quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Mais do mesmo?

Eu não quis reagir a “quente” ao empate que o Gil Vicente impôs ao Futebol Clube do Porto, daí que tenha deixado passar uns dias para dizer o que me vai na Alma sobre o que se passou em Barcelos. Para já apenas me apetece perguntar se vamos ter mais do mesmo… Dito de outra forma, será que Vítor Pereira e restantes elementos do FC Porto não aprenderam nada com a Temporada anterior?

Quem olha para este jogo ante o Gil fica com a clara ideia que não. Isto porque um dos males do banco Portista está de volta e já vai fazendo das suas. Estou a referir-me ao malfadado Rui Quinta que é um excelente profissional na preparação física mas um zero á esquerda na leitura do jogo. Porque voltou esta personagem a desempenhar tal papel? Não sei, mas imagino que tal se deve á tremenda teimosia de Vítor Pereira.

Mas um mal nunca vem só. Já aqui tinha dito que para os Dragões enfrentarem todas as Competições com a força e garra que se lhes exige, estes devem contratar um reforço para o meio campo. E também disse que este reforço não deve ser um qualquer, mas sim um Jogador que transporte a bola até ao ataque uma vez que Lucho não aguenta desempenhar este papel durante os 90 e poucos minutos e porque com VP o Moutinho defende mais do que ataca. Belluschi é este Jogador, mas por uma qualquer cisma que ainda está por explicar como deve ser este mantêm-se á margem do Plantel.

Tudo isto leva-me a outra importante questão que parece não ter sido ultrapassada com a experiência da época anterior. Já todos vimos que o Plantel é algo desorganizado e que existem Jogadores a treinar á parte, outros com a sua situação contratual por resolver e outros que são pura e simplesmente ostracizados. Daí que pergunte se Vítor Pereira tem efectivamente uma palavra a dizer sobre aquilo que pretende para a Equipa que orienta. 

É cansativo ver um FC Porto a jogar num determinado sistema de jogo que exige o tal médio transportador de bola e este não existir… E custa também ver um Jogador com qualidade como o Jackson necessitar de ter um colega do seu lado para que este possa tabelar uma vez que o tal médio de que já aqui falei por mais do que uma vez não existe. A prova disto mesmo ficou á vista de todos quando VP fez entrar Kléber para apoiar o Colombiano na frente de ataque, criando desta forma um tremendo buraco entre o meio campo e o ataque Azul e Branco. Sem bola os avançados não marcam os golos que dão pontos.

Estamos quase na altura do fecho de mercado e o FC Porto têm estes problemas todos por resolver. Afinal o que andou Vítor Pereira e companhia a fazer no estágio de pré temporada? A passear o caderno?

Não se pense que estou a criticar o Treinador que (com muita sorte á mistura) deu o Título de Bicampeão Nacional ao FC Porto, mas se até as crianças aprendem com os erros que vão cometendo porquê carga de água o Homem de Espinho e restantes elementos do FC Porto insistem no erro? A sorte não dura para sempre meus Senhores!

2 comentários:

rui lima disse...

Não posso deixar de expressar a minha tristeza pelo jogo em que o FCP poderia ter começado om uma vitoria e aproveitar os deslizes do Sp de Braga e do Sporting.
Concordo em absoluto com o comentario do Blue One e acrescento que não compreendo com a epoca de transferencias se prolonga até 31 de agosto o que prejudica a organização dos planteis e desestabiliza os atletas.
Manda quem pode,a nós cabe-nos protestar e por falar nisso como vai ser o Sp Braga ressercido da falta de um jogador que viu inadvertidamente um vemelho e teve de continuar o jogo com 10 atletas em campo?

Pedro Silva disse...

Rui Lima eu também não concordo com as datas que a FIFA e UEFA impõem para o mercado de transferências, contudo este é um mal generalizado que afecta todos os Clubes.

Ora o nosso FC Porto sempre se gabou de saber lidar com o Mercado como ninguém. Contudo há uns tempos para cá esta mestria deixou de existir, talvez porque a situação financeira do Clube e SAD serem graves e como tal há que fazer dinheiro... Mas há que ver que estamos em tempo de crise e a UEFA quer colocar um travão às vendas milionárias.

Só assim se percebe a razão pela qual o nosso FC Porto ainda não vendeu o passe de Alvaro Pereira e Rolando.

"e por falar nisso como vai ser o Sp Braga ressercido da falta de um jogador que viu inadvertidamente um vemelho e teve de continuar o jogo com 10 atletas em campo?"

Não é por nada mas o Luisão também deveria estar suspenso preventivamente tal como fizeram com o Hulk. É a magia do costume.

Aquele abraço!!!