domingo, 20 de janeiro de 2013

Alex o Artista

O FC Porto está provisoriamente de regresso à liderança da Liga Zon Sagres após infligir a primeira derrota fora de casa ao Paços de Ferreira. Os Bicampeões Nacionais venceram os Pacenses por 2 x 0, num jogo em que Alex Sandro e Marat Izmaylov foram os marcadores de serviço.
Após uma primeira parte em que mostraram falta de eficácia frente a um adversário bastante organizado, os Dragões chegaram aos golos que garantiram a conquista dos três pontos na etapa complementar. O primeiro foi por intermédio de Alex Sandro, logo aos 46 minutos, que colocou a bola dentro da baliza quando queria cruzá-la para a área e o segundo foi da autoria de Izmaylov, ao minuto 78, que com um remate cruzado marcou o primeiro golo pelo FC Porto naquela que foi a sua estreia na nova casa.
Agora, o FC Porto está na frente do Campeonato com os mesmos pontos que o Benfica, que defronta o Moreirense na próxima segunda-feira. Foi o primeiro passo para o possível regresso da equipa comandada por Vítor Pereira ao comando da Liga, pois esta quarta-feira disputa-se o jogo em atraso com o Vitória de Setúbal.
A primeira parte do encontro no Dragão mostrou um FC Porto ofensivo mas demasiado previsível. É verdade que os Azuis e Brancos criaram muitas ocasiões para inaugurarem o marcador mas nunca mostraram pontaria na hora de atirar à baliza de Cássio.
Assim, frente ao Paços de Ferreira, que chegou a casa dos Bicampeões Nacionais sem qualquer derrota fora da Mata Real, o FC Porto mostrou-se órfão da genialidade e imprevisibilidade que James Rodríguez oferece à equipa, acabando por chegar empatado a zero ao intervalo. De resto, um resultado que o Dragão já tinha verificado nas últimas duas vezes que tinha sido palco de jogos para o campeonato, diante do Nacional da Madeira e do Moreirense. Mas os números podiam ter sido diferentes. 
No total, foram cinco as vezes que o FC Porto esteve bastante perto de inaugurar o marcador. Primeiro foi Defour de cabeça a dar sinal de perigo, seguindo-se Otamendi a rematar em arco ao lado da baliza. João Moutinho, após assistência de Jackson Martínez, foi o senhor que se seguiu nos remates ao lado da baliza do Paços de Ferreira, tendo as últimas duas oportunidades, que tiveram o mesmo fim de todas as outras, pertencido ao goleador Colombiano.
Contudo, apesar das cinco ocasiões e da maior posse de bola e controlo de jogo do FC Porto, o Paços de Ferreira nunca se viu à nora. A equipa de Paulo Fonseca, bastante organizada, bem posicionada e sem qualquer receio por estar a jogar na casa do Bicampeão, nunca teve medo de sair para o ataque quando o podia fazer e foi Cícero quem teve nos pés o último lance digno de registo da primeira parte. A bola saiu por cima da baliza defendida por Helton.
Se ao longo dos primeiros 45 minutos o FC Porto não conseguiu concretizar nenhuma das cinco boas ocasiões de que dispôs, a verdade é que na segunda parte não precisou de nenhuma para marcar. No primeiro minuto da etapa complementar, Alex Sandro fez uma das suas várias investidas ao ataque pelo corredor esquerdo e tentou o cruzamento para a área onde estava Jackson Martínez. No entanto, a bola não saiu com a direção desejada e terminou...no fundo da baliza de Cássio.
Foi quase sem querer que os Azuis e Brancos chegaram à vantagem. O resultado de 1 x 0 surgiu de um modo inesperado mas era inteiramente justo porque, mesmo não estando a fazer uma exibição por aí além, o FC Porto manteve-se sempre por cima do encontro e foi a melhor equipa em campo.
Contra tamanha adversidade após ter aguentado bem o primeiro tempo, o Paços de Ferreira quebrou animicamente com o golo de Alex Sandro. Tal facto permitiu ao FC Porto gerir melhor o jogo e de forma tranquila conquistar os três pontos, pois Helton não foi colocado à prova uma única vez.
Mas o resultado de 1 x 0 não foi aquele que permaneceu no marcador no final dos 90 minutos. Marat Izmaylov, que rendeu Varela, fez a sua estreia no Dragão como jogador do FC Porto e aos 78 minutos festejou o primeiro golo com a camisola Azul e Branca, executando um remate cruzado, após bom trabalho de Kelvin, que só parou no fundo da baliza de Cássio. Melhor estreia era impossível para o Russo.
Retirado de zerozero
Melhor em Campo: Alex Sandro

1 comentário:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Confesso que não gostei da exibição portista, neste jogo, em que, para mim, se salvaram os primeiros dez minutos, muito prometedores, mas que se desvaneceram, resvalando para um futebol pouco intenso, sem chama, pouco inspirado, frente a um adversário, como quase todos os que visitam o Dragão, apenas preocupado em tapas os caminhos da sua baliza.

Apesar de tudo, vitória inquestionável da única equipa que lutou para construir um resultado positivo, que nos mantém o sonho de repetir o título.

Mangala e Defour, foram para mim, os mais regulares da equipa do FC Porto.

Um abraço.