domingo, 10 de dezembro de 2017

Sobrevivência a alta pressão

Depois do apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões, o FC Porto está de volta ao campeonato. Os dragões viram, do sofá, os principais rivais ultrapassarem os seus adversários e colocarem pressão numa equipa que já vinha estando habituada a impor o ritmo do campeonato. Ainda que seja por um dia, a equipa de Sérgio Conceição terá, frente ao Vitória de Setúbal, uma missão diferente, sobreviver à pressão e provar que este Dragão está pronto para qualquer desafio.
 
Mas a pressão é mesmo a palavra-chave deste desafio. Do outro lado também existe, mas os motivos são bem diferentes, e menos simpáticos. Os sadinos não vencem há quatro jornadas e começam a ver a linha de água cada vez mais próxima. Couceiro tem tentado remar contra a maré, mas no Sado têm surgido corrente perigosas e o próximo adversário não promete uma navegação mais tranquila.
 
Ritmos diferentes
 
Ao seu dispôr, Sérgio Conceição conta com um plantel curto, mas o lema de que «a qualidade é melhor do que a quantidade» acenta que nem uma luva nos azuis e brancos. O ataque dos Dragões tem sido a sua principal arma, e a dúvida maior surge na opção de Conceição em lançar as feras africanas à equipa sadina com um meio campo mais recheado ou juntar-lhe um ritmo mexicano com a entrada do irrequieto Corona. Seja qual for o ritmo que os dragões tencionam impor (4x3x3 ou 4x4x2), os setubalenses terão de estar bem afinados para não tocarem a música dos ouvidos de Conceição, que ainda não sabe o que é perder em competições nacionais.
 
Se de um lado há um plantel curto, José Couceiro conta, ainda, com mais problemas. A primeira ausência, essa, até é burocrática. Gonçalo Paciência começou como suplente mas foi cimentando o seu lugar e tem sido essencial, não apenas pelos golos que tem marcado mas também pela profundidade que oferece à equipa. Sem ele, Edinho deverá ser o escolhido e a missão será lutar, lutar, lutar... e aproveitar qualquer oportunidade que possa surgir perante uma equipa que em 13 jornadas apenas sofreu por cinco vezes.

Prevê-se, no Sado, um teste de alta pressão. Quem terá o melhor kit?
clicar para ampliar
Retirado de zerozero

Sem comentários: