segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Visita de Estado

Dos jornais:
 
“O Presidente da República, Cavaco Silva, vai receber Luís Filipe Vieira, numa audiência marcada para o Palácio de Belém, na próxima segunda-feira, pelas 11:30h, mas o líder da direcção encarnada não vai sozinho, já que se fará acompanhar por Rui Barreira, presidente do Conselho Fiscal, e por Luís Nazaré, líder da Assembleia-Geral do emblema da Luz. A recepção aos responsáveis pelos órgãos sociais do Benfica foi confirmada pela agenda do Presidente, que, de seguida, recebe os chefes dos Estado-Maior das Forças Armadas, aos quais oferece um almoço.”
 
Alguns amigos enviaram-me e-mail de protesto por esta acção. Apenas me parece estranho não estarem por lá mais alguns amigos do Presidente da Republica…
A cerimónia afigura-se-me perfeitamente correcta dentro dos enunciados, por exemplo, do tratado (já tão longínquo) da CEE, em que se proclama “a livre circulação de pessoas e animais”
 
Senão vejamos:
 
1 – Quem é o chefe-da-banda da Orquestra Portugal? Cavaco Silva
 
2 – Quantos habitantes tem Portugal? Mais ou menos 10 milhões.
 
3 – Quantos desses habitantes são representados pela “instituição”? 6 milhões
 
4 – Depois de serem recebidos pelo chefe dos Árbitros que viria a ajoelhar nas queridas televisões, de 5 em 5 jornadas. Pelo Senhor Presidente da AR a quem entregaram um importante documento sobre a Verdade Desportiva que serviu de gáudio para o País inteiro. Recebido também pelo senhor Procurador-Geral da República personagem de opereta que não existe, nada sabe, nada vê, assim uma espécie de Vítor Constâncio… segue-se na hierarquia, naturalmente, Sua Excelência.
 
Aguardando-se, como cita a notícia, a visita dos Chefes do Estado-Maior das Forças Armadas, nada melhor do que Sua Eminência e a delegação do Clube fossem convidados para almoçar e definir estratégias de defesa para eventuais arremessos de petardos nas instalações da “instituição”.
 
Apenas um reparo: Concordo plenamente com todos estes passos do presidente do clube da treta, e atrevo-me a sugerir uma visita que resolveria todos os seus problemas. Que tal a Sua Santidade? Afinal este é que o está a comer de cebolada há 10 anos.
Não há dúvida que esta “acção” deve ter sido congeminada por um dos maiores cérebros em marketing e comunicação do nosso País: João Gabriel. Segundo fontes geralmente bem informadas, é mesmo ele quem escreve os inflamados discursos que o senhor vieira lê quando visita “as Casas dos 50 votos”.
 
E as visitas, por exemplo aos Árbitros têm dado resultado. Ainda no Sábado, perdoaram ao caceteiro Maxi Pereira, o segundo amarelo. Bem sei que se tivesse sido expulso pelo Xistra na jornada anterior quando deu uma cabeçada ao vice-presidente da Académica, neste jogo ficava de fora. Com o Paços de Ferreira puseram o Pietra na rua, em vez do Jesus, mas “prontos”, no fundo era mesma coisa. Mais um “castigo” sem significado.
 
Pormenor que me deixa intrigado é a mesma fonte anunciar que será oferecida ao presidente uma camisola da ”instituição” com o número da divida externa de Portugal (ainda não apurado), com retribuição por parte de Cavaco Silva de um livro que poderá ser muito útil, por exemplo para Pragal Colaço analisar: Falências e Insolvências.
 
A Bem da Nação

Sem comentários: