sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Leaks, Vmocs e Remoques

Pouco a pouco percebemos que esta cambada que gira à volta do Futebol vai-se “governando”. Uns porque pagam comissões, outros porque recebem. Curiosamente, na transferência de um jogador para uma equipa, toda a gente ganha dinheiro. O comprador, o vendedor, o filho do presidente, o atleta, a avó do atleta, o empresário, o clube que o formou, o detentor dos direitos de imagem, a banca, o fundo, e os empresários que financiam o negócio à espera do que lhes toca quando o atleta é transferido.

Este mês ficamos a saber que dos cerca de 30 atletas que temos espalhados por aí alguns vão regressar à base, quiçá para voltarem a ser despachados em grande velocidade com portes CIF (costs, insurance, freight) ou FOB (free on board). Quer dizer: se de alguns conseguimos retirar algum rendimento (talvez algum otário lhes pague parte do salário), de outros mancos, tipo Walter ou Ghilas, se calhar ainda temos que lhes pagar o bilhete do avião.

A boa notícia é que alguns poderão interessar-nos para remendar a pobre equipa. Por exemplo vão ficar livres, Kelvin, e Quintero, com quem, em relação a este ultimo, os pasquins anunciam que já renovamos até 2021. Gostava que também aproveitassem o Kelvin.
Isto relaciona-se com as notícias despejadas diariamente pelo Football Leaks sobre jogadas entre empresários, presidentes de Sad, investidores e clubes, nomeadamente as trocas e baldrocas do clube da treta com algumas das suas vedetas, um estranho negócio com Roberto, e esta semana um balúrdio que tem que pagar aos tais empresários para ficar com Mitroglou. Convém referir que das espertezas acima referidas o nosso Clube também não está isento.

Noutra área, a dos cãezinhos amestrados de vítor pereira, a notícia são os sucessivos “deslizes” dos árbitros nomeados para jogos de responsabilidade, caindo sempre para o mesmo lado, esquecendo-se que são os clubes que lhes sustentam a mandriice. Observadores ignotos, decidem como lhes apetece as classificações, subidas e descidas. Por nós, já nem estranhamos por ser política seguida desde os anos 50 onde o colinho era dividido, sempre em benefício dos 2 Circos da Segunda Circular. Enquanto não correrem com o senhor Vítor Pereira que não tem que prestar contas a ninguém (é eleito em listas separadas) isto não vai lá. O espertalhão para o fim-de-semana nomeou para o jogo do clube da treta o talhante Manuel Mota que já sabe do que a casa gasta!
Novidade é o reaparecimento de dois cómicos, Mr Burns e o banana, vomitando remoques quase diários nas tvs e pasquins desportivos. Ambos falidos até à chegada dos Messias das operadoras que lhes compraram por uma pipa de massa os famosos Direitos Desportivos, é no mínimo engraçado que por exemplo os Calimeros, que andam há meses a ladrar contra os Fundos que os salvaram de fechar as portas, conseguiram passar uma rasteira à FIFA quando renegociaram a colossal dívida tutelada pelos VMOC, ladeando a proibição Third Own Party.
Os valores mobiliários são documentos emitidos por empresas ou entidades, que representam direitos e deveres, podendo ser comprados e vendidos, nomeadamente na Bolsa. Para as empresas que os emitem, representam uma forma de financiamento semelhante ao crédito bancário. Para os investidores, são um modo de aplicação de poupanças alternativo aos depósitos bancários e a outros produtos financeiros que se caracteriza por oferecer níveis diferentes de risco e rendibilidade. Mas que raio de coisa serão para a FIFA, o Millennium e o Novo Banco que se arrogam em salvadores da pátria prolongando até 2020 sem juros os prazos de resgate dos empréstimos que concederam há anos? Mais: as operadoras que compraram os Direitos Televisivos aos clubes injetando centenas de milhões de euros não serão, também, “terceiras partes” disfarçadas?

Até à próxima 

NOTA - Agora coisas boas. Fez na passada quarta-feira 102 anos um grande portista Jaime Tavares. Se quiserem podem associar-se à homenagem lendo o que escrevi no dia do seu centenário.ou então no seu Facebook

Sem comentários: