quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Como Helton retribuiu o favor a Casillas

O FC Porto está matematicamente afastado das meias-finais da Taça da Liga. O cenário, tendo em conta a derrota caseira sofrida contra o Marítmo, na primeira jornada, não causa espanto, mas ficou definitivamente confirmado em Famalicão, onde os azuis e brancos foram derrotados pela formação da Segunda Liga.
Com o novo treinador, José Peseiro, a assistir ao jogo desde a bancada, o FC Porto entrou a mandar no encontro. No entanto, apesar de ter mais posse de bola e de jogar durante grande parte do tempo dentro do meio-campo defensivo do adversário, a equipa orientada ainda por Rui Barros continuou a exibir características do tempo, ainda recente, de Julen Lopetegui.
 
Quer isto dizer que o FC Porto foi superior na percentagem da posse de bola, mas não conseguiu aproveitar esse facto para materializar em oportunidades de golo. A jogar num ritmo lento, os dragões foram incapazes de desfazer a organizada defesa do Famalicão e só por duas situações é que ameaçaram desfazer a igualdade. A primeira através de um cruzamento-remate de Victor Garcia – o melhor em campo do lado dos azuis e brancos – e a segunda num remate de Suk, defendido por Chastre. Mérito total no lance para André Silva antes de passar a bola ao sul-coreano, uma vez que conseguiu algo que o FC Porto enquanto equipa raramente conseguiu: desequilibrar.
O Famalicão, consciente da qualidade superior do FC Porto, teve como principal objetivo não se desorganizar defensivamente. A equipa de Daniel Ramos soube cumprir essa tarefa na perfeição e mesmo tendo a bola raramente nos seus pés manteve-se sempre no jogo. A fortuna famalicense acabou por chegar na segunda parte. Sem conseguir surpreender os dragões em lances de bola corrida, a formação da Segunda Liga conseguiu fazê-lo de bola parada.
Helton foi traído pelo facto da bola não ter batido em ninguém após ter saído dos pés de Mauro e por isso não conseguiu evitar a festa do Famalicão, que desde os 58 minutos – altura em que chegou à vantagem – foi mantendo o FC Porto longe da baliza de Chastre, apesar das substituições protagonizadas por Rui Barros. A exceção aconteceu apenas aos 85 minutos, quando Suk cabeceou à barra, mas o resultado não se alterou e o Famalicão segue para a última jornada com possibilidades matemáticas de seguir para a fase seguinte.
Quanto ao FC Porto, que apesar de ainda ter um jogo para disputar já não tem qualquer possibilidade de terminar o grupo no primeiro lugar, começa esta quinta-feira um novo ciclo sob orientação de José Peseiro. 

Retirado de zerozero 

Melhor em Campo: Victor Garcia

2 comentários:

Anónimo disse...

Só para verem, os estragos, o crime praticado pela nulidade basca, o melhor jogador do FCP hoje foi o único que nunca recebeu um treino ministrado por essa barata tonta. Notou-se a léguas. E fazia a estreia juntamente com uma roleta de jogadores que pareciam vítimas de maus tratos.

Anónimo disse...

"Ainda dizem que não há coincidências?!...
Hoje é dia 20 de Janeiro de 2016...
Alguém se lembra do que aconteceu a 20 de Janeiro de 2002?
Pois é, eu recordo-vos... faz precisamente hoje 14 anos que nos deslocamos ao Bessa para defrontar o Boavista para a 19ª Jornada. Resultado... perdemos 2-0. Foi o último jogo de Octávio Machado no comando da equipa...
Sabem quais eram os slogans das tarjas dos nossos adeptos nas bancadas?
ONDE ESTÁ A VOSSA MÍSTICA?
JOGADORES DE EMPRESÁRIOS
NEGÓCIOS OBSCUROS
JOGADORES SEM AMBIÇÃO
A MÍSTICA SOMOS NÓS
Sabem quem eram os jogadores que actuaram nesse jogo?
Vítor Baía, Secretário, Jorge Andrade, Costinha, Deco, Capucho, e Alenitchev, entre outros...
Sabem o que aconteceu nos anos seguintes? Tenho a certeza que todos se lembram. Não é preciso avivar a memória a ninguém...
Querem mais uma coincidência?
Sabem qual foi o nosso jogo seguinte, em que se estreou o nosso novo técnico, José Mourinho?
F.C.Porto - Marítimo
Alguém se lembra quem defrontamos no próximo domingo?
Ainda há quem diga que não há coincidências? Eu digo, que mais do que coincidências, há bons prenúncios..."
F.C.PORTO