quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Vamos a ver

O futebol tem muito disto… Relegado para a Liga Europa devido à fraca prestação na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Futebol Clube do Porto terá mais logo um desafio que bem poderia fazer parte da Liga dos Campeões ou não fossem os Dragões e os Die Borussen “clientes” habituais da prova milionária. 
 
Sobre o que esperar deste jogo? Para mim a questão é simples. Se o Borussia Dortmund tiver oportunidade e vontade de ligar o turbo vai ser o fim do mundo para o FC Porto. Se os Portistas souberem conter os Alemães e obriga-los a defender então é possível trazer um bom resultado de Dortmund. Tudo vai depender, na minha opinião, da forma como as equipas entrarem em campo sendo que por tudo e mais alguma coisa o “elo mais fraco” é o Futebol Clube do Porto. Ora isto para dizer que este será um jogo complicado. Não complicado à moda de Lopetegui, mas sim verdadeiramente complicado. Será um tremendo obstáculo este que os Dragões terão pela frente e se o ultrapassarem mostrarão que são capazes de tudo. 
 
O mais importante será José Peseiro “atacar” em força a velocidade dos Alemães. Tirar-lhes a bola o mais possível e obriga-los a ter de correr atrás dela é fundamental para poder fazer frente a este Dortmund. Se os Azuis e Brancos entrarem retraídos no jogo e confiantes em mais uma tarde noite inspirada de Casillas de certeza que serão goleados. Atitude, empenho, racionalidade e coragem, muita coragem, exige a este FC Porto. 
 
Nuri Sahin, Ilkay Gündogan, Henrikh Mkhitaryan, Marco Reus e Pierre Aubameyang são as pedras chaves do Borussia que devem ser “anuladas” a todo o custo. Muito cuidado com Henrikh Mkhitaryan e Pierre Aubameyangque são muito velozes, inteligentes e fatais na hora de marcar golo.
 
O regresso de Ivan Marcano e a chamada dos atletas do FC Porto B João Costa (guarda-redes), Verdasca (defesa) e Francisco Ramos (médio) são as novidades da lista de 20 convocados de José Peseiro para a partida da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, frente ao Borussia Dortmund, no Westfalenstadion (18H – SPORTTV1). O defesa Espanhol está apto e de volta às escolhas do treinador, depois de ter sofrido uma lesão no último treino antes do jogo da 22.ª jornada da Liga NOS, frente ao Benfica. Da convocatória saem o defesa Maxi Pereira e o médio Danilo, ambos a cumprir um jogo de suspensão nas competições europeias, e o defesa Chidozie, que não está inscrito nas provas da UEFA. 
 
Lista de 20 convocados: Helton, Casillas e João Costa (guarda-redes); Martins Indi, Marcano, Rúben Neves, Varela, Brahimi, Aboubakar, Marega, Sérgio Oliveira, José Ángel, Evandro, Herrera, Corona, André André, Miguel Layún, Suk, Francisco Ramos e Verdasca. 
 
Onze provável (4x3x3): Casillas, Layún, Marcano, Indi, Ángel, Rúben, André, Herrera, Brahimi, Corona e Aboubakar

Sem comentários: