domingo, 21 de julho de 2013

Olhar os Rivais: SL Benfica

Estamos ainda em pré temporada mas é importante que no Futebol Clube do Porto se comece a olhar para os Rivais não descurando nunca o trabalho que tem de ser feito a nível interno até porque o Plantel Portista ainda é algo desequilibrado.
 
Penso que já é por demais conhecida a forma como o SL Benfica de Jorge Jesus se comporta. Muita garra, muita corrida, muito físico, muita organização e sobretudo muita matreirice. O Benfica de Jesus é aquele tipo de equipa que tem sempre os olhos postos na baliza adversária e geralmente sabe o que tem de fazer para vencer os seus jogos dando também espectáculo.
Por norma no Reino do Dragão há a perigosa tendência para se desvalorizar o trabalho de Jorge Jesus. È verdade que o Treinador é um bronco que não sabe dizer duas frases num Português correcto, assim como é verdade que o homem é tão habilidoso mas em quase quatro épocas na Luz apenas ganhou um Título de Campeão e foi preciso sabe-se o quê para tal, mas também é verdade que Jorge Jesus vai aprendendo com os erros.
 
Senão vejamos, o Benfica Campeão de Jorge Jesus sofria de vertigens atacantes e esquecia-se de atacar. O da época seguinte foi bem diferente para melhor e o da temporada anterior foi de tal forma sólido que permitiu que a Equipa da Luz pudesse marcar presença numa Final Europeia e na Final da Taça de Portugal. Perdeu tudo mas não deixou de dar luta e praticar bom futebol. Foi assim de tal forma que a determinada altura já ninguém acreditava no FC Porto Tricampeão.  
Esta temporada que está quase a começar não vai ser diferente. Jorge Jesus está muito pressionado porque já são muitos anos na Luz sem nada vencer e também promoveu a contratação de uma palete interminável de Jogadores, mas no meio de tanta malta o Rival da segunda Circular até que conseguiu contratar Jogadores interessantes que se começarem bem a época vai ser um problema para os lados do Clube Azul e Branco.
 
Matic (se ficar) e Sulejmani acrescentam algo mais a este Benfica. E há que ver que Lima continua na Luz o que vai fazer com que Cardozo não seja recordado a não ser pela tentativa de agressão a JJ no Jamor. Markovic parece ser um reforço de valor e Steven Vitória trouxe alternativas a Jardel e outros tais. Para mais a Águia parece ter resolvido o problema que tinha na ala esquerda da sua defesa com a contratação de Sílvio e Cortez (este último está emprestado pelo São Paulo). E ainda está para vir o Português Pizzi que fez uma boa época em Espanha.   
Em resumo, o Benfica 2103/14 é ainda uma caixinha de surpresas daí que seja mm manifestamente importante que o Futebol Clube do Porto olhe com cautela para este adversário apesar de Paulo Fonseca parecer estar a construir uma equipa bem melhor que a de Vítor Pereira. Acima de tudo a caminhada para o Tetracampeonato vai ser tudo menos fácil e o Benfica vai com toda a certeza ser uma tremenda pedra neste caminho.

1 comentário:

JOSE LIMA disse...

Caro The Blue One
A coisa que melhor nós fazemos há 30 anos é “partir pedra”! Tenho medo é “das coisas pelo outro lado”, e do aldrabão presidente dos árbitros. O que vale é que segundo parece, estes já lhe estão há muito, a fazer a cama. De resto a confusão que vai no clube da treta é total e estendeu-se ao balneário. Ninguém sabe quem manda, não existe director-desportivo, ou de comunicação nem, pelos vistos, financeiro. O desastre das contas que vão ser apresentadas dentro de dias aproxima-se a passos largos do caos financeiro. O Passivo galopante do “grupo” ultrapassa os 600 milhões de euros. Por isso a pressa de se desfazerem das jóias. Quantas mais, melhor.
Repare-se que para amenizar a deplorável prestação que se adivinha para o clube esta época, a AFL resolveu ressuscitar uma prova há muito desaparecida: A Taça de Honra de Lisboa que era disputada pelos 4 clubes melhor classificados no extinto Campeonato Regional.
Para que o Benfica este ano pudesse ganhar alguma coisinha foram convidados o Estoril, Belenenses e Sporting. A BOLHA tinha reservado 7-páginas-7 para a festim! Vi o jogo de abertura Benfica X Sporting. Foi de ir às lágrimas Jorge Jesus fazer de adjunto de Helder para fingir que era a Equipa “B” que estava a jogar. É mentira: Só Harramiz não faz parte do plantel principal, ao contrário dos restantes: Pedro Lopes, Sílvio, Jardel, Mitrovic, Melgarejo, André Gomes, Roderick, Rodrigo, Urreta e Ola John. Se esta é a equipa “C”, como “o intestino delgado” vomita na BOLHA o Sporting alinhou com a F. E c’os diabos: no meio dos 104 jogadores com contrato profissional, não será possível arranjar 11 que consigam marcar um golo ao Belenenses?
Abraço