quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Aprender com o passado

Estamos mais ou menos a 2 semanas do fecho de mercado de transferências e é natural que comecem a surgir certos rumores de saídas de Atletas do FC Porto, assim como também é perfeitamente natural que Jogadores como Moutinho e Hulk demonstrem a sua vontade de experimentar outros campeonatos que tem a possibilidade de lhes pagar um ordenado maior.

Como adepto do Futebol Clube do Porto não vejo com bons olhos a possível saída de João Moutinho. Isto porque no actual Plantel dos Dragões não existe um substituto á altura de Moutinho e para além disto o lote de opções para o meio campo é muito reduzido tal como já tive oportunidade de expor num artigo anterior. Mas assim como entendi a saída de AVB para o Chelsea, também aceitarei de bom grado uma possível saída de Moutinho. Afinal de contas esta é a lei do futebol e os Jogadores são acima de tudo profissionais que buscam o melhor para si e para os seus.

No que diz respeito a Hulk aplico quase tudo o que escrevi anteriormente se bem que para o Brasileiro existem mil e quinhentas opções. Basta que Vítor Pereira saiba aproveita-las e de certeza que a equipa não sentirá a falta de Hulk.

Agora é de uma importância atroz que o FC Porto aproveite estas oportunidades que podem ser únicas. A tremenda asneira que foi feita com Alvaro Pereira não deve ser repetida sob pena de o clube “dar o estouro” no que a finanças diz respeito. Há que aproveitar o actual momento para se vender o passe destes Atletas por um valor que agrade ao clube. O Mundo está a atravessar uma crise económica profunda e o futebol também tem sofrido com isto sendo raras as excepções em que aparece um Clube disposto a cometer uma loucura para contratar um Hulk ou Moutinho. 

Daí que seja vital o clube vender a quem fizer a melhor oferta e não andar a regatear o preço com este ou aquele porque o Jogador não quer jogar na Rússia, França, China, Quatar, etc. O tempo das vacas gordas já lá vai… Claro que gostaria de ver o Hulk a jogar em Espanha ou Inglaterra, mas se os grandes Compradores como o Manchester United (por exemplo) optaram por ir aos saldos em busca do Jogador jovem promissor, então mais vale aceitar uma excelente oferta de um Clube Russo carregado de dinheiro do que ficar no Plantel com mais dois Alvaros Pereiras.  

O Passado é muitas vezes para esquecer, mas acima de tudo serve para nos dar uma lição preciosa para o futuro. Espero sinceramente que os Dirigentes do Futebol Clube do Porto tenham aprendido com os erros de um passado recente que quase custou um Campeonato Nacional. A não ser que estes estejam a pensar em extinguir as já pouquíssimas Modalidades ditas amadoras, mas quando se acabarem os anéis vão-se os dedos…

1 comentário:

Nuno De Sousa disse...

http://scoutfootstars.blogspot.pt/ avaliação da performance de jogadores, o Fernando (Polvo) foi o ultimo..