segunda-feira, 13 de julho de 2015

Pensamento da Semana: Iker Casillas

1 – Começo, desde já, por dizer que estou-me a marimbar (para não dizer aqui o que realmente sinto) sobre o que dizem os familiares de Casillas. Que eu saiba o Futebol Clube do Porto contratou com os direitos desportivos de Iker Casillas e não da sua Esposa, Mãe, Pai, Tio, Sobrinha e por aí adiante. Como tal toda e qualquer declaração que não seja da autoria do Guardião Espanhol “entra a cem e sai a mil”;
 
2 – Iker Casillas é um Atleta que vai exigir muito da famosa Estrutura Azul e Branca pois trata-se de um Jogador problemático e desestabilizador de qualquer balneário. Até Vicente del Bosque, actual Seleccionador de Espanha, teve (e tem) dificuldades em lidar com o ego de Iker que desrespeita tudo e todos quando não lhe é oferecido o protagonismo que este deseja. Não tenho a mais pequena dúvida de que Iker irá arranjar problemas caso a titularidade da baliza Portista não lhe seja oferecida numa bandeja de prata;
 
3 – Ao contrário do que muito boa gente pensa e diz não foi o Real Madrid CF que fez com que Iker baixasse, drasticamente, o seu desempenho desportivo nas últimas Temporadas. Este é o argumento da malta que tem umas palas do FC Barcelona em torno dos olhos. Iker tem vindo a perder qualidades, especialmente a sair dos postes, por sua inteira culpa e a prova de tal é que nem a Selecção de Espanha se safou de tal desgosto (veja-se o desempenho terrível de Casillas no último Mundial);
 
4 – Não gostei da forma como Iker saiu de Madrid. Por sua própria iniciativa o processo de transferência para o Dragão foi sendo travado por causa de problemas financeiros. Estamos a falar de um Atleta que se diz Madridista para todo o sempre;
 
5 – A meu ver, tendo em consideração o sistema de jogo que Julen Lopetegui pretende implementar no Futebol Clube do Porto, Helton é muito melhor do que Casillas. Iker nunca foi muito bom a jogar com os pés e não me parece que seja agora que o vá ser. 
 
Em jeito de conclusão; não estou aqui a afirmar que Casillas foi uma boa ou má contratação da parte do FC Porto.
 
O facto é que o Real Madrid CF preferiu iniciar a sua Pré Temporada sem um Guarda-redes. O Clube Blanco não se esforçou minimamente pela continuidade de Iker mesmo que este passasse a ter um papel secundário na equipa.
 
Obviamente que esta foi uma cartada inteligente da parte da SAD Portista no que ao Marketing diz respeito, mas só o tempo nos dirá se a contratação de Iker é ou não uma mais-valia para o Clube.

7 comentários:

sdf disse...

Quem melhor para lidar com casillas do que o próprio Lopetegui???
Conhecem-se há anos e para alem disso Lopetegui foi guarda redes, saberá obviamente lidar e perceber a fase em que o jogador se encontra!
Se o convenceu a vir é porque ainda vê nele alguém que tem capacidades!
Quanto a desestabilizar balneários e a ser problemático, nao me parece que vá ser o caso, Casillas é muito vitima da comunicação social Espanhola através imagem que dão dele que pode nao coincidir com a verdade, agora no FCPOrto poderá ter a calma e a paz para poder trabalhar, longe de todo o "regabofe" e perseguição da CS espanhola!!

Jorge Vassalo disse...

Caro Pedro,

se, no seu "Pensamento da Semana", você fosse dizer algo positivo, é que eu ficava espantado! Porque o resto são meras opiniões e suposições, deixe-me só dizer-lhe que foi publicamente garantido por As e Marca - por favor verifique - que Casillas sempre quis vir para o FC Porto, foi sua iniciativa deixar de ganhar 8M - não é brincadeira nenhuma! - e vir embora.

O problema dos advogados das partes é que querem o melhor para cada uma delas e 30.6% de impostos mais - 3M - também não eram "detalhes".

Nada teve a ver com Iker. Teve, sim, Iker não perdoar 1 cêntimo a um Real que o deixou sozinho, numa sala pequena, a encarar o mundo sem nenhum apoio.

Ainda assim, as primeiras palavras - que a SIC fez o favor de comer no Jornal da Noite - foram para o FC Porto, Antero e Lopetegui.

E, porra, Casillas ao pé de Quaresma é um menino de coro!

Abraço Azul e Branco,

Jorge Vassalo | Porto Universal

Pedro Silva disse...

@ sdf

"Quanto a desestabilizar balneários e a ser problemático, nao me parece que vá ser o caso, Casillas é muito vitima da comunicação social Espanhola através imagem que dão dele que pode nao coincidir com a verdade, agora no FCPOrto poderá ter a calma e a paz para poder trabalhar, longe de todo o "regabofe" e perseguição da CS espanhola!!"

Isto revela um profundo desconhecimento da realidade de Iker em Espanha. É que por lá Casillas é um Deus que não é nunca questionado por ninguém mesmo quando este faz asneira da grossa. Nem a Imprensa de Barcelona, que é anti Madrid, ousa fazer tal coisa.

Iker é um Jogador cujo ego é muito grande. Destabilizou o Balneário do Real Madrid CF muitas vezes tendo inclusive feito o possível e o impossível para o despedimento de alguns Treinadores e dispensa de colegas de equipa que lhe estavam a retirar protagonismo.

A minha esperança reside mesmo em Lopetegui que já mostrou ser um Treinador que não dá abusos aos Jogadores. Contudo manter Casillas no seu devido lugar vai ser um enorme desafio para o nosso Basco...

@ Jorge Vassalo

"se, no seu "Pensamento da Semana", você fosse dizer algo positivo, é que eu ficava espantado!"

Penso eu que cada um de nós tem direito a expor a sua opinião seja ela negativa, positiva ou assim, assim.

"Casillas sempre quis vir para o FC Porto, foi sua iniciativa deixar de ganhar 8M - não é brincadeira nenhuma! - e vir embora."

Eu cá vejo a coisa de outra forma.

Também acompanho diariamente o as e marca (especialmente o último) e a ideia com que fico é que Casillas pode ter um ego do tamanho da cidade de Madrid mas não é burro- Entre ir para a Roma ou Tottenham é preferível vir para o FC Porto por muitas e variadas razões. Até porque convêm não esquecer que o grande objectivo de Iker é ser titular na Selecção Espanhola no próximo Europeu.

"O problema dos advogados das partes é que querem o melhor para cada uma delas e 30.6% de impostos mais - 3M - também não eram "detalhes"."

Os Advogados só fazem aquilo que lhes mandam fazer. Percebo que Iker não quisesse abrir mão de 3M, mas se o Atleta se diz Madridista para todo o sempre e com tanta vontade em vir ajudar o FC Porto bem que poderia ter facilitado a coisa.

"Nada teve a ver com Iker. Teve, sim, Iker não perdoar 1 cêntimo a um Real que o deixou sozinho, numa sala pequena, a encarar o mundo sem nenhum apoio."

Pelo que leio deduzo (se calhar erradamente) que não acompanha o universo Real Madrid CF.

Eu acompanho há já muitos anos. E faço-o muito de perto. E como tal posso afirmar que em momento algum o Clube Blanco faltou fosse no que fosse para com Iker. Já o inverso não se pode dizer que tenha sucedido... Que o digam Diego López, José Mourinho, Carlo Ancelotti, Arbeloa, e por aí adiante...

As coisas chegaram a um ponto tal de saturação que o Clube até o ajudou a sair de Madrid tendo, tal como digo no texto, preferido começar a Pré Temporada sem Guarda-redes.

Tudo isto porque o Real informou Casillas de que este não iria ter o protagonismo habitual.

"Ainda assim, as primeiras palavras - que a SIC fez o favor de comer no Jornal da Noite - foram para o FC Porto, Antero e Lopetegui."

E eu conto com Antero, Julen e Pinto da Costa para que Iker saiba quem vem para o Porto para trabalhar e não para ser o Titular dê por onde der.


"E, porra, Casillas ao pé de Quaresma é um menino de coro!"

Eu diria antes que em termos de egos Iker é igual a Quaresma.

A diferença é que Quaresma atira a pedra e dá a cara. Já Casillas atira a pedra, esconde a mão e refugia-se nos amigos da Imprensa.

Um abraço a ambos e obrigado pelos comentários!

Carrela disse...

Já se sabe que em alturas de despedida, há elogios "forçados".
Mas alguns vieram de símbolos do Barcelona, colegas de Selecção, como Xavi, a elogiar a capacidade de Iker na criação de um grupo forte, em que ficamos?

Eu como não conheço, nem acompanho a realidade do Real... ou qq outro clube estrangeiro! Vou como sempre, esperar para tirar conclusões!

Iker não era nem de perto nem de longe, aquele tipo de GR que admirava, como Bufon... por exemplo.
Mas nem isso impediu de ficar impressionado e super contente com a sua contratação!
Estou mesmo mt satisfeito!

Acredito, mesmo muito, que a sua contratação é tremendamente positiva para o clube. E se por alguma razão não correr bem, porque pode sempre acontecer, seja com quem for!
Não apontarei o dedo a quem tomou a decisão, porque honestamente, considero que esta oportunidade era boa de mais, das que só ocorrem 1 vez, para desperdiçar. Foi o que fez o nosso clube e como tal 100% ao lado de quem tomou a decisão!

Tem "apenas" 34 anos, um curriculum tremendo, seria impensável um jogador destes vir para a nossa Liga! Mesmo sendo o nosso clube aquilo que sabemos!


Não sei qual dos dois tem maior ego, se Quaresma, se Iker!
E não vou discutir isso, porque repito, não conheço Iker a esse ponto...
Mas o seu curriculum fala por si!
Já o Quaresma, tem a trivela que "Deus" lhe deu... podia ter muito mais, mas não tem!

VAI PORTO!

eumargotdasilva disse...

Estou um pouco como o Jorge Vassalo, mas mudo a questão: - então os adeptos do porto já não podem esperar para ver? já não há benefício da dúvida?
por alguma razão, que desconheço, há um tempo a esta parte tudo o que se faz é mal feito ou tem mau feitio!
não entendo.
mas pergunto: - se fosse um treinador do seu agrado (quiçá um André V.B.) a trazer o Casillas, ele era bom ou mau ?

Pedro Silva disse...

@ Carrela

Partilho em grande parte do seu pensamento. Só não estou contente nem descontente com o ingresso de Casillas no FC Porto porque, tal como o meu amigo, vou esperar para ver.

Mas isto não invalida que não possa, desde já, avisar que o moço tem os seus “tqiues” para que nós, Portistas, saibamos o que vamos ter pela frente para que não aconteça a pirueta habitual quando as coisas não correm como o desejado.

@ reine margot

1 - Antes de se comentar aconselho a que a minha amiga leia bem o que foi aqui escrito por mim.

É que eu não coloco aqui em xeque a contratação de Iker. Apenas expus factos que ainda ninguém conseguiu contradizer.

2 - Aconselho também a que faça uma pesquisa no arquivo do Mística e me mostre onde é que eu alguma vez disse que não gostava de Julen Lopetegui.

Uma nota final: Será que o facto de não se ter ganho nada mais senão uma Supertaça em duas temporadas me obriga a mim, e a muitos outros, a não ter uma opinião que vá contra a da maioria? Mesmo quando a maioria mostra ter um desconhecimento brutal das causas que defende?

Cumprimentos a ambos! Obrigado pelos comentários.

Felisberto disse...

Quaresma dividiu a nossa gente. Casillas que ainda nem chegou ao Porto prepara-se para fazer igual. Mas estou 100% de acordo com o Pedro Silva. è que já ando cá há muitos anos, e já vi Pizzis, Casanovas, Herédias, Matos, Dinis e outros que tais...