segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Pensamento da Semana: E deixar a estupidez de lado? Não?


Tenho ouvido e lido algumas opiniões da parte dos defensores de Paulo Bento na Selecção nacional, Na sua crassa maioria os argumentos são sempre os mesmos: a chamada dos proscritos de PB, equipa envelhecida, “discurso de bueiro" do Seleccionador e tacticamente nada mudou. 

Esta malta terá a sua razão no último ponto. Efectivamente Fernando Santos não trouxe nada que já não tenhamos visto com Paulo Bento num passado não muito distante. Se formos sérios temos de concordar que está a acontecer com FS o mesmo que sucedeu com Bento na sua sucessão a Carlos Queiroz.

Agora no resto a tal malta não tem razão alguma. E se estivesse calada ganhava mais. Muito mais mesmo. Senão vejamos.

O que ganhou a Equipa de Todos Nós com a dura disciplina de Paulo Bento? Uma fraca participação no último Mundial de futebol. Isto porque a disciplina “Bentiana” que se aplicava aos mais fracos e nunca aos mais fortes deixou de fora, por vontade expressa do Técnico, opções que, mesmo sendo já de idade avançada, poderiam fazer a diferença. Veja-se, a título de exemplo, o jeito que Ricardo Carvalho tem feito nos últimos jogos de Portugal. 

Depois temos a questão da equipa velha. E aqui eu pergunto: esta gente tem serradura no lugar dos miolos e buracos no lugar dos olhos? Uma Selecção renova-se da “manhã para a noite” em Países de grande densidade populacional (Brasil e Alemanha por exemplo), e mesmo assim sem garantias de sucesso. Ora sendo Portugal um País com pouco mais do que 10 milhões de habitantes, terá assim tantos futebolistas de qualidade que possam jogar na nossa Selecção? Só na imaginação de certas cabeças de “bento”. 

Por último o tal de discurso de Fernando Santos. Primeiro há que dizer que Paulo Bento tinha cá uma retórica que só vista. Numa Conferência de Imprensa eram imensas as vezes em que este se contradizia ou onde mandava ameaças camufladas aos Jornalistas que não estavam do seu lado. Não estou com isto a dizer que concorde com os termos “gajos”, “pau” e por adiante, mas Fernando Santos já anda nisto do futebol há muito tempo e sabe bem com que tipo de Comunicação Social está a lidar. Pelo que não é preciso dizer mais nada.

Por isto caros “Bentianos” e deixar a estupidez de lado? Não?

Sem comentários: