segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Dá para parar com isto?

Com o aproximar do final do mês de Dezembro é natural que surjam as normais movimentações do Mercado de Inverno. Janeiro/Fevereiro é por norma a altura ideal para as Equipas levarem a cabo um ou outro retoque nos seus plantéis devido a um azar que pode ter acontecido ou até mesmo a um mau planeamento da temporada. 
 
E há que dizer que já há muito que os Clubes deixaram de ser Donos e Senhores dos Passes dos Jogadores e como tal o Jogador vai querer sempre o melhor para si, ou seja, o Atleta vai procurar sempre o Clube que lhe pague o melhor ordenado e lhe garanta um bom futuro. Tudo normal e natural.
Contudo toda esta normalidade tem a si acoplado uma anormalidade. Anormalidade esta que dá pelo nome de Empresários de Futebol. Este “Profissional” é contratado pelos Jogadores para gerir a sua carreira, contudo isto nem sempre é assim. O enorme boom que vimos neste sector de actividade fez com que surgissem muitos Empresários interessados somente em fazer dinheiro colocando totalmente de parte o bem-estar do Cliente. É desta forma que vemos na Comunicação Social notícias ridículas que dão como certo o regresso de Quaresma ao FC Porto, o ingresso de Izmalilov no Reino do Dragão por troca com Rolando e/ou Miguel Lopes. O facto de estes serem Jogadores nos quais os Treinadores de Porto, Sporting e Besiktas não depositam a sua confiança não é um mero acaso.
 
Já há muito que venho dizendo que o Jornalismo Desportivo é uma treta que se move por dinheiro. O dever de informar e de isenção já há muito que foi posto fora da Editoras dos Jornais Desportivos dando lugar à especulação e mal dizer. E neste cenário é natural que surjam os “Profissionais” a meter umas notinhas no bolso deste ou daquele Jornalista para que coloquem este ou aquela Jogador na esfera do FC Porto. No Jornal “A BOLA” isto é o pão nosso de cada dia… Depois vem o resto da cambada aproveitar a genialidade de tal Jornal pois já se sabe que muitos “pategos” vão a correr comprar o matutino.
E quando estou a falar de ”pategos” estou a referir-me a uma generalidade de adeptos e não só aos da 2.ª Circular. Isto porque bastou falar-se na possibilidade de Quaresma regressar ao Dragão que rapidamente se instalou uma loucura no seio da Família Azul e Branca. Como se agora o Futebol Clube do Porto fosse algum asilo ou campo de refugiados! Uma coisa foi receber de braços abertos Lucho Gonzales que veio reforçar uma zona do campo onde os Portistas estavam (e ainda estão) enfraquecidos, outra bem diferente é receber de volta um Jogador que desde que saiu do Dragão deixou de ser racional e genial… E para mais para o lugar de Quaresma já há cá o “barrete” Iturbe e o “Mariano” Kelvin.
 
Quanto a Izmailov que eu saiba o Futebol Clube do Porto não é nenhum Hospital e muito menos é o Banco do Sporting onde este vai buscar dinheiro para tratar das suas asneiras financeiras! É verdade que os Dragões querem “despachar” o Rolando (e o Jogador se fosse esperto já tinha desamparado a loja) mas há limites para tudo e por muitas dificuldades financeiras que existam o FC Porto não é o Sporting/Benfica.

Sem comentários: