sábado, 28 de setembro de 2013

Devagar, devagarinho se ganha no Dragão

O FC Porto retomou o caminho dos triunfos ao vencer o Vitória de Guimarães na partida que abriu a 6.ª jornada da Liga Portuguesa. Depois do empate da última ronda... tudo voltou à normalidade na casa Portista.
Após o empate a duas bolas diante do Estoril, Paulo Fonseca levou a cabo algumas mudanças no seu onze. Josué alinhou como ala direito e Juan Quintero foi o "10" da equipa. Quanto a Lucho, por seu lado, recuou para apoiar Fernando no meio-campo.
Já o Vitória de Guimarães, que chegava ao Dragão depois de uma derrota em casa perante o Benfica, apresentou-se na casa Azul e Branca com uma novidade: Abdoulaye, por motivos físicos, ficou de fora da partida. Moreno foi lançado ao onze dos Vimaranenses para render o Senegalês.
Desde o apito inicial que a equipa de Paulo Fonseca se instalou no meio-campo defensivo dos Vitorianos e exerceu uma pressão (quase) asfixiante. O conjunto Azul e Branco foi criando várias oportunidades de golo mas Douglas foi conseguindo travar as investidas dos Dragões.
Já o Vitória de Guimarães, naturalmente, estava mais na expectativa e ia espreitando uma jogada de contra-ataque.
Certo é que os Portistas colecionaram ocasiões de golo, viveram a primeira parte completamente instalados no meio-campo Vitoriano mas a verdade é que falharam sempre na finalização.
Ao intervalo, FC Porto e Vitória de Guimarães estavam empatados mas os Tricampeões Nacionais justificavam uma vantagem que não tinham. Já os Vimaranenses proporcionaram uma primeira parte tranquila a Helton.
Para o segundo tempo ambos os técnicos não alteraram a sua estratégia e confiaram nos mesmos 22 jogadores que tinham iniciado a partida.
Numa noite de muita chuva na Invicta, cerca de 32 mil adeptos compareceram às bancadas do estádio do Dragão e foi daí que viram Josué colocar os Portistas na frente, aos 51 minutos, na transformação de uma grande penalidade; Pedro Proença, árbitro deste jogo, considerou que houve obstrução de Luís Rocha a Quintero dentro da área Vitoriana e assinalou uma grande penalidade que foi muito contestada pela equipa que viajou da cidade berço.
A perder, Rui Vitória trocou Malonga por Marco Matias. Paulo Fonseca, do outro lado, respondeu com a saída de Licá que foi rendido por Silvestre Varela.
Depois do golo, o FC Porto baixou o ritmo do jogo e começou a gerir a magra vantagem. O público ia puxando pela equipa Azul e Branca mas não faltaram assobios vindos das bancadas do Dragão quando Paulo Fonseca trocou Juan Quintero por Defour (68 minutos). O Colombiano, que mostrou pormenores de qualidade, pautou o jogo Portista e criou várias jogadas de perigo.
Nos últimos 20 minutos, Fernando saiu das quatro linhas condicionado e Paulo Fonseca colocou em campo Carlos Eduardo. O ex-Estoril estreou-se oficialmente com a camisola principal dos Tricampeões Nacionais. Era, pois, com um meio-campo renovado que o FC Porto ia aguentando a vantagem perante um Vitória de Guimarães que não conseguia chegar perto das redes de Helton.
De resto, só aos 83 minutos - numa altura em que Tiago Rodrigues já estava em campo - é que os Vitorianos ensaiaram algum perigo no ataque. O médio, que está no Minho por empréstimo dos Azuis e Brancos, tentou o passe longo para a corrida de Maazou mas a bola acabou por levar muita força e perdeu-se pela linha de fundo.
Os minutos que se seguiram viram um Porto a continuar a controlar a partida mas sem o brilho de outras noites. A "nota artística", tão renomada por outras bandas, não passou pelo relvado do Dragão... sobretudo desde que Juan Quintero saiu de campo. Esse na verdade espalhou qualidade enquanto esteve nas quatro linhas. Tem a camisola 10 e isso diz tudo do miúdo!
O FC Porto acabou o jogo empurrado para a sua área por um Vitória que não conseguiu o empate nos derradeiros minutos de bola parada. Seja como for, a equipa de Paulo Fonseca soma os três pontos, afinal o mais importante, segura a sua liderança e já só pensa na noite milionária diante do At.Madrid.
Já o Vitória de Guimarães somou a sua segunda derrota consecutiva mas... jogou frente a dois dos mais fortes candidatos ao Título Nacional.
 
Retirado de zerozero

Melhor em Campo: Josué

Sem comentários: