sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O Senhor que se segue é…

Campeão europeu em 1986/87 e 2003/04, o FC Porto vai conhecer a sorte no que toca ao adversário no playoff da Liga dos Campeões, esta sexta-feira. O zerozero.pt não lhe dará de seguida a resposta sobre quem será o adversário mas damos o raio x dos emblemas que podem tocar aos dragões.
 
Athletic Club de Bilbao

O Athletic Bilbao, quarto classificado na última Liga espanhola, soma apenas uma participação na fase de grupos da Champions, em 1998/99. Quanto ao melhor desempenho na antiga Taça dos Campeões, esse, aconteceu na época 1956/1956 onde os bascos chegaram aos quartos de final. Na altura, o Athletic encontrou o FC Porto no caminho e venceu os dois duelos.

Lille

Quem também pode tocar em sorte, ou azar, aos portistas são os gauleses do LOSC Lille. Os terceiros classificados da última Ligue 1, que já deixaram pelo caminho os suíços do Grasshoppers na 3.ª pré-eliminatória, tentam regressar à fase de grupos da Liga dos Campeões, palco onde não estão desde 2012/13.

Dragão espera voltar a receber jogos da fase de grupos da Champions ©Catarina Morais
Com cinco aparições na prova maior da Europa do futebol de clubes, o Lille nunca se cruzou com os dragões em jogos oficiais e tem como melhor desempenho uma chegada aos oitavos de final na época 2006/07.
 
FC Kobenhavn
 
Pelo caminho do FC Porto podem aparecer o FC Kobenhavn, o que a acontecer ditaria os primeiros confrontos oficiais da história entre estes emblemas. Os segundos classificados da última Liga dinamarquesa, que deixaram pelo caminho os ucranianos do Dnipro na 3.ª pré-eliminatória, tentam chegar à sua quarta participação na fase de grupos da Liga milionária.
 
Os vikings, que na última temporada ficaram pela fase de grupos daChampions, têm como melhor registo uma presença oitavos de final da prova dos campeões do Velho Continente, em 2010/11.
Standard de Liège.
 
Mas o sorteio pode ditar uma viagem do FC Porto à Bélgica para defrontar o Standard de Liège. Com apenas uma presença na fase de grupos daChampions League, os belgas, que ficaram em segundo na sua Liga doméstica, tentam voltar ao convívio entre os "tubarões" do futebol europeu, depois de na última temporada terem ficado pela fase de grupos da UEFA Europa League.
 
Para já, os belgas deixaram pelo caminho os gregos do Panathinaikos. O Standard de Liège, que apenas se cruzou com os dragões nos quartos de final da Taça das Taças de 1981/1982, podem regressar à Invicta cidade do Porto para medir forças com os azuis e brancos.


Quaresma já jogou no Besiktas e pode regressar ao Inonu para enfrentar os turcos pelo FC Porto ©Catarina Morais


Besiktas JK
 
Por fim, os turcos do Besiktas JK podem estar no caminho dos dragões naquele que seria um regresso de Ricardo Quaresma ao Estádio Inönü.
 
O Besiktas, que somam quatro duelos oficiais contra os portistas, não sabem o que é vencer os portistas. Até ao momento, o FC Porto mediu forças com os turcos em 2007, em partida do Grupo A da Liga dos Campeões, e em 2010, em duelos do Grupo L da Liga Europa.
 
Com cinco participações na fase de grupos da Liga dos Campeões, os turcos ficaram pelo playoff da UEFA Europa League da última época, onde também conseguiram terminar a sua Liga doméstica em em terceiro. A melhor participação do Besiktas na Champions aconteceu em 1986/87, quando ficaram pelos quartos de final numa caminhada que foi, curiosamente, vencida pelo FC Porto.
 
Até ao momento, o Besiktas já eliminou o Feyenoord na 3.ª pré-eliminatória.
 
In: zerozero

Estava para fazer uma coisa parecida com esta, nunca parecida com esta que vemos aí, mas aproveitei o trabalho do já aqui referido site e fica aqui uma apresentação dos Cavalheiros que poderão medir forças com o Dragão.

Não me agrada nenhum deles. Para mais estamos naquela altura do ano onde as máquinas estão a ser afinadas e muitos jogos se ganham com aquela sorte, mas venha quem vier o Futebol Clube do Potro só tem uma hipótese: Ganhar ou ganhar.

O prestígio, finanças e futuro do Clube estarão em jogo daqui por duas semanas. Não é por acaso que se está a fazer um grande investimento no actual Plantel.

A ver vamos o que vai então sair hoje na rifa.

Sem comentários: