segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Bailinho do Dragão

Passeio do Tricampeão FC Porto na primeira exibição caseira da época. Os Dragões bateram o Marítimo por 3 x 0, este Domingo, na 2ª jornada da Liga Portuguesa e o reforço Licá tratou de marcar posição junto dos adeptos Azuis e Brancos com uma exibição de nota «10» na primeira parte.
Chegou do Estoril com boa cotação mas longe de figurar no imaginário dos adeptos Portistas como uma peça a encaixar no «onze» de Paulo Fonseca, mas Licá tem provado ser o reforço em maior evidência e a exibição assinada frente ao Marítimo corrobora essa constatação.
Dois golos que conduziram o FC Porto a um triunfo tranquilo, assente num futebol sólido e de grande intensidade. Dois golos com o cunho do extremo Português de 24 anos, que aos 27 minutos inventou uma jogada soberba para assistir Jackson Martínez; o Colombiano fez o mais fácil, ao empurrar a bola para o 1 x 0.
De criador a finalizador, Licá aumentou a supremacia Portista em golos aos 37 minutos, aparecendo na pequena área com velocidade e determinação para completar o cruzamento rasteiro de Danilo. Golo justo para o futebol do FC Porto e justíssimo para a produção de Licá no relvado do Dragão.
Antes dos dois golos fabricados pelo ex-Estoril, domínio do FC Porto que ameaçara o golo em duas ocasiões. Primeiro por Josué, que aos 12 minutos atirou ao lado após José Sá ter falhado a interceção na baliza do Marítimo, depois por Danilo, aos 16 minutos, com o guardião dos Insulares desta vez a reagir por instinto e a adiar o primeiro golo dos Dragões.
Se da primeira parte transitava a ideia de um FC Porto seguro rumo aos três pontos, o arranque do segundo tempo tratou de o confirmar. Aos 49 minutos, Otamendi é derrubado por Danilo Pereira no limite da área Madeirense; entre dúvidas sobre o local da falta, Jorge Ferreira decidiu-se pela grande penalidade que Josué transformou sem problemas para o 3 x 0.
Tudo o resto foi festa nas bancadas do Dragão e gestão do jogo no relvado. Com o golo de Josué o Marítimo perdeu a pouca confiança que porventura ainda lhe sobrava e nunca foi capaz de chegar com perigo à baliza de Helton, um entre os 41 mil adeptos no Dragão.
Serviu a entrada de Juan Quintero, aos 66 minutos, para uma das grandes ovações da tarde na cidade do Porto; primeiro para Josué, o homem substituído depois de nova exibição de qualidade, e para o Colombiano que prometeu coisas boas na primeira jornada em Setúbal, onde marcou.
Quintero esteve bem aos 76 minutos ao conduzir a bola da zona exterior para uma posição frontal e a rematar para uma defesa a dois tempos de José Sá. Aos 85' voltou a repetir a jogada e atirou ao lado.
Contas finais. O FC Porto soma seis pontos após duas jornadas, com seis golos marcados e um sofrido. O Marítimo não foi capaz de repetir a proeza da primeira jornada, onde bateu o Benfica, e queda-se pelos três pontos que tinha à entrada para a ronda dois da Liga Portuguesa.
 
Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: Licá

1 comentário:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Foi uma exibição bastante agradável, com a equipa a patentear grande capacidade de domínio e controle, capacidades que lhe permitiram uma vitória mais fácil do que esperado, sempre num nível muito positivo e com momentos de elevado recorte técnico.

Destaque para Licá e Josué, duas promessas que começam a impor-se.

Um abraço