domingo, 3 de novembro de 2013

Empate no areal do Restelo

O FC Porto empatou a um golo com o Belenenses, em partida da 9.ª jornada da Liga Portuguesa. Mangala foi a grande figura do jogo.
Depois de bater o Sporting, a equipa de Paulo Fonseca desceu até ao sul do País para enfrentar um Belenenses que chegava a este duelo vindo de quatro jogos sem perder para a Liga.
Nas apostas iniciais, Paulo Fonseca surpreendeu ao colocar Varela e Ricardo nos corredores. No meio-campo, Héctor Herrera voltou a ter a companhia de Fernando e Lucho González.
Ciente de que era importante amealhar os três pontos, o FC Porto procurou resolver cedo o jogo no Restelo, uma vez que na quarta-feira tem um jogo decisivo na Rússia diante do Zenit, em encontro da Liga dos Campeões. Talvez por isso, logo aos dois minutos, Danilo rematou mas a bola bateu contra o corpo de Diakité, seguindo para canto.
Com mais posse de bola, os Dragões dominavam o jogo, atacavam mais e criavam perigo junto das redes do Belenenses. No entanto, a defensiva dos Lisboetas ia sempre chegando para as encomendas.
No ataque dos Azuis, por outro lado, era João Pedro (quase sempre ele) um verdadeiro "espalha-brasas". Mas as arrancadas do ex-SC Braga também não resultavam em sucesso, pois a defesa do FC Porto estava coesa.
Ainda assim, até foi o FC Porto a primeira equipa a marcar, aos 30 minutos. Mangala, na sequência de um livre lateral batido por Lucho, saltou mais alto e atirando forte para o fundo da baliza dos Azuis do Restelo.
A festa dos adeptos Portistas não demorou muito. É que aos 33 minutos, Mangala "meteu água" na defesa dos Tricampeões Nacionais. Diakité cruzou rasteiro para o interior da área Portista e o central Francês - com uma abordagem "macia" ao lance - acabou por deixar a bola para João Pedro, que disparou forte para o fundo das redes de Helton.
Ao intervalo, Belenenses e FC Porto desciam para os balneários empatados a um golo.
No regresso para o segundo tempo, nenhum dos técnicos fez qualquer alteração. Mas a verdade é que os adeptos presentes no Restelo assistiram a um jogo mais animado, com duas formações apostadas em conquistar os três pontos.
A primeira situação de perigo da segunda parte coube a Ricardo. O ex-Vitória de Guimarães, aos 50 minutos, atirou forte mas Matt Jones defendeu a bola. Quatro minutos depois foi Jackson Martínez que não soube aproveitar uma falha de João Meira.
Depois dos 60 minutos começaram, como é habitual, as substituições. Paulo Fonseca refrescou o corredor direito, tirando Ricardo que foi rendido por Licá, enquanto que no Belenenses entrou Sturgeon para o lugar de Tiago Silva.
Empatados no marcador, o tempo ia avançado e o técnico do FC Porto - que ia vendo os seus jogadores perto das redes do Belenenses mas sem o sucesso pretendido - apostou em Nabil Ghilas, por troca com Héctor Herrera.
Foi já com o avançado Argelino em campo que o Belenenses podia ter chegado ao segundo golo. Aos 83', Diawara cabeceou de cima para baixo, mas Helton fez uma defesa de elevado grau de dificuldade, sendo mesmo a defesa da noite.
Quando arrancou o tempo de descontos, os adeptos Portistas esperavam por um milagre em Belém. A equipa Nortenha tentava chegar perto da baliza do Belenenses e procurava um golo que iria valer três pontos. A verdade é que nenhuma das equipas conseguiu chegar ao golo e a partida terminou empatada.
O FC Porto continua a comandar a tabela mas tem agora (apenas) três pontos de vantagem para o Benfica.
Já o Belenenses, por seu lado, totalizou o quinto jogo a somar pontos na Liga e vai fugindo aos lugares perigosos. 

Retirado de zerozero 

Melhor em Campo: Helton

1 comentário:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Mais uma péssima exibição, coroada com a perda de dois preciosos pontos, do mal o menos!

É inadmissível, nesta altura, que a equipa ainda não consiga ser consistente,demolidora e eficaz. Estamos a falar de um plantel dos mais caros da Liga, carago!

Este treinador não me convence e começo a ficar farto de tanta irresponsabilidade nas declarações depois dos jogos.

Fica realmente difícil acreditar nesta equipa.

Um abraço