segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Pensamento da Semana: Começa a ser ridículo

Já há mais de uma temporada que venho dizendo que isto da “posse pela posse” não nos levaria a lado algum.

O tiki taka é um sistema de jogo que só funciona quando temos certos Jogadores e determinadas circunstâncias. Dito de outra forma; para se aplicar um futebol de posse ao estilo do FC Barcelona de Guardiola temos de ter Atletas de grande qualidade que joguem juntos há muito tempo e, sobretudo, velocidade de execução. Foi especialmente esta última componente (velocidade de execução) que fez do Barcelona uma equipa temível e que levou a Selecção Alemã á glória no último Mundial de Selecções.

Ora o que falta então ao Futebol Clube do Porto de Julen Lopetegui? 

A resposta é simples. Velocidade de execução! O futebol dos Azuis e Brancos é lento, previsível e imutável durante os 90 e poucos minutos. E tanto faz o FC Porto estar a vencer, a empatar ou a perder. Joga-se sempre na mesma velocidade. E tal sucede por opção do Treinador e não porque os Jogadores assim o determinem pois é notória a reprensão de Julen quando alguns dos seus comandados se atreve a ir contra a sua tese da posse pela pose. 

Os Técnicos adversários não são estúpidos e já há muito que perceberam o que tem de fazer para que este FC Porto de Lopetegui não consiga vencer. 

Exige-se então, com carácter de urgência, uma “mudança de chip” (tal como Luís Enrque fez na época passada no Barcelona). Mas o problema é que já estamos a chegar a Dezembro e uma mudança de sistema de jogo nesta altura do campeonato é quase impossível. E para mais Julen Lopetegui já mostrou ser dono de uma teimosia tal que chega a roçar o ridículo…

7 comentários:

Anónimo disse...

Não existira mudança de chip, pois o Sr Lopetegui considera-se o supra sumo do futebol. Com este timoneiro, vamos perder tudo.
Para evitar esta situação, o Professor Luís Castro deve assumir imediatamente as funções de treinador principal.
Na próxima época vejo 3 candidatos com perfil à FCP, Nuno Espírito Santo, Lito Vidigal, Pedro Martins.

Luís (O de qualquer treinador é melhor que este)


Soluap disse...

Com este não vamos a lado nenhum e contra o União vai ser mais do mesmo.

Luís Miguel disse...

Não é o tiki-taka que está mal, é a ausência de golos.

Contra o Tondela, Aboubakar e André André tiveram chances de marcar e falharam, Tello também.

O mítico Celtic-Barcelona também deu nisto, praí 90% de posse de bola do Barcelona e muitas oportunidades falhadas não conseguiram marcar e o Celtic com 10% de posse de bola, pouco mais de 1 minuto, com um remate ganhou o jogo.

Carrela disse...

A paragem para a porcaria das Selecções fez mal... porquê?
Isso gostava eu de saber... cabe a quem lá está e tem responsabilidade averiguar e tomar medidas! Sejam quais forem!

Ainda assim, não acho justo meter tudo no mesmo saco!
Afirmações como:
"Já há mais de uma temporada que venho dizendo que isto da “posse pela posse” não nos levaria a lado algum."
Até ao jogo com o Kiev, quem foi superior a nós em termos de futebol jogado? O Bayern fora de casa... e quem mais?

Estes últimos 2 jogos, foram péssimos, maus de mais para acreditar!
Passes falhados, falta de ideias, incapacidade para impedir que o adversário chegasse sempre primeiro à bola... uma tristeza.

Obviamente que isto não pode continuar, espero que seja apenas um mau momento. Se não for, quem de direito que se chegue à frente e assuma responsabilidades.
Os 1ºs deveriam de ser os srs da direcção, que deixam que os seus profissionais sejam mal tratados, sem que nada seja feito para os defender! Isto por um lado obriga a que sejam os próprios a desperdiçar energias com tarefas que não deveriam ser suas... E por outro, permite a criação de um mau ambiente que em NADA ajuda a equipa...

cumps

Pedro Silva disse...

@ Luís

Julen Lopetegui é o Treinador do FC Porto. Como tal não me parece que haja necessidade de se falar noutros Treinadores.

Eu não sou contra o futebol de posse. Sou é contra o futebol de posse pela posse de Lopetegui.

@ Francisco Paulos

Calma que isto ainda não acabou!

@ Carrela

Obviamente que cada um tem a sua opinião mas não me parece razoável estar a justificar o actual momento do nosso FC Porto com as Selecções.

O Futebol Clube do Porto é um Clube Profissional. Tem um plantel vasto e rico em opções. Como tal deve enfrentar o calendário competitivo tal e qual como ele está delineado desde o início de cada temporada.

O meu amigo vai-me desculpar mas eu trouxe aqui um facto que já existia no FC Porto de Lopetegui na Época passada: Lentidão de processos.

Tal é uma clara opção do Treinador dado que quando um Jogador se lembra de andar um pouco mais rápido ou se lembra de tentar correr para a baliza sem andar a tabelar com um companheiro até entrar com a bola pela baliza adversária adentro, Julen ralha e não é é pouco.

Obviamente que com o plantel que tem o FC Porto vai ganhando os seus jogos. Mas 90% destas vitórias são fruto de jogadas individuais de Jogadores do FC Porto. Não surgindo o tal lance de génio o FC Porto não ganha. Perde mais de 60 minutos de jogo a passar a bola para os lados e para trás a tentar entrar pela área adversária adentro com a redondinha” dominada”. E quando o golo não surge eis que o FC Porto da posse pela posse acaba as partidas em desespero total.

Como disse ao Luís, não contra o futebol de posse. Sou é contra o futebol de posse pela posse de que Julen Lopetegui parece ser um acérrimo defensor.

Carrela disse...

@Pedro Silva

Calma calma, eu não justifiquei o mau momento com as Selecções!
Era o que faltava... é igual para todos!
Apenas disse que o FCP estava dominador, e depois desta paragem, fez 2 jogos patéticos!
Algo se passa/passou! É preciso saber o quê!

Mais uma vez, pergunto, como pode um futebol de posse pela posse ser o que mais produz em termos ofensivos (remates/oportunidades de golo)? Foi o que se passou o ano passado!

Este ano, a coisa piorou!
É evidente que perder jogadores de qualidade TOP como Danilo, Alex, Oliver, Jackson... até Casemiro... não ajuda!


Eu não defendo a posse pela posse, irrita-me tanto a mim como a qq outro, um passe para trás quando vejo espaço à frente!
A diferença é que eu não meto tudo no mesmo saco... Olho para o todo!
Estarei ao lado de Julen, enquanto o seu futebol permitir ser a melhor equipa em campo! Não pelo resultado, mas pelo domínio das variáveis de jogo! Comigo é sempre assim, seja com que treinador for!
O que se passou nos últimos 2 jogos é inaceitável!
E não me venham dizer que é mais do mesmo! Porque não é! Porque até agora dominou! E nunca teve 2 jogos seguidos ridículos como estes!

Abraço

Pedro Silva disse...

Carrela obrigado pelo esclarecimento.

Aquele abraço!!!