a verdade é que os Aveirenses chegaram-se perto do fogo. Camará, aos 14 minutos, por exemplo, obrigou Helton a estirada importante, mas já Nildo, aos 21 minutos, devia ter feito bem mais, tão sozinho que estava para cabecear.
Pelo meio, só Hulk tinha voltado a ameaçar Rui Rego, aos 18 minutos, com defesa do guardião Aveirense, até que o perigo voltou a rondar a baliza Azul e Branca. Camará fugiu tão bem a Otamendi - que teve a sua dose de falha - e esteve tão mal na hora de decidir. Atirou para as mãos de Helton quando estava um companheiro pronto a encostar.
Seguiu-se o ato solene, com um dos topos a ser rebaptizado em pleno jogo para «curva Pinto da Costa» e para assinalar o momento só podia chegar o golo, de grande penalidade. Dias puxou James Rodríguez tempo a mais e a queda levou Hulk à marca do castigo. O poste ainda manteve em suspenso a festa que se soltou logo a seguir.
Antes do bolo ao intervalo, Janko pode muito bem ter ficado sem a fatia que lhe pertence, porque aquela bola tem de acabar lá dentro. A centímetros da linha de golo, o Austríaco cabeceou por cima. Iria redimir-se, cinco minutos depois do descanso. Hulk fez tudo, em força e qualidade, e deu a Janko mais de meio golo, que só teve de encostar.
Por esta altura, acabava-se aquele Beira Mar interessante e ameaçador da primeira parte e soltavam-se os presentes para o chefe da casa. A "bomba" de James ainda encontrou fim em Rui Rego mas aos 54 minutos já nem esse valeu aos visitantes, quando Hulk atirou para o 3 x 0. Era muito cedo para um fim de história, mas aconteceu e pouco mais há a contar.
Talvez os minutos de jogo para os ex-lesionados Danilo e Varela, no FC Porto, e Edson Sitta, no Beira-Mar. A partida, essa, jogava-se à moda do FC Porto, controlada e com os Dragões a nem quererem abusar nos números da vitória, que os deixou a cinco pontos do bicampeonato, a três jogos do final.
Fonte: zerozero
Melhor em Campo: Hulk
2 comentários:
O jogo de ontem voltou a mostrar um FC Porto de duas faces. A mais negativa, correspondendo a uma primeira parte de domínio inconsequente, com muitos passes falhados, dificuldades de progressão e sobretudo de uma intranquilidade defensiva de pasmar! As peças nucleares mostrara-se desinspirados e quando assim é, a máquina não carbura.
A mais positiva, correspondendo a toda a segunda parte, com incidência especial para os primeiros vinte minutos em que os Dragões foram arrasadores, construindo um resultado confortável. Nesta fase o futebol saiu fluído, rápido, incisivo e demolidor. O acerto defensivo e muita classe foram determinantes, com subidas exibicionais de todos os jogadores. Destaque para Hulk, uma vez mais decisivo.
O título ficou mais perto mas ainda faltam jogos muito importantes que vão decidi tudo, para o bem (espero) ou para o mal.
Um abraço
@ Rui Anjos (Dragaopentacampeao)
"O título ficou mais perto mas ainda faltam jogos muito importantes que vão decidi tudo, para o bem (espero) ou para o mal."
È verdade meu caro, e tenhamos em linha de conta que o nosso FC Porto vai ter pela frente dois jogos de dificuldade elevada, a começar pela Madeira onde o Marítimo tudo vai fazer para que os Dragões percam o Campeonato como retaliação do caso Kléber!
Não estou muito confiante porque o Treinador não manda nada e não me agrada ver a nossa equipa ao sabor da vontade dos Atletas, mas vamos indo e vamos vendo... Espero que termine tudo bem.
Cumprimentos.
Enviar um comentário