quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O Jogo das Escondidas

A propósito do tema: “Benfica é o segundo clube do mundo com maior número de sócios” Miguel Bento, director comercial e de marketing do Benfica, afirma que o clube tem 232.268 sócios contrariando um estudo da Euromericas Sport Marketing, que avança com 197.877. Como não acredito em nada do que dizem os aldrabões do clube da treta fui analisar o que se passa, visto que fontes próximas da Sad até indicavam um número maior, 233.860.

Antes de mais temos que saber qual é o conceito de “sócio” do senhor Miguel Bento. Serão os milhares que compram um “kit” que não dá direito a quase nada e depois não pagam as quotas, ou os inscritos numa das categorias que pagam religiosamente? Além dos associados também tem “regalias de sócio”, pelo menos para votar nas eleições, as Filiais, Casas do Benfica e Delegações.
É conhecida a bizarria de cada um destes recintos, às vezes com ½ dúzia de sócios a jogar a sueca ou dominó, ter o direito a 50 votos além dos votos individuais de cada sócio. Só as cerca de 200 “Casas”, em cada acto eleitoral, entregam 10 mil votos ao senhor Vieira.

Os sócios do Benfica repartem-se pelas seguintes Categorias: a) Sócios efectivos; b) Sócios correspondentes, nacionais e internacionais; c) Sócios auxiliares; d) Sócios atletas. Na categoria Efectivos podem ser: Infantis, Menores, Efectivos, Efectivos Reformados, e Correspondentes. Observamos agora o quadro de cobrança possível se todos pagassem as quotas, multiplicando o número de sócios inscritos em cada Categoria, pelo valor da Quota/Ano.
Temos então uma “cobrança ideal” de 27,4M€ que não condizem com números dos RC cuja receita anda pelos 9.000M€/ano, onde fazem parte os 75% que ficam no clube mais os 25% que vão para a Sad, ou seja, mais ou menos 1/3 do previsto. O que se pode retirar desta disparidade? Ou os sócios são menos do que os anunciados, ou então mais de 2/3 não pagam. Deverão ser contados sócios que não pagam as quotas? Só se for para levar os anunciantes a pensar que os produtos ou serviços publicitados são vistos por muita gente.

Outra explicação pode ser a do clube não fazer as actualizações (como se fosse um inventário permanente) das novas entradas, desistentes, eliminados, e falecidos. Segundo os Estatutos, conforme o seu Artigo 15º Número 1, o acerto da respectiva numeração, será feito nos anos terminados em 5. Assim apenas em 2015 teremos o número real de sócios corrigido, o que se estranha, visto que esta falta de rigor pode impedir uma previsão correcta nos Orçamentos anuais. Com qualquer programa de software de gestão, tipo PHC e a base de dados actualizada, o controle faz-se em 30 segundos.
Não sei se esta política de mentiras encapotadas, a que poderemos acrescentar um assustador Passivo Financeiro só comparável ao do Real de Madrid e 5 anos de prejuízos consecutivos, se insere na política de verdade desportiva que tanto gostam de ostentar, ou ainda no conceito de Fairplay Financeiro da UEFA.

Para a “instituição” não parece relevante saber se os sócios pagam ou não as quotas. Deixo a pergunta: para que vendem “kits” a fingir que os aderentes serão sócios efectivos? É sabido que o estádio nunca tem mais de meia casa, mesmo contando com centenas de borlas que oferecem em todos os jogos. Já dizia um amigo, há muitos anos, quando ainda havia lugares de peão: “há sócios que não são sócios e estão sentados, e há sócios que são sócios e estão de pé”. Para quê este jogo das escondidas?

Até á próxima

1 comentário:

Anónimo disse...

Como deixou de ter interesse ver os jogos do FCP,dedicam se a ver as diferenças entre um grande clube(SLB) e os outros e até dá para verificarem a contabilidade. Preocupem se nas falcatruas do vosso JNPC que não devem ser poucas.