domingo, 11 de agosto de 2013

Aí está a primeira do Paulo

Pela vigésima vez em 35 edições da Supertaça Cândido de Oliveira, o FC Porto ergueu o troféu frente a um Vitória de Guimarães que entrou bem, que se bateu dignamente e de forma aguerrida, mas que abriu espaços letais no lado esquerdo da sua defesa. Licá mostrou a Paulo Fonseca que é bem mais do que uma mera alternativa.
 
Foi em ambiente festivo (bela organização da Federação Portuguesa de Futebol!) que FC Porto e Vitória SC abriram o trilho de mais uma época futebolística.
 
Ambiente fantástico proporcionado por duas das mais calorosas massas adeptas de Portugal, dentro de um cenário que tudo teve para proporcionar um belo espetáculo desportivo, dentro e fora do relvado. No fundo, uma verdadeira Nortada que soprou desde o cimo de Portugal para Aveiro.
 
Licá foi a semi-surpresa reservada por Paulo Fonseca, que não chamou Iturbe para o encontro e que deixou Quintero e Kelvin no banco de suplentes.
 
Do lado Vitoriano, Rui Vitória deixou o capitão Leonel Olímpio e o defesa Leandro Freire no banco de suplentes, apostanto em Josué, Crivellaro e Jean Barrientos para soprar contra o Azul de Paulo Fonseca.
 
A equipa de Guimarães entrou de forma inesperada, sem esperar pela iniciativa Portista e tentando, ela mesma, pressionar alto os Dragões, que tiveram algumas dificuldades em encontrar espaço, só que, a primeira vez que Lucho teve espaço, encontrou Licá na área e voilá.
 
Tomando-lhe o gosto, o FC Porto não demorou muito a repetir a dose. 17 minutos, cruzamento tenso desde a direita, cabeça de Jackson, beijo subtil no ferro, encaixe na rede e golo!
 
Duro castigo para o Vitória SC pela atitude aguerrida e eficácia do Dragão, matreiro e experiente. Só que os erros pagam-se caros em alta competição e o lado esquerdo defensivo do Vitória teimava em brindar os Dragões com espaço.
 
Marcou um, marcou dois, falhou um (Licá aos 24'), falhou dois (Otamendi aos 28'). Só que não há duas sem três. Em cima do intervalo, novo cruzamento desde a direita, Douglas, desta vez com culpas no cartório, falhou a sapatada e o número três dos Dragões Lucho González resolveu a questão.
 
Qual é mesmo a idade de Lucho González? 21? Se não é, parece. Que frescura do capitão, que classe! Joga e faz jogar, dá linhas de passe, vai buscar à frente, dá golos aos colegas, surge a finalizar... Lucho González é um senhor do futebol!
 
A segunda parte contou com duas alterações para o lado Vitoriano. Maazou veio dar mais fibra e trabalho aos centrais Portistas, só que o problema era chegar perto de Helton. Do outro lado, os lances eram bem mais frequentes, tendo Jackson Martínez a cereja no topo do bolo aos 74 minutos - quis fazer o golo da noite quando poderia ter simplificado.
 
O jogo estava decidido desde a primeira parte e, portanto, só uma grande moldura humana, em número (29.007 espectadores) e em dedicação. Aliás, ninguém diria que o Vitória SC perdeu o jogo. Pelo menos nas bancadas a qualidade e o apoio foi igualmente fantástico.
 
Nota ainda para as alterações de Paulo Fonseca: Josué demonstra que é a cara do treinador e a primeira alternativa no meio-campo (à frente de Herrera, para já); Quintero é craque e ponto final; Licá, que saiu, já tem música e ganhou muitos pontos para a titularidade; Kelvin trata-se de um fenómeno de popularidade... a fazer lembrar Mantorras.
 
Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: Lucho Gonzalez

3 comentários:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Vitória fácil. serena e justa, com resultado escasso, apesar de não ter sido com uma exibição de encher o olho.

O FC Porto soube aproveitar as fragilidades do adversário, este ano mais fraco, pelo menos para já, imprimindo uma toada quase sempre morna, que mesmo assim poderiam ter rendido mais alguns golos.

Missão cumprida, mais um título e a certeza de que o plantel dispõe de qualidade e quantidade para fazer face à dificuldades que se avizinham.

Nesta modesta exibição destaco Otamendi, Mangala, Lucho e Licá, mas também apreciei o empenhamento de Fucile.

Um abraço

Carlos Teixeira disse...

Subscrevo tudo, ou quase tudo!
Não acredito que o Kelvin seja só um fenómeno de popularidade... É preciso que lhe sejam dadas oportunidades para ele mostrar o que realmente vale, não nos podemos esquecer do jogo contra o Braga em que também fez a diferença. Mas nos próximos jogos do futebol clube do porto já será possível tirar algumas dúvidas quanto a Kelvin ou qualquer outro jogador ;)

Pedro Silva disse...

Vamos ver Carlos, Vamos a ver como vai evoluir o Kelvin.

O rapaz está a melhorar mas vamos a ver se ele está disposto a passar pelo banco e pela equipa B para se tiver de ser para continuar a "crescer".

Para mim o Kelvin precisa ainda de aperfeiçoar o "timing" do passe.

Vamos a ver.