sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Acessível? Com o VP não!

Decorreu ontem o sorteio da Liga dos Campeões. A sorte ditou que o Futebol Clube do Porto tenha de medir forças com o milionário PSG, o acérrimo Dinamo Kyiv e os controversos Croatas do GNK Dinamo (mais conhecido por Dinamo Zagreb). À primeira vista até parece ser um grupo acessível só que não nos podemos esquecer que nestas coisas das Competições Europeias a lógica fica sempre á porta de casa e para mais o Treinador do FC Porto tem assim um jeitinho especial para o disparate neste tipo de jogos.
Á primeira vista os favoritos a passar á fase seguinte serão: FC Porto e PSG. Mas eu não creio que vá ser assim. 
 
Isto porque os Franceses enriqueceram imenso e tem dinheiro para gastar em contratações até dizer basta, mas todos sabemos que no Reino do Futebol isto de ter muito dinheiro não é sinonimo de vitória certa. Que o diga Ancelotti que com uma equipa com Pastore, Lavezzi, Ibrahimović, Nené entre outros não consegue que a Equipa Parisiense pratique um futebol dominador e bonito. Para já o resultado prático de tão brutal investimento foi zero, daí que seja natural que o Treinador Italiano vá apostar tudo na Champions.
 
Temos depois a histórica Equipa Ucraniana do Dinamo Kyiv. Esta antiga Glória da União Soviética (que era a Equipa do Exercito) pode não ser um adversário de peso, mas tem a seu favor o pico de forma. Ou seja, quando estes forem defrontar os Azuis e Brancos estarão já numa fase muito adiantada do seu Campeonato e como tal terão uma “rodagem muito maior” que os Portistas. O seu apuramento para a Liga dos Campeões foi complicado, mas o facto é que estão lá e irão com toda a certeza dar o seu melhor para passarem a fase de grupos. Betão, Miguel Veloso e Frank Temile são as estrelas da companhia deste Dinamo.
 
O GNK Dinamo á partida será a equipa mais fraca deste grupo. O Dinamo Zagreb é uma potência na Croácia e já deu ao Mundo do Futebol Jogadores como Suker, Boban e mais recentemente Modric entre outros grandes Jogadores Croatas (é uma espécie de Ajax dos Balcãs). A sua história Europeia não é muito famosa e é sempre considerado um outsider jogue em que Competição Internacional jogar, mas nunca se deve subestimar este tipo de Equipas. O FC Porto que se lembre do APOEL quando tiver de ps defrontar. Para mais este mesmo Dinamo esteve sobre forte suspeita na temporada anterior devido ao estranho 7 a 0 que sofreu em casa e que permitiu a passagem do Lyon á fase a eliminar da Champions… Quando joga em casa o seu público chega a ser aterrorizador no apoio á sua e é conhecido por ter sempre um comportamento violento.
 
Como podemos ver o Futebol Clube do Porto terá pela frente adversários muito complicados. Esperemos que Vítor Pereira não invente e que consiga pelo menos passar a fase de grupos (coisa que não fez na época anterior quando comandava um Plantel bem mais forte). Confesso que não tenho muita esperança no apuramento do FC Porto, mas vamos a ver.
 
Eis o calendário dos Dragões:
 
1.ª Jornada: GNK Dinamo vs. FC PORTO (18/09)
2.ª Jornada: FC PORTO vs. Paris Saint Germain FC (03/10)
3.ª Jornada: FC PORTO vs. Dinamo Kyiv (24/10)
4.ª Jornada: Dinamo Kyiv vs. FC PORTO (06/11)
5.ª Jornada: FC PORTO vs. GNK Dinamo (21/11)
6.ª Jornada: Paris Saint Germain FC vs. FC PORTO (04/12)

2 comentários:

eumargotdasilva disse...

Blue one, que falta de fé!
mesmo não gostando do VP poderia dizer como o Guardabel que com estes jogadores, até com o VP vamos lá...
Temos de dar tempo ao tempo e ver se o jogo contra o Guimarães é que foi a valer. Se foi, não duvido que passámos e que vamos jogar bem...
Tem tudo para dar certo...
O difícil será entender se não der...

Pedro Silva disse...

reine margot é como a minha amiga diz e bem, se o nosso FC Porto mantiver o mesmo estilo de jogo que fez contra o Guimarães então eu acredito que mesmo com VP é possível passar a fase de grupos da Champions.

Só que eu acho que o Guimarães também se pôs a jeito e como tal tenho as minhas sérias dúvidas. Mas vamos a ver o que vai acontecer em Olhão contra uma Equipa mais forte que este Guimarães.

Eu por norma não gosto que o FC Porto fique em Grupos acessíveis na Liga dos Campeões.

Não sei se o nosso Porto relaxa demais quando joga com Equipas "inferiores". Tal aconteceu no ano passado onde os Dragões eram os claros favoritos á passagem.

Vamos a ver...