terça-feira, 7 de abril de 2015

Noite de São Quaresma

Tão simples quanto eficaz, assim se explica a vitória do FC Porto diante do Estoril no encerramento da 27.ª jornada do Campeonato. Com Ricardo Quaresma em plano de destaque, os Dragões somaram os três pontos não deixaram o Benfica fugir.
Pressionado pelo triunfo dos encarnados diante do Nacional, o FC Porto cedo mostrou que queria somar os três pontos no relvado do Dragão. Com alguns momentos de aceleração pelos flancos (com destaque para Quaresma), os Portistas tentavam desmontar o bloco defensivo dos Canarinhos, que entregaram as despesas aos Azuis e Brancos.
Com uma defesa subida, a tentar tirar profundidade ao jogo do Estoril, os Dragões foram dominando, embora só no ultimo quarto de hora do primeiro tempo os homens do meio-campo (Herrera, Óliver e Casemiro) deram intensidade e organização ao bloco Portista. Reflexo disso foi o golo de Óliver; cruzamento tirado por Quaresma que foi ter com a cabeça do Espanhol que, ao segundo poste, abriu o activo.
O Estoril era um deserto de ideias e o FC Porto aproveitou para ampliar a vantagem ainda antes do descanso. Quaresma voltou a cruzar para o segundo poste onde, desta vez, apareceu Aboubakar a fazer o 2 x 0.
Ao intervalo, uma vantagem justa dos Azuis e Brancos que pecava por não ser mais dilatada. O FC Porto circulou muito mas só nos últimos minutos conseguiu concretizar o ascendente e o Estoril não conseguia chegar perto das redes de Fabiano Freitas.
A história do segundo tempo é também simples de ser contada. O Estoril continuou a não apresentar qualquer reacção e o FC Porto limitou-se a gerir e ampliar a sua vitória. O terceiro golo foi de Quaresma, aos 52 minutos, na transformação de uma grande penalidade a castigar uma falta de Filipe Gonçalves sobre Brahimi.
A vencer por 3 x 0 (já com Rúben Neves e Hernâni que tinham entrado para os lugares de Herrera e Brahimi), o FC Porto abrandou e ritmo, foi deixado correr o tempo mas continuou atento à baliza do Estoril e fez o quarto, aos 70', por Danilo. O internacional Brasileiro entendeu-se com Aboubakar que, com um toque de calcanhar, isolou o lateral que bateu Vágner.
Já com Quintero em campo, os Dragões chegaram ao quinto golo. Quaresma desarmou o adversário, com o árbitro a entender que o lance era limpo, correu para a baliza, driblou, fintou o guardião e empurrou para o fundo das redes. Estava feito o resultado final. O FC Porto somou os três pontos e está a três do líder Benfica na luta pelo Título de Campeão. 

Retirado de zerozero 

Melhor em Campo: Ricardo Quaresma

Sem comentários: