sábado, 31 de julho de 2010

Pensamentos de um Mito (XXIV) – As Verdades Simples (e não ditas); Da Selecção ao F.C.Porto

Há verdades muito simples, mas por haver também muita gente a passar por cima delas, é necessário que alguém as escreva.

Hugo Almeida é um bom exemplo. Criou-se um terramoto a nível nacional depois de Queiroz o ter substituído frente à Espanha, pois ele estava a ser “decisivo”, e bastou ele sair para Portugal “recuar e sofrer o golo que ditou a nossa derrota”. Primeiro: Hugo Almeida é um bom jogador, e que em determinados momentos do jogo pode ser bastante útil, mas que de decisivo tem (muito) pouco. Lá porque ele realizou uma excelente jogada que por pouco não redundava em (auto)golo não altera o facto de ele ter passado o jogo (em particular a segunda parte) a perder todas as bolas que lhe chegavam. Sim, foi um momento de inspiração e Portugal não teve muitos, mas dizer-se que o futebol de Hugo Almeida é aquilo (arranques e dribles) é pura mentira, e acreditar que Puyol e Piqué o voltariam a permitir só mesmo para crentes. Segundo: Dizer que a saída de Hugo Almeida virou o jogo a favor da Espanha é escamotear o facto de à mesma hora ter entrado o jogador (ele sim) que mexeu com o ataque Espanhol – Fernando Llorente. Com Torres desaparecido, as investidas adversárias resumiam-se ás arrancadas de David Villa (ainda assim bem coberto por Ricardo Costa). Com Llorente, a Espanha ganhou a referência na área que lhe faltava, e mal entrou foi vê-lo ganhar todos os lances à dupla de centrais Portuguesa….até surgir o golo.

De Queiroz eu disse antes do Mundial que, apesar de todas as críticas, ele chegava em boa posição para mudar as opiniões acerca da sua real valia como Seleccionador Nacional. No momento presente (escrevo estas linhas na tarde em que o seu futuro está a ser discutido na FPF), em que basta abrir o jornal para nos apercebermos que a Federação quer fazer-lhe a cama a qualquer custo, creio que, mais importante do que nós especularmos sobre se faz sentido ele continuar no cargo, é o próprio Queiroz reflecti-lo. Um líder, quando deixa de se sentir protegido pelos seus superiores, só faz sentido se tiver o apoio dos seus subordinados (neste caso, os Jogadores). Queiroz saberá melhor que ninguém se possui ou não esse apoio.

Da minha parte, mantenho a ideia que aqui discuti vai para um ano: para estruturar, orientar e dirigir as camadas jovens do Futebol Português até ao escalão dos Sub-21 não há nem nunca houve ninguém melhor do que ele. No comando técnico da Selecção Principal, ele seria um perfeito nº 2, mas como Seleccionador ele nunca passará de uma solução razoável. A questão é que, dos 3 ou 4 nomes que seriam mais indicados para o cargo, nenhum está de momento disponível (a menos que alguma mente iluminada da Federação considere Paulo Bento…).

Vergonhosa a imagem passada pela entidade Sporting Clube Portugal na gestão da saída de João Moutinho para o F.C.Porto. Está à vista de todos que todas as partes lucraram com o negócio, pelo que mais valia assumi-lo aos seus sócios e dizer-lhes que para o Sporting se abria verdadeiramente uma nova era e que a mudança era necessária…ao invés de tomá-los por lorpas.

Como Portista, irei observar João Moutinho com particular atenção. Já sei que é um profissional exemplar e um exemplo de esforço e dedicação para colegas e adversários. Como futebolista também sei que está acima da média…resta saber é quanto, pois creio que a sua evolução como jogador estancou desde há 3 anos para cá. Agora, inserido numa nova equipa e numa nova dinâmica, o pequeno Leão (agora Dragão) tem reunidas as condições para levantar voo e assumir-se como atleta de eleição.

André Villas boas também terá muito a provar a muita gente. A si mesmo, aos adeptos Portistas (que ele tão bem conhece por se tratar ele próprio de um deles) e sobretudo àqueles que ainda o olham como o Aprendiz de Feiticeiro (entenda-se Mourinho); e ele deve fazê-lo com toda o empenho, alegria e naturalidade. Desde sempre, e em qualquer arte, o aprendiz é obrigado a conviver com a sombra do Mestre…até ao momento em que triunfa pelo seu próprio talento. Assim, só os títulos darão a Villas Boas a independência de espírito e ideias. Aqui estaremos para o apoiar.

Saudações Azuis e Brancas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

3 Temas, 3 Analises

Esta semana que esta a terminar tem sido muito movimentada no que diz respeito ao Futebol. Como tal, em vez de opinar sobre um determinado tema, eis que escolhi três que me parecem ser os mais importantes.

1 – Finalmente o Futebol Clube do Porto contratou Walter, o “Bigorna”. O famoso Portista Miguel Sousa Tavares não viu com bons olhos esta contratação, e eu assino por baixo esta sua desconfiança. Vários são os motivos para olhar de lado para a Contratação de Walter, mas o que mais me perturba é a sua personalidade complicada. È preciso ver que este Jogador certa vez desapareceu do Clube durante uns tempos e apareceu endividado até ao pescoço. O facto de o seu Empresário controlar toda a sua Vida Financeira (o Jogador não pode gastar o seu ordenado sem autorização do seu Empresário) e de ter vindo com aquela de que Villas-Boas tem de tratar o “Bigorna” com carinho e cuidado não deixa antever nada de bom. Vamos aguardar pelo desenvolvimento, ou não, deste suplente de Falcão e Hulk.

2 – O caso dos Comentadores da SPORTV que “ofenderam” o Benfica. Na minha opinião, a equipa da Luz perde muito tempo com Tretas e está muito mal habituada. Naturalmente que os Jornalistas do Canal do Oliveira que estavam a cobrir o jogo do Benfica com o Sunderland não deveriam ter dito o que disseram, mas é preciso termos em atenção uma coisa muito importante: estes julgavam que estavam fora do ar e como tal estavam completamente á vontade. Pelos vistos quando se trata de um Jogo do Benfica os Jornalistas não podem ter a sua opinião sobre a equipa da Luz nem podem dizer o que entenderem porque os “meninos da Luz” ficam ofendidos. Cá para mim isto não passa de mais uma manobra para promover a porcaria do Canal do Clube da Luz (atente-se que sou totalmente contra Canais de Televisão dos Clubes). E mais uma vez só fala quem tem Telhados de Vidro, porque houve um certo programa do tal Canal do Benfica onde um Benfiquista apelou á violência contra as gentes do Porto Cidade e Clube sem que o Jornalista tivesse a genialidade de cortar imediatamente a emissão e também não li nenhum Comunicado por parte do Clube de Lisboa onde este mostrasse a sua indignação por causa de tão idiotas declarações.

3 – Pelo que tenho lido e ouvido, a malta da Comunicação Social e os Adeptos não descansam enquanto não tramarem Carlos Queiroz. Não sei o que se passou no tal caso dos supostos insultos aos Médicos do Controlo Anti-Doping, mas parece-me que mais uma vez a máquina do sistema está a trabalhar a todo o gás para destruir um Homem que tem na sua mão a chave de um Futuro Risonho para a nossa Selecção. È caso para se perguntar: Onde estavam estes Contestatários quando Scolari mandou um gancho de esquerda a um Jogador Sérvio á frente de toda a gente? Na altura Scolari foi suspenso pela UEFA/FIFA e a nossa Federação resolveu dar-lhe umas palmadinhas nas costas e um por favor não voltes a bater em ninguém. Pelos vistos o Treinador que perde uma Final contra uma Grécia que não sabe dar toques numa bola tudo lhe é perdoado, mas se for um Português que fez Omoletes sem Ovos no Mundial de África do Sul e que foi eliminado pela Espanha Campeã do Mundo (que marcou tantos golos como Portugal e teve tantas vitórias e derrotas como Portugal), é rotulado de enorme Besta Quadrada. Despeçam Queiroz e assinem uma sentença de morte á nossa Selecção. Ponham lá o Exilado de África (Manuel José) ou o Papa Pastilhas (Jorge Jesus) e vamos andar mais de 30 anos sem ir a uma única Competição Internacional…

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Walter o Terror da Disciplina

Muito se tem escrito sobre o novo jogador do FC Porto "Walter de alcunha Bigorna". Sabe-se que, para além de Miguel Sousa Tavares não gostar da cara dele, o que é “desportivamente importantíssimo”, é um jogador rotulado de indisciplinado e pouco assertivo nas decisões que toma com gastos, na sua vida pessoal.

Proveniente de um extracto social muito pobre, melhor escrevendo, “faveleiro”, terá obrigatoriamente que ser muito apoiado e acompanhado, exigindo até um cuidado redobrado no acompanhamento que o FCP terá de dar a este jogador . Não li, em lado nenhum, o porquê de ter demorado tanto tempo a confirmação da assinatura do contrato com Walter. Ele está com a sua namorada e Empresário há mais de 8 dias na Cidade Invicta e aunda não foi noticiada a sua contratação. Julgo não ser disparate nenhum, atribuir esta demora, eventualmente a um tratamento de condições especiais e rígidas, impostas pelo FC Porto à responsabilidade do jogador ou de quem o representa.

O FCP sempre teve, essa especialidade em tornar rudes seres, em belíssimos jogadores, até então considerados altamente indisciplinados e travessos. Recordo-me de Yuran e Kolkov que, vieram então do SL Benfica e que a Instituição Encarnada "quase que pagava ao Porto" para se ver livre de tamanhos insurrectos e destabilizadores do balneário encarnado. Chegaram ao Porto e ainda hoje recordo com alguma saudade, principalmente Yuran que, foi um exemplo como jogador dentro do campo, deixando lá a pele, melhor dizendo um jogador à Porto!

A situação a nível de balneário, parecendo até milagre, jamais foi posta em causa tendo-se estes transformado no FC Porto, em jogadores de 1ª linha. Infelizmente um acidente que viria a ser mortal, tendo como interveniente Yuran, a horas pouco recomendáveis para um profissional da bola, tornou-se no princípio do fim para este jogador. A partir daí, o Yuran não voltaria a ser o mesmo. Os nossos adversários, principalmente encarnados, recordam com algum “prazer mórbido”, este terrível acidente do Yuran, crucificando-o por, num momento do demónio ter tido aquela fatídica infelicidade.

Aproveito para chamar à atenção de todos os adeptos, de qualquer clube, quantas vezes jogadores das primeiras linhas, regressam a casa a altas horas da madrugada, mas ao não terem felizmente nenhum acidente, não são noticia, à excepção por exemplo de um jogador no caso Luisão, há pouco tempo detido com excesso de álcool! Imaginem, (salvo seja, não lhe desejo tal situação) que Luisão ,tinha a infelicidade de tirar a vida a alguém, devido ao seu estado de excesso de álcool? O que teria sido? Pois é caríssimos, podia ter acontecido e depois?

Pois caros desportistas, quem estiver limpo que atire a primeira pedra!

Aguardemos Portistas, por este novo jogador “BIGORNA” que me palpita, espero estar certo, nos dará muitas alegrias. A ver vamos, como diz o cego!

Este que vos estima

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Os Chapeiros

Sobre a presumível indisciplina do seleccionador de futebol, convém analisar o assunto e saber do que estamos a falar, coisa que não tenho visto nos habituais pasquins desportivos, nem nas nossas queridas televisões. Pelo menos 3 entidades estão ligadas a este caso. Vamos ver quais as suas competências, desígnios, e eventuais responsabilidades.

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL É um órgão autónomo composto pelas Associações que compõe o tecido distrital do nosso País. Tem a seu cargo a organização dos Campeonatos de Futebol nas suas várias especialidades (futsal, feminino, etc.), a Formação, a Arbitragem, a Disciplina e o Licenciamento. Como é sabido, os torneios profissionais (Liga ZON Sagres e Liga Orangina) foram entregues a um organismo autónomo, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional. A FPF é então a interlocutora privilegiada junto das confederações internacionais UEFA e FIFA com quem debate assuntos de interesse comum para as selecções nacionais e os clubes, como sejam, os que dizem respeito à disciplina e regulamentos, ou à organização de provas Internacionais (Uefa League e Campeonato do Mundo). Assim, uma das suas principais funções é a gestão das equipas nacionais representativas do país, vulgarmente conhecidas como Selecções Nacionais. Na sequência da nossa participação no Campeonato do Mundo na África do Sul, a Direcção da FPF reuniu no dia 14 de Julho, proferindo no final um comunicado chapa 1:

"Foi analisada a participação da Selecção Nacional no Mundial 2010, tendo sido registado o cumprimento de dois dos objectivos subjacentes a esta campanha. Por um lado, a qualificação para a fase final da prova (a sexta presença consecutiva nas grandes competições internacionais) e, por outro, o apuramento para a fase a eliminar. Apesar do trabalho e da vontade demonstrada pelos dirigentes, equipa técnica e, naturalmente, por todos os jogadores presentes na África do Sul, não foi possível ultrapassar os oitavos-de-final, algo que se lamenta. Mesmo que a derrota tenho sido frente à Selecção que viria a consagrar-se Campeã do Mundo, o resultado fica aquém do que todos ambicionavam. Foi também enaltecido pela Direcção o trabalho árduo e competente de todos os elementos que compunham a estrutura logística e organizativa que suportou a “equipa de todos nós” durante os estágios efectuados na Covilhã e na África do Sul bem como nos jogos disputados. Por último, a Direcção entende que se justificam algumas adequações em relação aos modos de funcionamento, nomeadamente da estrutura técnica, que serão analisadas com o Seleccionador Nacional, Carlos Queiroz, no sentido de se encontrarem as melhores soluções em face do próximo grande objectivo da Selecção, que é o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de 2012."

INSTITUTO DE DESPORTO DE PORTUGAL É um instituto público criado pelo Decreto-Lei N.º 169/2007 de 3 de Maio onde, no seu preâmbulo, se pode ler:

"O Instituto do Desporto de Portugal, I. D. P., passa a ter por missão apoiar a definição, execução e avaliação da política pública do desporto, promovendo a generalização da actividade física, bem como o apoio à prática desportiva regular e de alto rendimento, através da disponibilização de meios técnicos, humanos e financeiros. Desta forma, impunha-se a presente reestruturação, por forma a dotar este Instituto dos meios adequados a assegurar a efectiva concretização das políticas governamentais, nomeadamente no que concerne ao fomento da actividade física e desportiva, ao reforço da sustentabilidade organizativa e financeira do movimento associativo, à luta contra a dopagem e contra as práticas irregulares na competição, à protecção da saúde dos praticantes, à garantia de transparência e verdade na gestão desportiva. Mais adiante o diploma diz-nos que o IDP “é dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio”, e que, das suas Funções fazem parte “propor medidas tendo em vista a prevenção e o combate à dopagem, à corrupção, à violência, ao racismo e à xenofobia no desporto. "

No cerne da questão parece estar a irritabilidade de Carlos Queiroz ao ser confrontado no estágio da Covilhã por uma equipa de médicos daquele Instituto que pretenderia realizar análises anti-doping. CQ teria feito comentários insultuosos, dirigidos ao presidente do organismo. Na sequência deste incidente, a ADoP (Autoridade Antidopagem de Portugal) terá feito a respectiva participação do incidente para a FPF que, por sua vez, a endossou para o Dr. Laurentino Dias num sobrescrito de correio interno chapa 2.

SECRETARIA DE ESTADO DO DESPORTO

Laurentino José Monteiro de Castro Dias

Militante do Partido Socialista desde 1985

Presidente da Assembleia Geral da Secção de Fafe do PS

Membro da Comissão Política Distrital de Braga do PS

Deputado à Assembleia da República nas V (1987/1991), VI, VII, VIII, IX e X Legislaturas, durante as quais exerceu funções como:

Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS

Coordenador do Grupo Parlamentar do PS para a área do Desporto

Presidente da Comissão Eventual para a Análise e a Fiscalização dos Recursos Públicos Envolvidos no Euro 2004

Vice-Presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros, Comunidades Portuguesas e Cooperação

Membro da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias
Membro da Comissão Parlamentar de Juventude e Desporto

Membro da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura

Membro da Comissão Eventual de Verificação de Poderes

Membro da Comissão Parlamentar de Inquérito aos Actos do Governo e da Administração no Processo da Fundação para a Prevenção e Segurança

Membro da Comissão Parlamentar de Inquérito para Apreciação dos Actos do Governo Referentes ao Processo de Aceitação de Acções da SAD Benfica como Garantia de Dívidas em Execução

Membro do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil

Presidente da Secção Parlamentar Portuguesa da Associação de Parlamentares Europeus por África (AWEPA)

Como se vê, ao longo de 23-anos-23, desde 1987, o Dr. Laurentino Dias esteve em cargos importantes para os quais deve ter produzido abundante matéria da qual, infelizmente, não me consigo lembrar de nenhuma.

Instado pela Imprensa sobre o caso do momento, o referido senhor, debitou o habitual comunicado chapa 3:

São factos graves para a Federação ponderar e avaliar

Portanto temos o seguinte panorama: Carlos Queiroz que depende da Federação Portuguesa de Futebol que depende do Instituto do Desporto de Portugal que depende da Secretaria de Estado da Juventude e Desportos disse uma coisa feia. O senhor Laurentino, da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto que manda no Instituto Português de Desporto que manda na Federação Portuguesa do Futebol, encarregou o senhor Madaíl de se desmerdar do problema, ou seja, nada mais do que aquilo a que estamos habituados nos chapeiros: Bate chapas e tinta Robialac.

Até para a semana

terça-feira, 27 de julho de 2010

O Escândalo Sexual com Futebolistas

Há bem pouco tempo rebentou ao que se chama, um "escândalo sexual", no caso concreto com jogadores franceses. Já muita tinta se gastou, sobre este caso e o puritanismo dos bons costumes europeu, balofo e bolorento, mais uma vez prevaleceu no apontar o dedo incriminatório, a quem no entender dos arautos da pureza civilizacional do Ocidente, terá procedido prevaricando, no entender dos puros e virginais mandantes dos "parâmetros decentes", do bem estar da Sociedade do Mundo Ocidental.

Bastará recordarmo-nos de África, do Médio Oriente e da Ásia para comparativamente concluirmos que, os conceitos sobre tão delicada matéria, são bem diferentes do chamado Mundo Civilizado Ocidental, no que respeita ao caso vertente do dito "escândalo sexual!"

Pior ainda, pomposamente apelidado de PROSTITUIÇÃO INFANTIL! Quem estará mais correcto na sua visão da Lei Social? Uma incógnita difícil de concluir, pois haverá sempre argumentos, defendendo, ou não, os mais diversos pontos de vista. Julgo no meu entender que, a atribuição de “maior de idade” no Mundo Ocidental sucede quando se atinge os 18 anos, sendo que tal mais não é que o reflexo de um entendimento entre Governos que resolveram por consenso, atribuir esta idade à emancipação Civil dos Cidadãos. Ainda não vão muitos anos atrás e a maioridade era tida somente aos 21 anos de idade.

Quem não se lembra do filme Sueco que passou por terras Lusas, ( anos 60),de nome "HELGA" Nessa altura, era necessário levar junto do ingresso do cinema, o BI caso a idade fosse visualmente duvidosa, tendo inclusive chegado ao cúmulo, de marido e mulher com papel passado, mas tendo somente um 19 anos e outro 20 anos, não poderem assistir ao dito filme apresentado no Cinema São João no Porto! Coisas curiosas de um passado para esquecer. O filme em si, nada de extraordinário tinha, bem pelo contrário, pois tratava-se fundamentalmente de um filme didáctico, sobre o que ainda hoje continua a ser para alguns Países Ocidentais tabu. "O sexo."

Chamo à atenção que, será fundamental não misturar juventude com pedofilia! Julgo no meu entender que, a Mãe Natureza sempre nos foi dando ensinamentos e grandes lições desde que o "Homem" existe, mas que nem todos lhes dão a conveniente e devida atenção. A Natureza, proporcionou às jovens meninas de todo o Planeta, o amadurecimento natural dos seus ovários, tornando-as em meninas/mulheres, logo que estas estejam prontas de óvulos maduros para a procriação. Aí, aparece a grande modificação hormonal na menina/mulher que é o primeiro período menstrual. Esta enorme mudança hormonal, acontece a partir dos 12 anos de idade em média. Por isso, em muitos países do mundo o casamento verifica-se a partir destas tenras idades, o que para nós ocidentais, tornar-se-ia genuina pedofilia, mas que se atentarmos sem falsos pudores, possuem uma justificação bem natural. Se o corpo da menina/ mulher, está pronto para ser mãe, porque carga de água, terá a dita cidadã que aguardar pelos 18 anos ou mais, para ser considerada de maior idade e consequentemente poder livremente constituir família?

Pois caros Desportistas, este assunto tornou-se tema da minha crónica de Futebol ,pois o "Escândalo" estourou com vários jogadores de futebol franceses: Karim Benzema (Real Madrid), Ribéry (Bayern), Sydney Govou (Lyon) e Ben Arfa (Marselha) foram os nomes avançados para o caldeirão da inquisitória retórica, daquilo que chamam de MENOR IDADE, ou pior ainda, INFANTIL!

Gostaria de lhes propor este pequeno exercício: Acham Desportistas que, estes jogadores e outros tantos não badalados, desde altos cargos públicos e governamentais por esse mundo fora que, servindo-se de uma casa de prostituição de luxo, preocupar-se-iam com o BI desta jovem?

Reparem que não estamos a verificar pela foto, tratar-se de uma criança acabada de fazer o 1º ciclo liceal, mas sim, de alguém que com 16 anos tem este aspecto!

Será altura para recordarmos os campeonatos de beleza feminina, por todo o mundo e apreciar as ditas «MISSES», que se DIZEM com 18 anos, mas que em alguns casos, mais tarde confirmou-se que, houve adulteração do BI e concorreram com 16 e 17 anos! Julgo caros Desportistas que, este caso considerado “escândalo” mais não é que o reflexo bolorento dos puristas zeladores dos bons costumes da nossa civilização. Chamar a isto "PROSTITUIÇÃO INFANTIL", é gozar com cada um de nós!

Não nos esqueçamos de um ponto fundamental. A mocinha de 16 anos, de nome “Zahia Dehar”,de origem Marroquina, não foi VIOLADA e muito menos DESFLORADA, por estes jogadores, tendo de livre vontade concedido o seu corpo, a tão portentosos proprietários de uma recheada carteira, logo este caso que encheu as páginas do Mundo, mais não é que um excesso bem evidente, do bacoco puritanismo e falta de bom senso, na aplicação dos bons costumes Ocidentais!

Este que vos estima

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Porto Dominador na 1ª Parte VS Porto Trabalhador na 2ª Parte

No jogo englobado na apresentação oficial do FC Porto, os Dragões derrotaram a Sampdoria por 2 x 1. Os golos da equipa do FC Porto foram apontados por Fernando e Hulk, ambos em dia de aniversário, tendo Antonio Cassano de grande penalidade marcado para a equipa Italiana. A equipa Azul e Branca exibiu-se já em melhor plano que na partida frente ao Ajax, satisfazendo a exigente massa Adepta do Dragão.

Uma semana depois de ter vencido o Ajax por 1 x 0 também no Estádio do Dragão, o FC Porto recebeu a Sampdoria naquele que foi oficialmente o jogo de apresentação aos Sócios do Clube Azul e Branco e rubricou uma exibição mais conseguida e mais próxima do potencial da equipa.

Com João Moutinho a comandar autenticamente o Meio Campo Portista, a equipa Azul e Branca tentou fazer um jogo de "pé para pé", com bastante menos passes longos que no reinado de Jesualdo Ferreira.

O tento inaugural foi apontado pelo Brasileiro Fernando aos 21 minutos desviando de cabeça um livre do lado esquerdo apontado por João Moutinho. Bela forma de festejar o dia de aniversário, a mesma curiosamente do segundo aniversariante do dia, Hulk, que também marcou.

3 minutos volvidos do golo de Fernando, Hulk marcou um grande golo. O movimento é quase sempre o mesmo, mas tem algo de imparável. O Brasileiro flecte da direita para o centro, e dispara uma autêntica bomba para o fundo da baliza Italiana com o Guarda-redes Curci a não conseguir opor-se à potência do remate de Hulk.

Numa sequência de minutos bastante movimentada, Antonio Cassano acabou mesmo por, aos 27 minutos, reduzir a vantagem na conversão de uma grande penalidade a penalizar um corte com a mão de Emídio Rafael.

Até final dos primeiros 45 minutos, o FC Porto manteve sempre a mesma toada, superiorizando-se ao seu adversário, com Hélton a ser um mero espectador ao longo da primeira parte.

Depois de ter feito alinhar apenas dois reforços no onze inicial, André Villas-Boas fez 4 alterações ao intervalo, colocando Beto na baliza, e fazendo entrar Sereno, Belluschi e James Rodriguez para os lugares de Rolando, João Moutinho e Cristian Rodriguez.

No segundo tempo surgiu um Dragão menos explosivo, mas ainda assim sempre mais perigoso e com muito mais caudal ofensivo que o seu adversário italiano. De destacar o regresso de Varela aos relvados, actuando a derradeira meia hora no flanco direito do ataque Portista.

Um assunto que tem estado na ordem do dia, e que se prende com a situação de Bruno Alves e Raúl Meireles, pode ter tido hoje mais um capítulo que deixa adivinhar a despedida dos dois Internacionais Portugueses do Dragão. Apesar de terem sido apresentados, ao contrário por exemplo de Stepanov, não foram utilizados um único minuto por Villas-Boas, ao contrário de outros Mundialistas como Beto e Rolando. Quanto a entradas... de Walter, nem sinal.

O FC Porto começa agora a preparar a sua participação no Torneio de Paris, onde começará por jogar contra o Paris SG, defrontando em seguida o Bordéus.

Melhor em Campo: Fernando

sábado, 24 de julho de 2010

Parceria A Mística Azul e Branca/Linksport (Newsletter)

VII SUPERLIGA FUTEBOL 5 LINKSPORT

A Linksport tem o prazer de apresentar a VII Edição da maior Liga de Futebol amador do País. Com início apenas em Setembro e com 78 vagas em aberto, a VII deste Evento terá bastantes novidades.

Reserva já o lugar para a tua equipa de Futebol e habilita-te a ganhar um fantástico fim de semana no Hotel Marriot Praia d´el Rey em Óbidos.

O Valor de inscrição é de apens 50€, para reservar uma das vagas ainda em aberto nas 13 séries criadas.
O Valor de inscrição é de apens 50€, para reservar uma das vagas ainda em aberto nas 13 séries criadas.


Garanta já a sua inscrição através de 918263132 ou tsoares@linksport.pt

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Abaixo as Vuvuzelas

Neste verão surgiu um novo fenómeno. Com o mundial da África do Sul apareceram as vuvuzelas, símbolo da cultura futebolistica daquele país e até mesmo daquele continente. Não sei se critique ou enalteça a opção da FIFA em não banir as ditas dos estádios. Defenderam a cultura mas estragaram o espectáculo.

Agora, após o final do mundial, pensava eu que as irritantes cornetas iriam cair no esquecimento (europeu porque em África estão para ficar), mas não. O mediatismo da maior competição desportiva do mundo levou as vuvuzelas aos quatro cantos do mesmo e receia-se a invasão do seu som monótono, irritante e até nocivo nos nossos estádios.

O fenómeno e tão significativo que em Inglaterra já se estão a tomar medidas para o combate às cornetas. Em terras de sua majestade já existem 6 clubes do escalão principal de futebol que proibiram a entrada de tais instrumentos nos seus recintos, Tottenham, Arsenal, West Ham, Liverpool, Sunderland e Birmingham City.

O caso por cá é sério pois as cornetas tornaram-se populares e adquiridas aos milhares por todo o país. A invasão aos estádios de futebol parece ser inevitável com o início da nova temporada. Por isto e para não estragar o espectáculo, por motivos de segurança e mesmo de saúde (sabiam que uma vuvuzela pode atingir 127 decibéis a 1 metro da sua abertura? Sabiam que isso pode causar surdez permanente?) os clubes referidos tomaram uma posição e baniram-nas. Isto porque a Premier League não tem bases legais para a proibir a entrada de instrumentos musicais nos recintos desportivos, deixando a decisão para cada um dos clubes individualmente.

Prevê-se que outros se lhes juntem até ao inicio da época, mas há aqueles que vão esperar para ver. Alguns vão consultar os adeptos e outros, imaginem só, vão deixar aos espectadores a tarefa de calar aqueles que se atreverem a tocar a corneta. Este tipo de decisão não me parece ser muito aceitável.

De resto este fenómeno não se restringe a Inglaterra e ao futebol, vários países em várias modalidades desportivas já proibiram o uso das vuvuzelas, apostando no desporto livre daquele ruído ensurdecedor que mata por completo o ambiente que se vive em torno de qualquer partida.

O que será que se irá passar em Portugal? A imprensa parece não falar no caso, talvez sejamos uma nação livre de vuvuzelas.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Tenhamos calma

O adepto Portista tem muitas qualidades, mas ser paciente não é uma delas e a critica fácil é também algo que está sempre presente na mente deste. Bem sei que incomoda ver os Jornais e Telejornais referirem-se ao Benfica e Sporting como se Deuses se tratem, bem sei que é chato ver as vitórias do nosso FC Portos serem relativizadas em detrimento de uma goleada que o Benfica deu ao Clube do bairro ao lado e sei muito bem que os Portistas estão ansiosos por calar os Benfiquistas que andam de peito feito como se fossem grandes em alguma coisa e que querem responder ás provocações baratas destes. Eu sei isto tudo, mas caros Colegas de Clube, tenhamos calma com o Villas-Boas e com a equipa, porque a herança do Professor é muito grande e pesada.

Reparem que o actual treinador do Porto quer que a sua equipa jogue de uma forma agressiva, que faça pressão ao portador da bola e que jogue em passes curtos e certos. Precisamente o contrário daquilo que Jesualdo fazia. E estas mudanças não podem ser vistas num jogo contra o Ajax de Amesterdão, porque a equipa tinha chegado do estágio á bem pouco tempo e porque os meus caros não tem calma necessária para perceber e ver Futebol.

Eu estive presente nesta partida que o FC Porto realizou no Dragão, e ao contrário de muitos Adeptos que começaram logo a protestar mal a equipa começou a jogar, resolvi ver o jogo com calma e com olhos de ver. Graças a isto fiquei a perceber que vamos passar a ter uma equipa que jogará como o Porto de Robson, ou seja, pressionante e com posse de bola. Mas isto é algo que não se notará a 100% nos jogos particulares e torneios do nosso Porto. Só no Jogo da SuperTaça é que veremos algo de muito parecido com o Porto de Villas-Boas, pois o que vamos vendo até agora é um Porto que se quer libertar das amarras e mais vícios que o Treinador anterior deixou na Equipa.

Mas para além dos protestos no Dragão, também tenho lido opiniões que estão contra a gestão do actual Treinador. Mais uma vez a ansiedade dos Adeptos Azuis e Brancos é superior á razão, pois se há coisas positivas que o Villas trouxe para o Dragão foi a sua gestão. Tirando uma ou outra posição, o actual treinador Portista apostou forte em Jogadores Portugueses ou que já conhecem o Futebol Português e está a deixar de lado a porcaria Sul-Americana que o anterior Técnico tanto gostava. Estou com toda a certeza a falar no Emídio Rafael, João Moutinho, Fernando, Miguel Lopes, Helton, Beto, Falcao, Hulk, etc. O simples facto de ter ao seu dispor Jogadores que já conhecem o Futebol Tuga é uma enorme vantagem que Mourinho mostrou ao Mundo quando esteve no Comando da equipa Portista.

Depois existe a Critica fácil que alguns Portistas tanto gostam de utilizar. A última que li foi a respeito de Emídio Rafael que foi criticado por subir pouco no Campo. Meus caros amigos e amigas, antes de se criticar há que conhecer e saber o que se diz, pois este Emídio Rafael sempre foi um Lateral Esquerdo que nunca subiu muito no campo, alias, o lateral que subia na Académica de Villas-Boas era o Pedrinha e não o Emídio. Mas não é pelo facto de o Emídio não subir que deixa de ser Melhor do que o Álvaro Pereira. O Emídio é um defesa lateral esquerdo que faz lembrar o Nuno Valente dos tempos de Mourinho, o que traz uma enorme segurança defensiva ao Futebol clube do Porto nos lances de bola parada. Como podem ver, criticar sem saber geralmente dá asneira.

Em resumo, vamos a ter calma e a ignorar a euforia dos outros… este ano o FC Porto vai fazer um Campeonato muito bom e quem sabe o Villas vai imitar o Mourinho do seu primeiro ano no Clube Azul e Branco. Deixem é o Rapaz trabalhar sossegado e se querem criticar por criticar, então os meus caros que vão criticar obras de arte na Fundação Serralves.

P.S.: Encontrei este Blog ao acaso, mas este publicou hoje um texto muito interessante sobre o Apito Dourado. Aconselho a visita a quem quiser ver um assunto sério ser debatido e estudado seriamente.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Que Futuro para os Jogadores Portugueses?

Cantona tinha avisado: “Qualquer dia, em Inglaterra, os clubes não tem jogadores Ingleses”. Com efeito o Arsenal apenas tem 4 jogadores e o Chelsea 6 nas suas fileiras. Ficou célebre a equipa do Arsenal, na época passada, quando recebeu e venceu o Crystal Palace. Pela primeira vez uma equipa Inglesa apresentou-se em jogo sem qualquer britânico. Alinharam com 6 Franceses, 3 Espanhóis, 2 Holandeses, 1 Camaronês, 1 Marfinense, 1 Brasileiro e 1 Suiço.

Por cá o Braga corre o sério risco de não poder inscrever na Champions os 25 jogadores a que tem direito visto não cumprir a regra de terem, pelo menos, 8 jogadores com formação local. Como se sabe um “jogador formado localmente” é aquele que tenha sido inscrito na Federação Portuguesa de Futebol, pelo menos, durante 3 épocas desportivas entre os 15 e 21 anos de idade. Quanto a jogadores portugueses nos planteis, o Futebol Clube do Porto com 16 jogadores e Sporting com 18 são a excepção. O Benfica tem apenas 8. Já em Espanha, a campeã do Mundo, tem uma média de 20 jogadores espanhóis nas suas 3 principais equipas: Barcelona, Real, e Valência.

Toda esta problemática deriva da necessidade que a UEFA sentiu em proteger os clubes que tem escolas de jogadores onde os seus atletas dificilmente se impõe na formação principal sendo emprestados a equipas concorrentes de segundo plano sem capacidade financeira para importar vedetas. Veja-se que aos nossos 3 principais clubes, chegam todos os anos, carradas de jogadores com qualidade duvidosa e em fim de carreira que mais tarde tem que ser vendidos ao desbarato, quando não, despachados graciosamente. Os elevados salários mensais pesam, e de que maneira, nas frágeis finanças dos nossos clubes. O recurso a fontes de financiamento alternativo tais como as penhoras dos passes dos atletas à Banca ou aos Fundos, a renegociação dos contratos de Publicidade, Marketing, Naming e Tvs, a par da constante emissão de Empréstimos Obrigacionistas, são inevitáveis, assim como, o agravamento das Amortizações e o Passivo Financeiro. A primeira coisa que os clubes vão ser tentados a fazer num futuro próximo é acabar com a formação.


A quota de jogadores para a época 2009/10 é de 4+4. O não cumprimento destas medidas acarreta uma sanção que passará pela diminuição do número de jogadores a poder ser inscrito nas provas europeias no valor em falta; ou seja, a uma equipa que apresente em 2009/10 apenas 2 jogadores formados no clube e outros dois formados num clube da mesma federação, apenas será permitido a inscrição de 21 jogadores (os 25 previstos no regulamento menos os 4 em falta).

Para clarificar a situação, a UEFA define um jogador formado pelo clube como todo aquele que ali tenha passado pelo menos 3 épocas no período compreendido entre os 15 e os 21 anos, e um jogador formado na mesma federação é aquele que durante o mesmo período temporal tenha passado 3 épocas no mesmo clube ou, noutro clube, que faça parte da mesma federação. Neste contexto, como é possível que as entidades competentes – Federação Portuguesa de Futebol e Liga Portuguesa de Futebol – não acabem com este calvário e, tal qual a UEFA, imponham um coeficiente mínimo de atletas formados localmente para as competições internas?


Conhecendo-se que os empresários, e não só, auferem “comissões”, independentemente de o jogador – o tal “activo” que lhes permite ganhar o dinheirinho - receber ou não, fácil é adivinhar o porquê dos clubes preferirem entrar por negociatas no mínimo duvidosas, em vez de lutarem para impor a presença nas suas equipas dos atletas provenientes dos escalões de formação. Predigers, Caicedos e Robertos, só para nomear um de cada clube, são exemplos daquilo que não interessa. Afinal que futuro para os jogadores Portugueses?

Até para a semana

terça-feira, 20 de julho de 2010

Uma Novela dificil de entender!

Marítimo pondera apresentar queixa à FIFA. Avançado esteve no Porto antes de viajar para o seu país

Por João Manuel Fernandes

Kléber saiu da Madeira, passou pelo Porto e está no Brasil. Na cidade Invicta, o avançado realizou, ao que tudo indica, exames médicos no F.C. Porto. O Marítimo pondera apresentar queixa à FIFA contra o clube Portista e o Atlético Mineiro.(1)

Eduardo Silveira, empresário do avançado, confirma que Kléber esteve no Porto dois dias. Contudo, a presença na cidade deveu-se a uma reunião com o próprio agente, garante. Silveira nega ainda que o jogador esteja no Brasil. Mas o telemóvel de Kléber está desligado e o Marítimo sabe que o avançado está no seu país.

Segundo apurámos, os responsáveis verde-rubros não irão ceder a este tipo de pressão e ponderam já apresentar queixa à FIFA contra o F.C. Porto e o Atlético Mineiro(2). Carlos Pereira, presidente maritimista, continua a afirmar que o seu clube não vai ceder e irá até às últimas instâncias para fazer cumprir o que está contratualizado com Kléber, que tem contrato com os madeirenses até Junho de 2011.

Nota (1) - Porque razão o Porto é indiciado de culpa pelo Marítimo por querer comprar um jogador do Atl..Mineiro?
Nota (2) - Porque razão vão apresentar queixa à FIFA sobre um jogador que não lhes pretence?

Mas continuemos para apreciar um pouco melhor esta novela. Chega esta notícia ao Jornal A Bola vinda do Brasil:

Kléber está efectivamente no Brasil desde segunda-feira, mas devidamente autorizado... pelo Atlético Mineiro.

Isso mesmo. Alexandre Kalil, presidente do grande clube de Belo Horizonte, assume a responsabilidade da presença do jogador no Brasil à revelia do Marítimo, e considera precisamente o Marítimo único responsável por toda a situação. «Toda, toda», dizia ontem a A BOLA, numa abordagem em que está implícita e assumida a ruptura com Carlos Pereira.

«Se não libertarem Kléber até ao final da semana, ele já fica aqui e o caso segue para a FIFA», diz Alexandre Kalil, abrindo completamente o jogo e revelando «grande desilusão» pelo comportamento do líder madeirense. «Foi o único causador desta absurda turbulência», enfatizou.

Kléber está cá, e ou volta para o FC Porto ou é reintegrado no Atlético Mineiro até tudo se resolver pela via da FIFA.

«Para o Marítimo não volta, isso lhe garanto», afirmou, colocando o triângulo envolvente ao jogador em pratos limpos e números definitivos:

«O comportamento do Marítimo é inadmissível e inaceitável. A partir do momento em que o FC Porto mostrou interesse, comunicámos ao Marítimo a decisão de o vender, pagando-lhes os 460 mil euros de indemnização que estão no contrato de empréstimo e opção. A cláusula obrigava o Marítimo a libertar o jogador, e a verba já é excessiva, mas foi o que ficou escrito, e pronto», disse, «farto de esperar pelo documento de rescisão» que manteve o negócio com o FC Porto pendente e levou o Atl. Mineiro a chamar o atacante a casa.

«O contrato é claro, e como o Marítimo continua a ignorar as suas obrigações, foi-lhes comunicado domingo que têm dez dias para devolver a liberdade ao jogador ou o caso segue para a FIFA.

Como o Marítimo sabe, se não respeitar o contrato, não escapará a indemnizar-nos em 2,360 milhões euros, valor do negócio que fizemos com o FC Porto, e os respectivos dez por cento de multa que a lei impõe», disse ainda Kalil, ficando então a saber-se em rigor quanto o FC Porto pagou por Kléber, em casa (Rio Grande do Sul), à espera de seguir para o Dragão ou ficar retido no Galo até acordo.

Pois caros Portistas; O assunto é claro de mais, para não levar-nos a concluir que aqui há marosca e da grande. Desta vez não há túnel, mas cheira a encomenda! Julgo que ainda ninguém escreveu sobre este rocambolesco caso! Parece não haver dúvida sobre as cláusulas do contrato de empréstimo do Atl. Mineiro ao Marítimo pelo que, este clube não tem razão absolutamente nenhuma, para ardilosamente estar a tentar prender por mais umas semanas o jogador Kleber!

Quem terá interesse em tal situação abstrusa? Quem poderá estar por trás desta trama sobre a libertação de Kleber? Quem terá patrocinado junto de Carlos Pereira, este guião com a encenação bem montada, para condicionar o apronto deste jogador na equipa do FC Porto?

Que há má vontade do Marítimo e em especial de Carlos Pereira ao provocar este imbróglio pré-fabricado, para destabilizar o jogador e colocar a equipa a quem ele se destina, num impasse inexplicável, é um facto evidente! O Futebol Clube do Porto, terá que ficar muito atento ao que se irá passar daqui para a frente, entre o Marítimo e um clube do Continente, sediado em Lisboa, é que não há almoços de borla!

Da minha parte estarei o suficiente em alerta, para confirmar ou não, a minha «dúvida» sobre este estranho, muito estranho, caso manhoso, habilidoso e propositado, no atraso provocado pelo Marítimo, na transferência de um jogador para o F C Porto! Aguardemos calmamente, por este desfecho e quanto custará ao clube do Continente, tal trabalhinho! Já agora e no futuro, o FC Porto que não se esqueça, deste deselegante comportamento do Marítimo para com o FC Porto!

Este que vos estima

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dragão não alegra, mas convence

O FC Porto derrotou o Ajax por 1 x 0 no primeiro jogo da equipa disputado no Estádio do Dragão esta temporada. O único tento da partida surgiu aos 13 minutos por intermédio de James Rodríguez, com o jovem Colombiano a encostar para uma baliza deserta depois de um cruzamento de Hulk. Apesar da vitória este Dragão ainda precisa de mais rodagem, apesar de o conjunto de André Villas-Boas ter deixado algumas melhoras relativamente ao FC Porto de Jesualdo.

Os Dragões fizeramassim a sua primeira aparição após o estágio na Alemanha, e poucos dias depois de ter vencido (1 x 0) o último jogo frente ao Trabzonspor, repetiu o resultado agora perante o Ajax de Amesterdão.

No primeiro encontro da temporada 2010/11 disputado no Estádio do Dragão, André Villas-Boas optou por colocar em campo 4 reforços: Emídio Rafael actuou no lado esquerdo da defesa, João Moutinho surgiu com a camisola número 10, enquanto que James Rodríguez fez parte do trio atacante juntamente com Hulk e Falcão.

A partida começou com domínio Azul e Branco, com a equipa a denotar velocidade na troca de bola e presentear o público Portista com algumas boas combinações ofensivas. Aos 13 minutos James Rodríguez fez o primeiro golo do jogo, depois de uma jogada de insistência de Hulk, que serviu o Colombiano para este apenas encostar para a baliza deserta.

Após o golo, o Ajax passou a mandar no jogo e a turma de Villas-Boas teve algumas dificuldade em sair com qualidade para o ataque. As melhores oportunidades de golo pertenceram quase por inteiro aos Holandeses, que não chegaram ao golo devido às boas intervenções de Hélton e a algum desacerto na hora do remate.

No segundo tempo a toada da partida manteve-se, com o FC Porto a tentar ser perigoso. O onze com que a equipa começou esta segunda, à excepção de Keiszek, pode muito bem o ser o utilizado frente ao Benfica na Supertaça, caso os Mundialistas não estejam ainda aptos para o fazer.

Defesa composta por Miguel Lopes, Sereno, Maicon e Emídio Rafael, com o Meio Campo a ser entregue a Fernando, Rúben Micael e João Moutinho. Na frente de ataque, Hulk, do lado direito, Cristian Rodriguez no flanco contrário e Falcao na frente de ataque.

Moutinho e Micael tentaram pautar o ritmo da partida, mas os movimentos colectivos não potenciavam esse esforço e a equipa não conseguia chegar com perigo à área de Vermeer.

O jogo "arrastou-se" até ao apito final de Artur Soares Dias, sem brilho, nem motivos que entusiasmassem os mais de 40.000 espectadores presentes no Estádio do Dragão. Numa altura em que André Villas-Boas terá que tomar decisões definitivas sobre o plantel com que quer trabalhar, este terá sido mais um "documento" importante para o jovem Técnico Azul e Branco.

Nota final para referir que Addy foi o único jogador convocado que não jogou qualquer minuto no jogo, sinal de que a partida para a Académica pode estar para muito breve. O FC Porto só volta a jogar no próximo fim de semana, recebendo a Sampdoria no Dragão, naquele que será o jogo oficial de apresentação da equipa aos Sócios.

Melhor em Campo: Emídio Rafael


domingo, 18 de julho de 2010

Parceria A Mística Azul e Branca/Linksport (Newsletter)

III SUPERLIGA FUTEBOL 7 LINKSPORT - Setembro 2010

Com o final do Verão, retomaremos a Organização da Única Liga de Futebol 7 Linksport, liga essa que se começa a tornar uma referência pelas condições apresentadas.

Desde logo, o facto de ser jogada em diversos campos da região de Lisboa, algo que tem recebido imensos elogios por parte dos participantes. Segundo factor chave de sucesso, é sem duvida a facilidade financeira de participação: 40€ de pagamento jogo a jogo por equipa, um preço idêntico ao praticado pelo aluguer de um campo de Futebol 7.

Por ultimo, toda a Liga é disputada aos domingos, sem adiamentos de Jogos, o que cria uma rotina extraordinária entre os participantes.

Para a III Edição, as inscrições serão fechadas no final de Setembro, com as 8 primeiras equipas inscritas a integrar a I Divisão. Todas as restantes, irão formar mais divisões até um máximo de 24 Equipas – 3 Divisões.

O valor de inscrição continua a ser de apenas 50€ e permite às equipas o direito de admissão na Liga, com a possibilidade de inscrever até 20 jogadores durante toda a competição.

Existem prémios de participação, árbitros credenciados, Gestor Linksport sempre presente, resultados actualizados no próprio dia, Crónicas, Estatísticas, Antevisões, prémios individuais e equipa da jornada, alem das mais valias nos alugueres dos campos da Competição com descontos até aos 25%.

Participe já nesta magnifica competição destinada a todos os amantes da modalidade FUTEBOL 7 e venha divertir-se num ambiente fantástico. Em caso de dúvidas, ou reserva de vaga, contacte-nos através de 918263132 ou tsoares@linksport.pt.

Os Seguintes 11 Recintos Desportivos irão receber jogos da Superliga:

C2Foot – Oeiras.
Superball – Telheiras.
M´Sport – Algés.
SoccerByz – Parede e Carcavelos.
OutgreenXXI – Miraflores, Paço D´Arcos e Oeiras.
Greenfield – Alfragide.
LagoasFut – Oeiras.
Oeiras Viva – Outurela.

Visita já www.linksport.pt e fica a conhecer todos os pormenores relativos à competição.

sábado, 17 de julho de 2010

Ligas á beira do Colapso

Os jornais económicos desta semana citando fontes da consultora financeira AT Kearney mostram-se preocupados com o excessivo endividamento dos clubes de futebol, nomeadamente nas Ligas de Espanha, Itália e Inglaterra que “não são economicamente sustentáveis”. Segundo a consultora, as transferências dos jogadores e os elevados salários auferidos, são a principal razão dos maus resultados económicos dos clubes que, por arrasto, poderão atingir as Ligas nacionais e as suas respectivas Federações.

Como exemplo, o diário espanhol 5 DIAS, analisa a situação do Barcelona sob quem escrevi há dias uma crónica para o Mística (1) com investimentos de 257M€ na última época e que, mesmo com um Balanço equilibrado, necessitou para cumprir compromissos de curto prazo, negociar com a Banca um empréstimo de 150M€. Nos últimos Relatório e Contas conhecidos referentes à época 2008/2009 os clubes espanhóis terminaram com dívidas da ordem dos 3.5M€. Situação idêntica aconteceu no campeonato brasileiro (2) com 1.4M€ que, para aquele País é bastante significativa.

Curiosamente por cá, mesmo com os conhecidos Passivos dos 3 maiores clubes no seu conjunto a rondar o milhão de euros, o drama não parece atingir por enquanto a FPF. A Federação, com um Orçamento para o período 2009/2010 de 33M€ (cerca de 12% inferior ao último ano), teve no seu último exercício conhecido, um Balanço bastante equilibrado. Activos de 42.3M€ para um Passivo de 20.3M€. Proveitos de 37M€ para Custos de 36.6M€ portanto com um Resultado Liquido de cerca 400 mil euros. (3)

Voltando ao início da nossa crónica, a solução será mesmo a gestão dos clubes mudar 180º o seu rumo. Não é possível, por mais que se “estiquem” os Proveitos (Quotizações, TV, Uefa, Marketing, Sponsorização e, de quando em vez, umas transferências) estar constantemente, época após época a “importar” bateladas de jogadores de qualidade duvidosa e preço proibitivo só para fazer pirraças aos adversários/companheiros do desastre anunciado.

Até para a semana.

(1)(2)(3): "A Mola Real” http://misticaazulebranca.blogspot.com/2010_07_01_archive.html

(2) Ver:http://www.futebolfinance.com/

(3) Ver http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/MAPASITE