segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A “cola” de Platini

A UEFA está a reflectir sobre uma possível reforma ao formato das competições europeias entre 2015 e 2018, admitiu o presidente Michel Platini, que não exclui a ideia de acabar com a Liga Europa e alargar a Liga dos Campeões. 

"Há uma reflexão em curso para determinar a forma das competições europeias entre 2015 e 2018. Estamos a discutir e tomaremos uma decisão em 2014. Para já ainda não está nada decidido", rematou o presidente da UEFA. 

Platini afirmou ainda não estar preocupado com a possibilidade de ser criada uma liga concorrente à Liga dos Campeões, por parte dos principais clubes europeus. 

"É uma questão que surge regularmente, mas não me inquieta. Em que estádios jogariam? Quem arbitraria os jogos? Não vejo que possa funcionar sem o enquadramento da UEFA", sublinhou. 

In: OJOGO (27/11/2012)

Cada vez mais olho para a UEFA como olho para qualquer Assembleia Nacional onde coabitam os famigerados Políticos. Não há nada como enganar as Federações “mais pequenas” alargando a possibilidade das suas Equipas poderem ter também direito a uma “fatia do delicioso bolo” que é a Liga dos Campeões. 

Convêm não esquecer que as eliminatórias de acesso à Prova Rainha do Velho Continente rendem muito mais milhões do que uma participação positiva na Liga Europa. E entenda-se por participação positiva uma equipa passar a Fase de Grupos da Liga Europa. 

Sempre olhei para a Liga dos Campeões como uma Competição onde participam os Campeões Nacionais de cada País Membro da UEFA. É sem sombra de dúvida a combinação que faz mais sentido e que dá inteira razão ao nome Liga dos Campeões. Para mais os alargamentos que a Champions sofreu nos últimos anos em nada tem beneficiado as Equipas dos novos Estados Europeus, uma vez que o ranking dos Países saídos da Ex-URSS (por exemplo) obriga a que os seus Campeões (e não só) tenham de medir forças com o 4.º Classificado de Inglaterra ou de outra qualquer Liga onde o nível de competitividade é grande e o resultado é sempre o mesmo, ou seja, o 4.º Classificado passa á fase seguinte e o Campeão vai disputar a Liga Europa. 

Entendo que o organismo que tutela o Futebol Europeu sinta uma extrema necessidade de aumentar as receitas com mais patrocinadores, mas daí até se desfigurar por completo uma Competição histórica como a Liga dos Campeões vai uma longa distância.  

Até onde irá a “cola” de Platini?

Sem comentários: