terça-feira, 30 de outubro de 2018

O Cómico do Costume

A notícia desportiva da semana chegou da WADA (Autoridade Mundial Anti Dopagem). Encerrou as portas do LAD (Laboratório Análises de Dopagem) organismo integrante da AdoP (Autoridade anti dopagem de Portugal) que por sua vez depende dum tal INDESP (Instituto de Desporto). Para nossa desgraça toda esta cambada veio aos trambolhões desaguar na SEJD (Secretaria de Estado do Desporto) onde finge que trabalha o protagonista da nossa história de hoje. O organismo internacional retirou a acreditação do LAD para que continue a fazer as análises anti doping no seu laboratório. 
O secretário de Estado do Desporto João Paulo Rebelo admitiu a possibilidade de vir a recorrer desta decisão. “Estamos de alguma forma surpresos, porque fizemos tudo o que tinha de ser feito. Estamos a avaliar, diria com forte inclinação, para discutir isto ao nível do Tribunal Arbitral do Desporto, porque achamos que temos razão para contestar esta decisão da WADA”, disse o governante. Como no caso das claques do clube da treta sabemos do que a casa gasta. Este comediante empurra tudo para os outros. Querer meter o Meirim (TAD) no assunto é de cabo-de-esquadra!
 
Mas para os nossos amigos menos atentos vamos começar pelo princípio. Uma inspeção surpresa no final de 2014 identificou um conjunto de problemas 
 
1 - Tempo de resposta da análise das amostras era demasiado longo (o tempo previsto era de 15 dias e naquele momento estava nos três meses); 
 
2 - Falta de tecnologia e de novos equipamentos que pudessem despistar compostos químicos atuais (era preciso adquirir dois equipamentos muito dispendiosos); 
 
3 - Falta de autonomia do laboratório face à AdoP Autoridade Antidopagem de Portugal (fisicamente estavam no mesmo edifício e a coordenadora do laboratório não devia reportar ao responsável da AdoP).
 
O Dr. Luís Horta em novembro de 2015 teve uma nova visita surpresa da WADA que verificou não ter havido progressos. O laboratório continuou proibido de fazer análises tendo passado a reportar ao conselho diretivo do IPDJ, ou seja, foi pior a emenda que o soneto.
E quem é “este” Dr. Luís Horta? Em 2014 este benfiquista confesso era o responsável pelo Laboratório. Os controlos que fazia eram muito interessantes. Pelo Regulamento o clube que for melhor classificado na Liga deve ser mais vezes controlado. Vejam só este quadro:
CLICAR PARA AMPLIAR
Repare-se no clube da treta. Devia ser o mais controlado por ser o primeiro classificado mas na época 2014/15 foi menos vezes controlado do que a Académica, Arouca, Estoril, Porto, Rio Ave, Braga, e Sporting. E na época 2015/16 menos vezes controlado do que Arouca, Porto, Paços de Ferreira, Rio Ave e Sporting! Então naquela época o controle de surpresa (fora de competição) passou a ser apenas de 1 vez/ano por clube. Inacreditável sabendo-se que há clubes e treinadores que utilizam “suplementos vitamínicos” entre os jogos! 
 
Na sequência da primeira suspensão do Laboratório o Dr. Luís Horta foi para o Brasil trabalhar na ABCD (Autoridade Brasileira de Controlo de Dopagem). Como esta situação em 2018 ainda se mantém a AdoP tem sido alvo de críticas, não só do Dr. José Manuel Constantino presidente do COI (Comité Olímpico de Portugal) como também, pasme-se, do verdadeiro responsável Dr. Luís Horta que entretanto tinha sido recambiado de volta para Portugal.
Para finalizar mais esta anedota do futebol indígena resta dizer que só falta lançar como no fogo-de-artifício o mais bonito. O bouquet final. O Benfica não só recebeu o Dr. Luís Horta de braços abertos como criou uma secção anti dopagem dentro do seu departamento clínico, coordenada pelo próprio, que trabalha diretamente com atletas de futebol, futebol de formação e restantes modalidades, médicos, fisioterapeutas e preparadores físicos.
 
Mais uma curiosidade. Este caramelo está também ligado ao projeto olímpico dos "encarnados". Nas ações de formação, o especialista dará aconselhamento sobre medicação e suplementos nutricionais, além de abordar as autorizações de uso terapêutico! Agora é que eles vão correr como no tempo do Coentrão!
 
O Secretário de Estado acha que “está tudo bem”, o Ministro da tutela ”entrou há pouco tempo” e António Costa “não sabe de nada”! Fica-nos a esperança que esta cambada desapareça rapidamente do nosso futebol. Deixem-se estar quietos, não façam nada!
 
Apesar da vossa incompetência conseguimos estar num excelente 8º lugar mundial.
 
Até à próxima

Sem comentários: