terça-feira, 17 de julho de 2012

Olhar o Dragão 2012/13 (Parte 1)

Terminado que está o Estágio de Pré Temporada do Futebol Clube do Porto, eis que podemos tirar algumas muito ténues conclusões. Muito ténues porque dois jogos á porta aberta e um á porta fechada ainda é muito pouco para se poder analisar ao pormenor a nova face do Dragão. Passemos então á análise deste novo Porto.

Comecemos pela baliza. Este é um sector que esta temporada foi invulgarmente reforçado por força da criação da Equipa B e porque havia a clara ideia de que alguns Atletas iam “rodar” em Clubes da 1ª Liga Nacional. Só assim se percebe que Fabiano e Igor Stefanovic tenham assinado contrato com o Clube Azul e Branco. Com o que nos foi dado a ver, o Plantel principal contará com Helton, Fabiano e Bracali e os outros 3 “Goleiros” irão jogar na Equipa B.

Helton será com toda a certeza o dono da baliza Portista. A seu favor está o facto de este já estar familiarizado com a Equipa e Clube, para além de que quando jogou mostrou bom serviço apesar de já começar a entrar na fase descendente da sua carreira. Resta apenas saber se o Brasileiro já ultrapassou a sua “malapata” europeia, pois para um GR que quer ser Campeão Europeu tem mesmo de mostrar muito mais segurança nos importantes e pressionantes jogos da Champions.

Olhando agora para o n.º 2 da Baliza Azul e Branca eis que nos deparamos com algumas interrogações que não foram ainda definitivamente dissipadas. Como já aqui o disse, ainda foram muito poucos os jogos que o FC Porto realizou para podermos definir com certeza quem é quem e quem fará o quê.

A meu ver esta disputa pelo cargo de suplente de Helton tem estado a ser ganho por Fabiano. Isto porque o Brasileiro que era para ser novamente empre4stado ao Olhanense tem mostrado alguma qualidade e segurança quando o Clube precisou dele. Naturalmente que o Jogador ainda tem muito que mostrar e isto de defender as redes de um “Grande” não é o mesmo que estar a defender os interesses de um “pequeno”. Contudo este Brasileiro parece estar a ganhar a corrida ao Professor Bracali. A ver vamos como se vai portar o Fabiano Freitas nos próximos jogos de preparação.

Quanto a Bracali, tendo em consideração as suas graças às fracas prestações da Temporada anterior e a pouca confiança que o Treinador e Adeptos têm nele não será com toda a certeza nenhum disparate dizer que este será o 3º GR do Plantel. Até pode ser que o Brasileiro melhore e mostre que merece mais e melhor, mas pelo que me foi dado a ver as suas fraquezas ainda se mantêm. Enquanto não souber lidar com a pressão, o Professor não terá capacidade para ser um dos Guardiões do FC Porto.  

3 comentários:

The Blue Factory of Dreams disse...

Como já disse no meu blogue, o meu cenário preferido era ter Beto a lutar pela titularidade, começando como nº2 obviamente.Mas já foi oferecido.

O Fabiano parece aposta para o futuro. Médio prazo.
Daí a opção inicial ter sido emprestá-lo esta época, para jogar e continuar a crescer, a amadurecer.
Ficar como nº2 é uma hipótese, se essa for vista como uma boa opção entretanto, mas aí Bracalli tem de entrar em equação.

Não me parece que Bracalli fique relegado para 3º lugar, que é um lugar quase de inutilidade absoluta, verdade seja dita.

Também não sei até que ponto, com a equipa B, não se possa resguardar a situação de 3º Keeper com um jogador da B...

Acho que não teremos Helton, Fabiano e Bracalli juntos na equipa A.
Ou sairá Fabiano ou Bracalli.

Penso eu.

http://thebluefactoryofdreams.blogspot.pt/

Pedro Silva disse...

"Como já disse no meu blogue, o meu cenário preferido era ter Beto a lutar pela titularidade, começando como nº2 obviamente.Mas já foi oferecido."

Era o seu cenário preferido e o meu! Mas como foram buscar o Bracali só para chatear a malta (ele ia para o Sporting na altura), eis que o FC Porto teve de desperdiçar um excelente GR para dar lugar a um mediano que a meu ver não tem estofo para o Dragão.

"Não me parece que Bracalli fique relegado para 3º lugar, que é um lugar quase de inutilidade absoluta, verdade seja dita."

Mas o professor Bracali é de uma inutilidade absoluta. Pior do que ele só o fiasco que AVB mandou vir de Braga.

Cumprimentos!!!

The Blue Factory of Dreams disse...

O Bracalli veio porque o Beto queria sair, para jogar e ter chances na Selecção, não veio para evitarmos que fosse para o sporting.

Não acho o Bracalli assim tão mau ou inútil, tem a sua qualidade, para um nível abaixo do FC Porto...mas tem a sua qualidade.
Na posição dele, não me resignaria a ser um biblot, mas depois entram outra$ coi$a$ em €quação...e aí cada um decide como quer.

Acho que o AVB era a última pessoa a querer o keeper que veio de Braga ;)))

Abraço